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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13032
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Fernanda Maria da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:39:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-28 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Maria da. Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO - um estudo de caso. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu-RJ, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13032 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as relações raciais no Brasil a partir de olhares de negros intelectuais membros do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO). Traz como referencial teórico Bakhtin, Foucault e Santos, bem como outros autores que também contribuíram substancialmente para a construção desse trabalho. A metodologia empregada foi a da maiêutica socrática que assume que nada sabe, para só então, estar em condições de buscar o conhecimento, pois só podemos aprender aquilo que ainda não sabemos | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | negro intelectual | por |
dc.subject | discriminação racial | por |
dc.subject | educação superior | por |
dc.subject | intelectual negro | eng |
dc.subject | racial discrimination | eng |
dc.subject | highereducation | eng |
dc.title | Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO – um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research has the purpose to reflect about the racial relationships in Brazil from intelectual negro looks who are members of LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros). It brings as theoretic referencial Bakhtin, Foucault and Santos, such as other authors who also have contributed to the making of this work. The methodology used was the maieutic socratic which assumes that knows nothing, to only then, be in conditions to search the knowledge, for we can only learn what we still don't know | eng |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Carlos Roberto de | |
dc.contributor.advisor1ID | 27954455734 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7137910493989596 | por |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Carlos Roberto de | |
dc.contributor.referee2 | Costa, Affonso Vieira da | |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Alexandre do | |
dc.contributor.referee4 | Motta, Flávia Miller Naethe | |
dc.creator.ID | 09201090714 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7785644512032413 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | AMORIM, AMORIM. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004. ANDREWS, George Reid. Negros e Brancos em São Paulo (1888-1988). Bauru: Edusc, 1988. Arendt, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. Bakhtin, M. M. para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e & João Editores, 2010. ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo, Companhia das Letras, 2008. GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa e MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p. 419-441. GRAMSCI, Atonio, Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Coleção Perspectivas do Homem. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Impresso no Brasil 1982. Vol.48 4ª ed: Civilização Brasileira. SANTOS, Sales Augusto dos. A metamorfose de militantes negros em negros intelectuais. IN: Revista Mosaico, edição n° 5, setembro/2011. SILVÉRIO, Valter Roberto. Ação afirmativa e o combate ao racismo institucional no Brasil. IN: Cadernos de Pesquisa, n. 117, pp. 219-246, novembro/2002. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2006. WARE, Vron. Branquidade: Identidade Branca e Multiculturalismo. São Paulo: Garamond, 2004. FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. São Paulo: Vozes, 2009. Foucault. Obra: Vigiar e Punir: Capítulo I, os corpos dóceis. NASCIMENTO, E.L. Pan-Africanismo Na América Do Sul - Emergência E Rebelião Negra. Petrópolis: Vozes, 1981. SANTOS, B. S. Pela Mão de Alice. O Social e o Político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez Editora,1997. BENJAMIM, W. (1994). Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense - (Obras escolhidas; v. 1), 1994. SAID, Edward W. As representações do intelectual: as conferências Reith de 1993. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. SISS, Ahyas & MONTEIRO Aloísio J. J. (Orgs.). Educação e etnicidade: diálogos e ressignificaçãoes. Rio de Janeiro: Quartet/Leafro/Edur 2011 80 MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: doas pré-socráticos a Wittgenstein/Danilo Marcondes. - 9ªed. -Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005 NASCIMENTO, E.L (1981). Pan-Africanismo Na América Do Sul - Emergência E Rebelião Negra. Petrópolis : Vozes. Páginas acessada da Internet Dados sobre os lattes dos pesquisadores do LEAFRO e sobre o LEAFRO consultados e/ou extraído em: <http://www.ufrrj.br/leafro/neabs.htm> Acesso em 21/01/2014. NAGEL, Thomas. Como é ser um morcego? (1974). Consultados e/ou extraídos em: <http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/Paulo%20Abrantes%28Traducao%29.pdf> NOGUEIRA, Renato. Revista da ABPN, Vol. 3, No 6 (2012) UBUNTU COMO MODO DE EXISTIR: Elementos gerais para uma ética afroperspectivista. Disponível em: <http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/207/155> NOGUEIRA, Renato. Revista África e Africanidades – Ano 3 – n.11, novembro, 2010. Afrocentricidade e educação: os princípios gerais para um currículo afrocentrado. Disponível: <http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/01112010_02.pdf> LEWANDOWSKI, Ricardo. ARGÜIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL 186 DISTRITO FEDERAL. Abril/2012. Disponível em:<http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/ADPF186RL.pdf > | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/63939/2015%20-%20Fernanda%20Maria%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4370 | |
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