Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAniszewski, Ellen
dc.date.accessioned2023-12-22T02:39:59Z-
dc.date.available2023-12-22T02:39:59Z-
dc.date.issued2018-03-27
dc.identifier.citationANISZEWSKI, Ellen. O desinteresse discente pelas aulas de educação física no ensino fundamental: análise sob a perspectiva das necessidades psicológicas básicas. 2018. 104 f.. Dissertação( Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13033-
dc.description.abstractO desinteresse dos alunos pelas aulas de educação física é amplamente discutido na literatura como um fenômeno notado no ensino médio. No cenário internacional, as investigações sobre o desinteresse dos alunos nas aulas de educação física no ensino fundamental sugerem que esse fenômeno está acontecendo cada vez mais cedo. Esta questão e evidências nos levam a entender necessário investigar os motivos que explicam a falta de interesse e engajamento dos alunos pelas/nas aulas de educação física, ainda no ensino fundamental. A Teoria da Autodeterminação tem sido a abordagem teórica mais utilizada para avaliar aspectos motivacionais no desporto e atividade física, pois apresenta um quadro teórico que permite aos pesquisadores explorarem a influência da satisfação das necessidades psicológicas básicas sobre os fatores motivacionais que determinam as atitudes dos alunos em relação à educação física. O objetivo da pesquisa foi identificar os índices de satisfação das necessidades psicológicas básicas, bem como interpretar os motivos do afastamento dos alunos nas aulas de educação física com base nos seus relatos fundados nas dimensões das Necessidades Psicológicas Básicas. O modelo adotado na pesquisa foi o método misto sequencial. A análise quantitativa foi de natureza descritiva e comparativa e a análise qualitativa foi de natureza interpretativa. A amostra da pesquisa se caracterizou em função das fases de obtenção dos dados. Na fase extensiva foi composta de 153 alunos da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e na fase intensiva, a amostra foi composta por 12 alunos, de ambos os sexos e oriundos de turmas de sexto e nono ano do ensino fundamental. Na fase extensiva recorreu-se ao Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas (Basic Psychological Needs in Exercise Scale – BPNES), adaptado para a língua portuguesa. Na fase intensiva, recorreu-se à uma adaptação da técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). A análise dos dados quantitativos foi realizada mediante a estatística descritiva e inferencial. A análise qualitativa se deu na perspectiva interpretativa por meio da técnica análise de conteúdo com auxílio do software MaxQda. Os resultados a partir dos dados quantitativos mostraram que, no geral, os alunos se sentiram atendidos de forma moderada em suas necessidades psicológicas básicas de competência e vínculos sociais nas aulas de educação física, mas a necessidade de autonomia não tem sido contemplada nas aulas de educação física. A partir do alinhamento dos resultados das fases da pesquisa, esse estudo indica que a falta de habilidade (competência), falta de diversificação dos conteúdos para além dos esportes coletivos mais conhecidos (competência/autonomia) e a falta de oportunidades de participação na tomada de decisão (autonomia) são os principais motivos que levam ao desinteresse dos alunos pelas aulas de educação físicapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectNecessidades Psicológicas Básicaspor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectSchool Physical Educationeng
dc.subjectBasic Psychological Needseng
dc.titleO desinteresse discente pelas aulas de educação física no ensino fundamental: análise sob a perspectiva das necessidades psicológicas básicaspor
dc.title.alternativeStudent disinterest in physical education classes in elementary school: analysis from the perspective of basic psychological needspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe students' lack of interest in physical education classes is widely discussed in the literature as a phenomenon noted in high school. In the international scenario, investigations into students' lack of interest in physical education classes in elementary education suggest that this phenomenon is happening earlier. This question and evidences lead us to understand that it is necessary to investigate the reasons that explain the lack of interest and engagement of students in physical education classes, even in elementary school. Self-Determination Theory has been the theoretical approach most used to evaluate motivational aspects in sports and physical activity, since it presents a theoretical framework that allows the researchers to explore the influence of the satisfaction of the basic psychological needs on the motivational factors that determine student´s attitudes to physical education in elementary school. The goal of this research was to identify the indexes of satisfaction of the basic psychological needs, as well as to interpret the reasons of the students' absence in the physical education classes based on their reports based on the dimensions of Basic Psychological Needs. The model adopted in the research was the mixed sequential method. The quantitative analysis was descriptive and comparative in nature and the qualitative analysis was interpretive in nature.The research sample was characterized according to the phases of obtaining the data. In the extensive phase was composed of 153 students of the Municipal Education Network