Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12966
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudos pedagógico e curricular para implantação do curso em agropecuária no campus de Porto Grande - Amapá
Other Titles: Pedagogical and curricular studies for implementation of the agricultural course in the campus of Porto Grande - Amapá
Authors: Duarte, José Itapuan dos Santos
Orientador(a): Zatorre, Natália Pereira
Primeiro membro da banca: Zatorre, Natália Pereira
Segundo membro da banca: Santos, Gabriel de Araújo
Terceiro membro da banca: Nunes, Anita Bueno de Camargo
Keywords: Curriculum;Pedagogy;Agropecuária;Curriculum;Pedagogia
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 22-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DUARTE, José Itapuan dos Santos Duarte. Estudos pedagógico e curricular para implantação do curso em agropecuária no campus de Porto Grande-Amapá. 2017. 42 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Abstract: Este documento aborda os estudos pedagógico e curricular para implantação do curso em agropecuária no campus de Porto Grande – Amapá com enfoque específico no curso de Agropecuária, com vistas a uma análise onde se possa perceber como o currículo e a pedagogia no âmbito educacional mudam de acordo com o tempo e as necessidades, quer sejam de ordem social, política ou econômica, sendo necessária a apresentação de um breve histórico da realidade do Estado Amapá e do município de Porto Grande, com sucinta abordagem de sua história, criação, e potencial econômico da respectiva área para implantação, sobretudo aquela voltada para a área da agropecuária. A metodologia proposta neste estudo pautou-se na observância de uma pesquisa qualitativa, em abordagem participativa. Utilizou-se a técnica de estudo de caso, por permitir o estudo de algo singular. A pesquisa qualitativa deste trabalho descreveu o processo de implantação do curso Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá. Esta modalidade de pesquisa foi adotada visando à execução desta dissertação, em primeiro lugar, por meio de um amplo referencial bibliográfico, o qual tratou diversas temáticas voltadas para o campo de elaboração curricular, conceitos relacionados à educação no campo, bem como informações voltadas para a realidade da agricultura e pecuária do Amapá e de forma específica do município de Porto Grande, tecendo-se ainda, uma reflexão consistente sobre os principais aspectos que englobam a realidade da elaboração de uma grade curricular para o determinado curso. A análise das percepções e das perspectivas dos primeiros alunos do IFAP foi realizada neste trabalho no intuito de conhecer melhor um pouco da realidade escolar no município de Porto Grande, não sendo um estudo fechado com repostas prontas, mas um passo para pensar a realidade dos sujeitos envolvidos com os aspectos como econômicos, políticos, culturais, religiosos, e principalmente no que concerne ao IFAP campus Porto Grande que está sendo implantado para absorver a demanda educacional da Região.
Abstract: Through this work we will focus on the pedagogical and curricular studies for the implementation of the agricultural course in the campus of Porto Grande - Amapá with a specific focus on the agricultural course, with a view to an analysis where one can perceive how the curriculum and pedagogy in the educational scope changes According to time and needs, whether social, political or economic. It is necessary to present a brief history of the state of Amapá and the municipality of Porto Grande, with a succinct approach to its history, creation, and economic potential Of the respective area for implantation, especially that focused on the area of agriculture and livestock. The methodology proposed in this study was based on the following topics: In the methodology of the present work qualitative research was adopted, in a participatory approach. The case study technique was used to allow the study of something unique. In the qualitative research of this work describe on the process of implantation of the Technical Course in Agropecuária at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá. Qualitative research was adopted aiming at the execution of this dissertation, in the first place, through a broad bibliographic reference, which dealt with several themes focused on the field of curriculum development, concepts related to education in the field, as well as information geared to the reality of Agriculture and livestock from Amapá and specifically from the municipality of Porto Grande, and we also make a consistent reflection on the main aspects that encompass the reality of the elaboration of a curricular grid for a given course. The perceptions and perspectives of the first IFAP students, an analysis carried out in this work was a first step to get to know better a little of the school reality in the city of Porto Grande. It is not a closed study with ready and finished answers. But, a step, to think about the reality of the subjects involved with aspects such as economic, political, cultural, religious, and especially with regard to IFAP campus Porto Grande that is being implemented to absorb the educational demand of the Region.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12966
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - José Itapuan dos Santos Duarte.pdfDocumento principal535.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.