Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12978
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uso de Cymbopogon citratus no controle de Rhipicephalus microplus aplicado ao Ensino Técnico no Instituto Federal do Pará e sua difusão na extensão rural |
Other Titles: | Use of Cymbopogon citratus in the control of Rhipicephalus microplus applied to Technical Education in the Federal Institute of Pará and its diffusion in rural extension |
Authors: | Jardim, Ronandry dos Santos |
Orientador(a): | Sanavria, Argemiro |
Primeiro coorientador: | Fernandes, Maria do Carmo de Araújo |
Primeiro membro da banca: | Sanavria, Argemiro |
Segundo membro da banca: | Vilela, Joice Aparecida Rezende |
Terceiro membro da banca: | Angelo, Isabele da Costa |
Keywords: | animal parasitology;phytotherapy;teaching methodology;parasitologia animal,;fitoterapia;metodologia de ensino |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 18-Jul-2017 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | JARDIM, Ronandry dos Santos. Uso de Cymbopogon citratus no controle de Rhipicephalus microplus aplicado ao Ensino Técnico no Instituto Federal do Pará e sua difusão na extensão rural. 2017. 36 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2017. |
Abstract: | Este trabalho trata sobre como a tecnologia do uso do fitoterápico pode ser eficaz no combate ao carrapato bovino, como meio de demonstrar como a pesquisa pode ser utilizada para construção de um conhecimento significativo, respaldando-se teoricamente na concepção de pesquisa como princípio educativo de Demo (2011) e aprendizagem significativa, Ausubel (1982). Teve como ponto de destaque a difusão desta tecnologia entre os educandos do curso e comunidade em geral. Apresenta como objetivo avaliar as contribuições do uso de uma alternativa para controle do carrapato bovino, como método didático na aprendizagem dos estudantes, sobre a importância, uso e difusão do fitoterápico no controle de carrapato. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se metodologicamente a modalidade de pesquisa-ação de acordo com Kemmis e MC Taggart, (1988) e a abordagem qualitativa nos experimentos no laboratório por meio de visualização da eficácia do fitoterápico para teste de eficiência e a eclodibilidade dos ovos de teleógina de Rhipicephalus (Boophilus) microplus semelhante ao trabalho desenvolvido por Heimerdinger (2005). E ainda, na leitura dos dados este estudo se insere na abordagem qualitativa tendo como técnica para análise dos dados a análise dos conteúdos Laurence Bardin (2009). Os sujeitos da pesquisa foram três alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrada ao Ensino Médio do IFPA/CRMB que participaram efetivamente das pesquisas em laboratório e em campo, e 30 alunos do mesmo curso que participaram da difusão do conhecimento em sala de aula. Este estudo demonstrou que a utilização da pesquisa como princípio educativo despertando o interesse tantos dos estudantes envolvidos diretamente na pesquisa, quanto dos estudantes em sala de aula, produzindo assim um conhecimento significativo para estes estudantes. |
Abstract: | This work deals with how the technology of phytotherapeutic use can be effective in combating bovine ticks as a means of demonstrating how the research can be used to construct a meaningful knowledge, theoretically supporting the conception of research as an educational principle of Demo (2011) and meaningful learning, Ausubel (1982). It was highlighted the diffusion of this technology among the students of the course and community in general. The objective of this study is to evaluate the contribution of the use of an alternative to control the bovine tick, as a teaching method in students' learning, about the importance, use and diffusion of the phytotherapic in tick control. For the development of this work, the research-action modality according to Kemmis and MC Taggart, (1988) was used methodologically and the qualitative approach in the experiments in the laboratory by means of visualization of the effectiveness of the phytotherapic for test of efficiency and the hatchability of the Rhipicephalus (Boophilus) microplus teleglion eggs similar to the work developed by Heimerdinger (2005). Also, in the reading of the data this study is inserted in the qualitative approach having as a technique for data analysis the content analysis Laurence Bardin (2009). The subjects of the research were three students from the Agricultural Technical Course Integrated to the High School of the IFPA / CRMB who effectively participated in the researches in the laboratory and in the field, and 30 students of the same course who participated in the diffusion of the knowledge in the classroom. This study demonstrated that the use of research as an educational principle aroused the interest of as many students directly involved in the research as of students in the classroom, thus producing a significant knowledge for these students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12978 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Ronandry dos Santos Jardim.pdf | Documento principal | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.