Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12973
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A utilização da Plataforma MOODLE como instrumento facilitador na construção e apropriação de conceitos |
Other Titles: | The use of the MOODLE Platform as a facilitating instrument in the construction and adoption of concepts |
Authors: | Costa, Rafael Cavalcante da |
Orientador(a): | Santos, Gabriel de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Gabriel de Araújo |
Segundo membro da banca: | Zatorre, Natalia Pereira |
Terceiro membro da banca: | Monteiro, Rosa Cristina |
Keywords: | Information and Communication Technologies;Distance Education.;Tecnologia da Informação e Comunicação;MOODLE;Educação à Distância |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 21-Feb-2017 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | COSTA, Rafael Cavalcante da. A utilização da Plataforma MOODLE como instrumento facilitador na construção e apropriação de conceitos. 2017. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017. |
Abstract: | Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa onde buscamos analisar com profundidade o conhecimento dos aprendizes, também de caráter descritivo onde descrevemos os passos de como ocorreram os processos colaborativos dentro da plataforma. Dessa forma, quando falamos em busca de conhecimento, nos vem em mente as várias formas de estudar, e considerando o contexto atual das evolução das tecnologias, percebemos que as escolas estão cada vez mais aderindo os estudos alinhados com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TICs são utilizadas como ferramentas para auxílio na aprendizagem. Nesse sentido, acredita-se que é indispensável alinhar as bases das aulas tradicionais às aulas à distancia, utilizando uma plataforma para que fora sala de aula os alunos possam adquirir informações pertinentes a um determinado conteúdo. A plataforma MOODLE é uma ferramenta de Software Livre e é adotada na maioria das Instituições de Ensino para promover Educação à Distância (EaD). As vantagens em utilizar essa plataforma fomentaram a viabilidade da presente pesquisa. Além de apresentar-se como proposta inovadora nas práticas educativas, pois tira o aluno da velha rotina da sala de aula com o professor escrevendo no quadro ou projetando as informações de seu computador. Para tanto, o marco inicial da pesquisa foi a aplicação de um Pré-teste, que serviu de base para saber o que os aprendizes traziam de informação. Em seguida esses alunos utilizaram a plataforma MOODLE e as ferramentas dispostas para a realização de atividades, a fim de que pudessem desenvolvê-las de forma autônoma em busca do formação técnica e intectual. O marco final foi a aplicação do Pós-teste, onde analisou-se, dentro do o processo colaborativo, a progressão do conhecimento do aluno, quanto à apropriação de conceitos referentes a área de estudo. O auxílio do professor-tutor foi fator relevante na interação do aluno com a plataforma. Portanto, a pesquisa atendeu aos objetivos propostos de analisar o comportamento e a evolução do aprendizado dos alunos do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari, na disciplina de Redes de Computadores, utilizando como método as aulas presenciais em sala de aula, concomitantemente às aulas à distância. |
Abstract: | This study is characterized as a qualitative research where we seek to analyze in depth the knowledge of learners, also a descriptive character where we describe the steps of how the collaborative process occurred within the platform. In this way, when we speak in search of knowledge, we are reminded of the various ways of studying, and thinking about the current context with the evolution of technologies, where schools are increasingly adhering to studies aligned with the use of Information and Communication Technologies (ICT). ICTs are used as tools for learning aid. With this intention indeed it is believed that aligning the bases of traditional classes with distance classes, making use of a platform for extra moments in the classroom, enables students to acquire information relevant to a certain content. The MOODLE platform is a Free Software tool and is adopted in most of the Education Institutions to promote Distance Education (EaD). Knowing these principles is what you do if you base this study, in addition to take the student out of that old routine of a classroom with the teacher writing on the board or projecting information from your computer. First of all, we will make an initial milestone where we will count on a test called Pre-test, which will be the basis for us to know what learners bring with them. Apprentices will be introduced to the platform where they will have one more tool to search for information. Bringing the students into the MOODLE platform so they can acquire knowledge and thus arouse their curiosity to seek self-learning. The final mark will be with the application of the Post test, where we will analyze within all The collaborative process, if indeed the student has evolved. The help of the teacher-tutor is extremelly important at this moment because it is this figure that will begin to instigate the students to self-discover. This study aims to analyze the learning behavior and evolution of the apprentices of the Instituto Federal do Amapá (IFAP), Campus Laranjal do Jari, in the discipline subject of Computer Networks, using as a method the classroom classes in the classroom concomitantly with the distance classes. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12973 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Rafael Cavalcante da Costa.pdf | Documento principal | 2.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.