Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Rafael Cavalcante da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:33:23Z-
dc.date.available2023-12-22T02:33:23Z-
dc.date.issued2017-02-21
dc.identifier.citationCOSTA, Rafael Cavalcante da. A utilização da Plataforma MOODLE como instrumento facilitador na construção e apropriação de conceitos. 2017. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12973-
dc.description.abstractEste estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa onde buscamos analisar com profundidade o conhecimento dos aprendizes, também de caráter descritivo onde descrevemos os passos de como ocorreram os processos colaborativos dentro da plataforma. Dessa forma, quando falamos em busca de conhecimento, nos vem em mente as várias formas de estudar, e considerando o contexto atual das evolução das tecnologias, percebemos que as escolas estão cada vez mais aderindo os estudos alinhados com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TICs são utilizadas como ferramentas para auxílio na aprendizagem. Nesse sentido, acredita-se que é indispensável alinhar as bases das aulas tradicionais às aulas à distancia, utilizando uma plataforma para que fora sala de aula os alunos possam adquirir informações pertinentes a um determinado conteúdo. A plataforma MOODLE é uma ferramenta de Software Livre e é adotada na maioria das Instituições de Ensino para promover Educação à Distância (EaD). As vantagens em utilizar essa plataforma fomentaram a viabilidade da presente pesquisa. Além de apresentar-se como proposta inovadora nas práticas educativas, pois tira o aluno da velha rotina da sala de aula com o professor escrevendo no quadro ou projetando as informações de seu computador. Para tanto, o marco inicial da pesquisa foi a aplicação de um Pré-teste, que serviu de base para saber o que os aprendizes traziam de informação. Em seguida esses alunos utilizaram a plataforma MOODLE e as ferramentas dispostas para a realização de atividades, a fim de que pudessem desenvolvê-las de forma autônoma em busca do formação técnica e intectual. O marco final foi a aplicação do Pós-teste, onde analisou-se, dentro do o processo colaborativo, a progressão do conhecimento do aluno, quanto à apropriação de conceitos referentes a área de estudo. O auxílio do professor-tutor foi fator relevante na interação do aluno com a plataforma. Portanto, a pesquisa atendeu aos objetivos propostos de analisar o comportamento e a evolução do aprendizado dos alunos do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari, na disciplina de Redes de Computadores, utilizando como método as aulas presenciais em sala de aula, concomitantemente às aulas à distância.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformation and Communication Technologieseng
dc.subjectDistance Education.eng
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectMOODLEpor
dc.subjectEducação à Distânciapor
dc.titleA utilização da Plataforma MOODLE como instrumento facilitador na construção e apropriação de conceitospor
dc.title.alternativeThe use of the MOODLE Platform as a facilitating instrument in the construction and adoption of conceptseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study is characterized as a qualitative research where we seek to analyze in depth the knowledge of learners, also a descriptive character where we describe the steps of how the collaborative process occurred within the platform. In this way, when we speak in search of knowledge, we are reminded of the various ways of studying, and thinking about the current context with the evolution of technologies, where schools are increasingly adhering to studies aligned with the use of Information and Communication Technologies (ICT). ICTs are used as tools for learning aid. With this intention indeed it is believed that aligning the bases of traditional classes with distance classes, making use of a platform for extra moments in the classroom, enables students to acquire information relevant to a certain content. The MOODLE platform is a Free Software tool and is adopted in most of the Education Institutions to promote Distance Education (EaD). Knowing these principles is what you do if you base this study, in addition to take the student out of that old routine of a classroom with the teacher writing on the board or projecting information from your computer. First of all, we will make an initial milestone where we will count on a test called Pre-test, which will be the basis for us to know what learners bring with them. Apprentices will be introduced to the platform where they will have one more tool to search for information. Bringing the students into the MOODLE platform so they can acquire knowledge and thus arouse their curiosity to seek self-learning. The final mark will be with the application of the Post test, where we will analyze within all The collaborative process, if indeed the student has evolved. The help of the teacher-tutor is extremelly important at this moment because it is this figure that will begin to instigate the students to self-discover. This study aims to analyze the learning behavior and evolution of the apprentices of the Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari, in the discipline subject of Computer Networks, using as a method the classroom classes in the classroom concomitantly with the distance classes.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.referee2Zatorre, Natalia Pereira
dc.contributor.referee3Monteiro, Rosa Cristina