of Rio de Janeiro and in the intensive phase, the sample was composed of 12 students of both sexes and coming from classes of sixth and ninth grade. In the extensive phase, we used the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES), adapted to the Portuguese language In the intensive phase, an adaptation of the technique of the Dialectic Hermeneutic Circle (CHD) was used. Quantitative data analysis was performed using descriptive and inferential statistics. The qualitative analysis took place in the interpretative perspective through the technique of content analysis with the help of MaxQda software. The results from the quantitative data showed that, in general, students felt moderately attended to their basic psychological needs of competence and social bonds in physical education classes, but the need for autonomy has not been contemplated in the classes of education physical. From the alignment of the results of the research phases, this study indicates that lack of ability (competence), lack of diversification of contents beyond the most well- known collective sports (competence / autonomy) and lack of opportunities to participate in the decision (autonomy) are the main reasons that lead to students' lack of interest in physical education classes.eng
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.advisor1ID769.753.207-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520por
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee2Oliveira, Aldair José de
dc.contributor.referee3Vianna, José Antonio
dc.creator.ID082.386.317-42por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2428105609027079por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAELTERMAN, N. et al. A dimensional and person-centered perspective on controlled reasons for non-participation in physical education. Psychology of Sport and Exercise, v. 23, n. December, p. 142–154, 2016. ANTONIO, J. et al. Aplicaciones del modelo de autodeterminación en la educación física de primaria Implementation of the self-determination model in elementary physical education: Autodeterminación y Educación Física Primaria. Revista Latinoamericana de Psicologia, v. 45, n. 1, p. 97–109, 2013. APPEL-SILVA, M.; WENDT, G. W.; ARGIMON, I. I. DE L. A Teoria da Autodeterminação e as Influências Sócio-culturais Sobre a identidade. Psicologia em Revista, v. 16, n. 2, p. 351–369, 2010. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2002 BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73–81, 2002. BRANDOLIN, F.; KOSLINSKI, M.; SOARES, A. J. G. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 4, p. 601, 2015. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionaisBrasília: Ministério da Educação, 1997. BRITO, L. T. LO DE; SANTOS, M. P. DOS. Masculinidades na Educação Física escolar : um estudo sobre os processos de inclusão / exclusão. Rev Bras Educ Fís Esporte, v. 27, n. 2, p. 235–246, 2013. CARDOSO, A. G.; RICARDO, P.; NUNEZ, M. Percepção dos alunos do ensino médio em relação às aulas de educação fisica. Coleção Pesquisa em Educaçõ Física, v. 13, n. 4, p. 125–132, 2014. CÉSAR, P. et al. Evasão na aula de Educação Física do ensino médio noturno de uma escola municipal de Belo. EFDeportes, n. 2010, 2010. CHANG, Y. K. et al. Effect of autonomy support on self-determined motivation in elementary physical education. Journal of Sports Science and Medicine, v. 15, n. 3, p. 460–466, 2016. CHEN, W.; HYPNAR, A. J. Elementary School Students’ Self-Determination and Attitudes Toward Physical Activity. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 85, n. 1, SI, p. 38–39, 2015. CHICATI, K. C. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista da 86 Educação Física/UEM, v. 11, p. 97–105, 2000. COSTA, L. C. A. Influência de um programa de ensino de esportes coletivos de invasão na motivação e desempenho motor de escolares no ensino fundamental. 2015. 197f. Tese (Doutorado). Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física, UEM/UEL, Maringá, 2015. COSTA, L. C. A. DA et al. SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2015 DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 61– 80, 2004a. DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 61– 80, 2004b. DEN BERGHE, L. et al. Student (Dis)Engagement and Need-Supportive Teaching Behavior: A Multi-Informant and Multilevel Approach. Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 37, n. 4, p. 353–366, 2015. DIGELIDIS, N.; PAPAIOANNOU, A. Age-group differences in intrinsic motivation, goal orientations and perceptions of athletic competence, physical appearance and motivational climate in Greek physical education. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, v. 9, p. 375–380, 1999. FREITAG, B. Escola, Estado e Sociedade. [s.l: s.n.]. GOMES, I. S.; CAMINHA, I. DE O. Guia para estudos de revisão sistemática : uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395–411, 2014. GONZÁLEZ-CUTRE, D. et al. Understanding the need for novelty from the perspective of self-determination theory. Personality and Individual Differences, v. 102, p. 159– 169, 2016. GRIMMINGER, E. Getting into teams in physical education and exclusion processes among students. Pedagogies: An International Journal, v. 9, n. 2, p. 155–171, 2014. GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Avaliação de quarta geração. Campinas: Unicamp, 2011. HENRIQUE, J.; JANUÁRIO, C. Students ’ self-perception of their ability and perspective about physical education. Motriz., v. 11, p. 37–48, 2005. HESS, C. M.; TOLEDO, E. DE. A atuação do professor de Educação Física nos anos 87 iniciais do ensino fundamental : uma abordagem legislativa The Physical Education teacher role in the early years of elementary. