Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13009
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, Renata Lopes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:39:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:39:42Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-16 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Renata Lopes. A infância entre imagens no cotidiano escolar: narrativas de filmes e desenhos animados. 2014. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13009 | - |
dc.description.abstract | Partindo do reconhecimento das crianças como atores sociais e considerando o cotidiano escolar como mediador das relações e formador da subjetividade humana, esta pesquisa, foi elaborada a partir de diálogos com crianças de uma escola particular na cidade do Rio de Janeiro. O foco do estudo esteve voltado para perceber como as infâncias compreendem os produtos audiovisuais, especificamente os desenhos transmitidos na televisão e os filmes exibidos no cinema quando estão inseridos no cotidiano escolar. Ao perceber as redes de significados que envolvem o espaço educativo, fica evidente que é necessário que haja a percepção das demandas das infâncias no contexto educativo. As imagens e personagens dos desenhos e filmes de animação estão nas salas de aula, presentes nas narrativas das crianças. No decorrer da pesquisa, os dados apontaram que os gostos e as demandas das crianças interferiram nas escolhas dos filmes a serem assistidos por elas, muitos diziam: “Não gostamos mais de desenhos, já somos grandes!”. Assim como, a escolha do espaço de exibição dos filmes interferiu na aceitação das crianças, onde assistir filme na televisão foi considerado por elas como algo “chato”. Cabe ressaltar que, em todo momento na pesquisa, estamos solidários à discussão a favor do reconhecimento das infâncias, pois elas possuem muito a nos dizer tanto sobre desenhos, quanto a respeito do próprio cinema. É necessário que nós, educadores tenhamos o compromisso da “pedagogia da criação” que por si só contribui com prática docente. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cotidiano Escolar | por |
dc.subject | Infâncias | por |
dc.subject | Desenho e Cinema | por |
dc.subject | Everyday School | eng |
dc.subject | Childhoods | eng |
dc.subject | Design and Film | eng |
dc.title | A infância entre imagens no cotidiano escolar: narrativas de filmes e desenhos animados | por |
dc.title.alternative | The images of childhood in school life: narratives of movies and cartoons | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Recognizing children as social actors and considering the school routine as a mediator of the relationship of human subjectivity and trainer, this dissertation was developed from dialogues with children from a private school in the city of Rio de Janeiro. The focus of the study was aimed to understand how childhoods comprise drawings and animated films in the school context. Upon realizing the networks of meanings that surround the school routine, it is evident that there must be a perceived demands of childhoods in an educational context. The images and characters from cartoons and animated films are in classrooms, present in the narratives of children. During the research, the data indicated that the tastes and demands of children interfered with choices of movies to be watched many said they, "We do not like most of us have great designs". Just as the choice of display space movies interfered acceptance of children, where to watch movie on television was regarded by them as something "boring". Note that, at any moment in the research, we are sympathetic to the discussion in favor of recognition of childhood as they have much to tell us as much about drawings, as about cinema itself. That educators in schools can act as the commitment of the "pedagogy of creation" that alone revolutionizes teaching practice. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Berino, Aristóteles de Paula | |
dc.contributor.advisor1ID | 898.221.707-00 | por |
dc.contributor.referee1 | Berino, Aristóteles de Paula | |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Anelise Monteiro do | |
dc.contributor.referee3 | Fernandes, Adriana Hoffmamm | |
dc.creator.ID | 120.350.167-62 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8269620496446594 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/64359/2014%20-%20Renata%20Lopes%20Machado.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4472 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-03-23T20:53:37Z No. of bitstreams: 1 2014 - Renata Lopes Machado.pdf: 1848322 bytes, checksum: a1ec5658a78dbbd29b8c6f95a31d2785 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-23T20:53:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Renata Lopes Machado.pdf: 1848322 bytes, checksum: a1ec5658a78dbbd29b8c6f95a31d2785 (MD5) Previous issue date: 2014-07-16 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Renata Lopes Machado.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.