dc.creator.ID795.195.122-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678252314869196por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABBAD, G. S. (2007). Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessário. Revista do Serviço Público (Brasília), 58, 100-110. ABDALA, D. A. (2003). O futuro da Educação a Distância. Disponível em: "http://www.universidatte.com.br/datte/artigos.asp"http://www.universidatte.com.br/datte/arti gos.asp acessado em 14 de maio de 2014. ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. 3º Ed. Rev. e Ampliação - São Paulo: Moderna 2006. AUSUBEL,D. P., NOVAK, J. D., HANESIAN, H. Psicologia Educacional 2ª Edição – Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda 1980. BAIRRAL, M.A., NASCIMENTO, B.S. Matemática em Ambientes Virtualizados: Construindo Um Estado da Arte no Brasil – Recife: 2004 BECHARA, J.J.B.; HAGUENAUER, C.J. Por uma aprendizagem adaptativa baseada na Plataforma MOODLE, Volume 4 – nº1 Janeiro/abril de 2010. CARMO, H; TRINDADE, A. (2000), International Review of Research in Open and Distance Learning ,Vol. 1, No. 1 Current Developments and Best Practice in Open and Distance Learning ( consulta 08-05-2015) Disponível em HYPERLINK "http://www.irrodl.org/content/v1.1/carmo_et_al.pdf"www.irrodl.org/content/v1.1/carmo_et_a l.pdf. CARVALHO, M. E. P. Gênero e carreiras universitárias: o que mudou?" Trabalho apresentado no Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. UFSC, 28 a 30, ago. 2006. CIDRAL, E. R. Criando novos espaços para o ensino no colégio Agrícola senador carlos gomes de oliveira: usando o MOODLE com estudantes de informática.[Dissertação de Mestrado]. Rio de Janeiro 2008. BASTIAENS, Th. & MARTENS, R. Conditions for webbased learning with real events. Instructional and cognitive impacts of web-based education (ed. B. Abbey), pp. 1–32. Idea Group Publishing, Hershey/London, 2000. DALGARNO, B. Choosing learner activities for specific learning outcomes: a tool for constructivist computer assisted learning design. Planning for Progress, Partnership and Profit. Proceedings EdTech’98 (eds C. McBeath & R. Atkinson). Australian Society for Educational Technology, Perth. 1998. DIEHL, Astor Antônio. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004. DUFFY, T.M., LOWYCK, J. & JONASSEN, D.H. Designing Environments for Constructive Learning. Springer-Verlag, Berlin,1993. GARCIA, A. La Educación a Distancia y la Uned. Madrid: UNED, 1996. GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão?. Universidade de Brasília, 2006. JONASSEN, D. O uso das tecnologias na Educação à Distância e as aprendizagem construtivista. Em aberto, Brasília, n.70, ano 16, abr./jun., 1996. LUCAS, M. L. O., SANCHEZ. S. B. Educação Ambiental para alunos do ensino médio: Usando a Plataforma MOODLE. Rio de Janeiro: 2010 MACEDO, P. C. S. Educação Profissional E Desenvolvimento Territorial: A Implantação, Expansão E Interiorização Do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Amapá. (Dissertação de Mestrado), Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014. MASINI, E.S., MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: Condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2007. MOODLE.ORG. Tipos de atividades existentes na plataforma MOODLE. Disponível em <https://docs.MOODLE.org/31/en/Course_homepage"https://docs.MOODLE.org/31/en/Cours e_homepage> acesso em: 18 de agosto de 2016. HAGUENAUER, C. J. Metodologias e Estratégias na Educação a Distância. Disponível em <http://www.educaonline.latec.ufrj.br/artigos-tecnicos/135-metodologias-e-estrategias-naeducacao- a-distancia> acesso em 23 de setembro de 2015. HERRINGTON, J. & OLIVER, R. An instructional design framework for authentic learning environments. Educational Technology Research and Development, 2000. KOTZER, S.; ELRAN, Y. Learning and teaching with MOODLE-based E-learning environments, combining learning skills and content in the fields of Math and Science & Technology, 1st MOODLE Research Conference, 2012. OLIVEIRA, A. S., HAGUENAUER, C. j. CORDEIRO, F. F. Uso de ambientes informatizados na prática do professor de informática do ensino superior privado. Revista Colabora – CVA. Ed. RICESU; ISSN:1519-8529; URL:www.ricesu.com.br/colabora; 2006. PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970 PIERCE, J.W. & JONES, B.F. Problem Based Learning: learning and Teaching in the Context of Problems. Contextual Teaching and Learning: Preparing Teachers to Enhance Student Success in and Beyond School. Eric Clearinghouse, Columbus, 1998. ROGERS, A. The classroom and the everyday learning: the importance of informal learning for formal learning. em J. A. Palhares, & A. J. Afonso, O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação (3 vol.). (p. no prelo). Braga: Centro de Investigaçao em Educação, Universidade do Minho, 2013. SIERRA, T. V. Proposta metodologica de aprendizagem significativa para o ensino de espanhol na modalidade de educação à distancia – EAD. [dissertação de mestrado]. CURITIBA: Pontífica Universidade Católica do Paraná, 2009. TORRES, C. C. A Educação a Distância e o Papel do Tutor: Contribuições da Ergonomia. (tese de doutorado). Brasília: Universidade de Brasília, 2007. TORRES, P. L. Laboratório on line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Florianópolis, 2002. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. VALENTE, J. Armando. Computadores e conhecimento: repensando educação. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998, p.1-53. VIANNEY, João. A experiência inovadora do laboratório de ensino à distância da Universidade Federal de Santa Catarina. In: ESTEVES, A.P.; OLIVEIRA, G.D. (Org.). Educação à distância: experiências universitárias. Rio de Janeiro: UERJ, Centro de Tecnologia Educacional, 2001 VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. . Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7427/2017%20-%20Rafael%20Cavalcante%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21034/2017%20-%20Rafael%20Cavalcante%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27377/2017%20-%20Rafael%20Cavalcante%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33738/2017%20-%20Rafael%20Cavalcante%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40180/2017%20-%20Rafael%20Cavalcante%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46518/2017%20-%20Rafael%20Cavalcante%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52866/2017%20-%20Rafael%20Cavalcante%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59336/2017%20-%20Rafael%20Cavalcante%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2165
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-11-09T17:12:40Z No. of bitstreams: 1 2017 - Rafael Cavalcante da Costa.pdf: 2621969 bytes, checksum: 4518bdc31290f4b122eb0a37c562bc11 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-09T17:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Rafael Cavalcante da Costa.pdf: 2621969 bytes, checksum: 4518bdc31290f4b122eb0a37c562bc11 (MD5) Previous issue date: 2017-02-21eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Rafael Cavalcante da Costa.pdfDocumento principal2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.