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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13032
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO – um estudo de caso |
Autor(es): | Silva, Fernanda Maria da |
Orientador(a): | Carvalho, Carlos Roberto de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Segundo membro da banca: | Costa, Affonso Vieira da |
Terceiro membro da banca: | Nascimento, Alexandre do |
Quarto membro da banca: | Motta, Flávia Miller Naethe |
Palavras-chave: | negro intelectual;discriminação racial;educação superior;intelectual negro;racial discrimination;highereducation |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 28-Mai-2015 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | SILVA, Fernanda Maria da. Professores(as) negros(as) na educação superior: LEAFRO - um estudo de caso. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu-RJ, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre as relações raciais no Brasil a partir de olhares de negros intelectuais membros do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (LEAFRO). Traz como referencial teórico Bakhtin, Foucault e Santos, bem como outros autores que também contribuíram substancialmente para a construção desse trabalho. A metodologia empregada foi a da maiêutica socrática que assume que nada sabe, para só então, estar em condições de buscar o conhecimento, pois só podemos aprender aquilo que ainda não sabemos |
Abstract: | This research has the purpose to reflect about the racial relationships in Brazil from intelectual negro looks who are members of LEAFRO (Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros). It brings as theoretic referencial Bakhtin, Foucault and Santos, such as other authors who also have contributed to the making of this work. The methodology used was the maieutic socratic which assumes that knows nothing, to only then, be in conditions to search the knowledge, for we can only learn what we still don't know |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13032 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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2015 - Fernanda Maria da Silva.pdf | Fernanda Maria da Silva | 934.07 kB | Adobe PDF | Abrir |
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