Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12980
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A utilização de software de controle de rebanho bovino como ferramenta educativa para o curso de Agropecuária |
Other Titles: | The use of bovine herd control software as educational tool for Agricultural course |
Authors: | Carvalho, Joethe Moraes de |
Orientador(a): | Abreu, João Batista Rodrigues de |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Carlos Augusto de |
Primeiro membro da banca: | Abreu, João Batista Rodrigues de |
Segundo membro da banca: | Guimarães, Fabiano Waldez Silva |
Terceiro membro da banca: | Plácido Junior, Cristóvão Gomes |
Keywords: | Educacional Software;Animal Production;Agricultural Education;Software Educativo;Produção Animal;Educação Agrícola |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-Jun-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | CARVALHO, Joethe Moraes de. A utilização de software de controle de rebanho bovino como ferramenta educativa para o curso de Agropecuária. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016. |
Abstract: | A pesquisa objetivou analisar as contribuições da aplicação de um software educativo de gerenciamento de rebanhos na disciplina Produção Animal do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Maués. Uma pesquisa recente motivou esse trabalho, pois apontou que uma das maiores causas de evasão escolar é a carência de aulas práticas. Isso ocorre porque o local da pesquisa, até o presente momento, ainda não possui infraestrutura física necessária à execução de atividades práticas inerentes à bovinocultura, foco de estudo da disciplina Produção Animal 3. Foi desenvolvido um programa de computador para educação agrícola. Procurou-se avaliar os conhecimentos e opiniões prévios dos 27 alunos por meio de um questionário e uma prova inicial. Foram realizadas oficinas pedagógicas onde o programa foi utilizado como ferramenta educacional para explanação dos temas de raças, alimentação, sanidade, produção leiteira e de carne, reprodução, descarte e pesagem de bovinos. Após as oficinas, o conhecimento foi novamente testado através de uma avaliação final. Procurou-se avaliar o recurso didático através da aplicação de um questionário final, com perguntas abertas e fechadas. Os dois professores da disciplina também foram questionados. Os resultados obtidos apontaram que o uso do software, fundamentado pedagogicamente, favoreceu o aprendizado de modo eficiente e despertou o interesse dos alunos pelas tecnologias e pela interdisciplinaridade. |
Abstract: | The research aimed to analyze the contributions of the application of a herd management educational software in Animal Production discipline of Technical Course in Agriculture at the Federal Institute of Education, Science and Technology Amazon - IFAM Campus Maués. Recent research has motivated this work, as pointed out that one of the major causes of truancy is the lack of practical classes. This is because the search location, to date, has not yet physical infrastructure necessary for implementation of practical activities related to cattle, study focus of Animal Production discipline 3. A computer program has been developed for agricultural education. We sought to evaluate the previous knowledge and opinions of 27 students through a questionnaire and an initial test. educational workshops were held where program was used as an educational tool for explanation of the races themes, food, health, dairy and meat production, reproduction, disposal and cattle weighing. After the workshops, knowledge was again tested by a final evaluation. We sought to evaluate the teaching resource by applying a final questionnaire with open and closed questions. The two discipline of teachers were also questioned. The results showed that the use of software, based pedagogically favored learning efficiently and aroused the interest of students by technology and the interdisciplinary. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12980 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016 - Joethe Moraes de Carvalho.pdf | Documento principal | 5.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.