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, n. 1, p. 167–177, 2016. JACHYRA, P. Boys , bodies , and bullying in health and physical education class : implications for participation and class : implications for participation and well-being. Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education, v. 7122, n. August, p. 121–138, 2016. JACKSON-KERSEY, R.; SPRAY, C. The effect of perceived psychological need support on amotivation in physical education. European Physical Education Review, v. 22, n. 1, p. 99–112, 2016. JÚNIOR, O. M. DE S.; DARIDO, S. C. Dispensas das aulas de educação física: apontando caminhos para minimizar os efeitos da arcaica legislação. Pensar a prática, p. 1–12, 2009. KAWASHIMA, L. B.; SOUZA, L. B. DE; FERREIRA, L. A. Sistematização de conteúdos da Educação Física para as séries iniciais. Motriz, v. 15, n. 2, p. 458–468, 2009. KNOWLES, A.-M.; NIVEN, A.; FAWKNER, S. A qualitative examination of factors related to the decrease in physical activity behavior in adolescent girls during the transition from primary to secondary school. Journal of Physical Activity & Health, v. 8, n. 8, p. 1084–91, 2011. LAMB, P. Ritual associated with participation in physical education: The power of excuse notes. European Physical Education Review, v. 20, n. 1, p. 120–139, 2014. LONSDALE, C. et al. Self-determined motivation and students’ physical activity during structured physical education lessons and free choice periods. Preventive Medicine, v. 48, n. 1, p. 69–73, 2009. LÓPEZ JIMÉNEZ, J. et al. Disruptive behavior among elementary students in physical education. SpringerPlus, v. 5, n. 1, p. 1154, 2016. LYNGSTAD, I.; HAGEN, P.-M.; AUNE, O. Understanding pupils’ hiding techniques in physical education. Sport, Education and Society, v. 3322, n. September, p. 1–17, 2015. MALTA, D. C. et al. Bullying nas escolas brasileiras : resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 3065–3076, 2010. MARTINELLI, C. R. et al. Educação Física No Ensino Médio: Motivos Que Levam As Alunas a Não Gostarem De Participar Das Aulas. / Physical Education in High School: Reasons Why Girls Do Not Like To Participate in the School Physical Education Classes. 88 Revista Mackenzie de Educacao Fisica e Esporte, v. 5, n. 2, p. 13–19, 2006. MAZYARI, M. et al. Students’ amotivation in physical education activities and teachers’ social support. World Applied Sciences Journal, v. 20, n. 11, p. 1570–1573, 2012. MEHMETI, I. Motivational level and participation barriers in school physical education among adolescents. SportMont, n. 43–45, p. 121–126, 2015. MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente: implicações na formação do professor e nas práticas pedagógicas. em aberto, n. 70, p. 57–69, 1996. MUNK, M.; AGERGAARD, S. The Processes of Inclusion and Exclusion in Physical Education: A Social-Relational Perspective. Social Inclusion, v. 3, n. 3, p. 67–81, 2015. NASCIMENTO, J. V. et al. Fatores que geram a não participação dos alunos nas aulas de educação física. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 5, n. 1, p. 329–336, 2007. NETO, A. R. M. et al. Evasão escolar e desinteresse dos alunos nas aulas de educação física. Pensar a prática, v. 13, n. 2, p. 1–15, 2010. NODARI, F. et al. Contribuição do Maxqda e do NVivo para a Realização da Análise de Conteúdo. EnANPAD, n. 2, p. 1–16, 2014. PAIANO, R. Possibilidades De Orientação Da Prática Pedagógica Do Profesor De Educaçao Física: Situações De Desprazer Na Opinião Dos Alunos. / Orientation of Possibilities of the Pedagogic Practical on Physical Education Teachers: Unpleasure Situations on Students Op. Revista Mackenzie de Educacao Fisica e Esporte, v. 5, n. 1, p. 47–57, 2006. PIRES, A. et al. Validação preliminar de um questionário para avaliar as necessidades psicológicas básicas em Educação Física. Motricidade, v. 6, n. 1646–107X, p. 33–51, 2010. PIZANI, J. et al. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, 2015. PORCHEDDU, A. Espaço Plural Zygmunt Bauman : entrevista dobre a educação. Desafios pedagógicos e modernidade líquida. cadernos de pesquisa, v. 39, p. 661–684, 2009. ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola : a perspectiva dos professores experientes. Motriz, v. 11, n. 3, p. 167–178, 2005. RUTTEN, C. et al. Changes in Children’s Autonomous Motivation Toward Physical Education During Transition From Elementary to Secondary School: A Self- Determination Perspective. Journal of Teaching in Physical Education, v. 34, n. 3, p. 89 442–460, 2015. RYAN, R.; DECI, E. Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation. American Psychologist, v. 55, n. 1, p. 68–78, 2000. SANCHEZ-OLIVA, D.; SANCHEZ-MIGUEL, P. A.; LEO, F. M. Physical Education Lessons and Physical Activity Intentions Within Spanish Secondary Schools : A Self- Determination Perspective. Journal of Teaching in Physical Education, v. 33, p. 232– 249, 2014. SHEN, B. et al. Urban High-School Girls ’ Sense of Relatedness and Their Engagement in Physical Education. Journal of Teaching in Physical Education, v. 31, p. 231–245, 2012. SILVA, F. C. DE S.; SILVA, A. L. F. DA; PAULA, A. S. DO N. Caracterização dos estudantes de ensino médio quanto à não participação das aulas de educação física escolar em escolas de um município de médio porte no interior do Ceará. conexões, v. 14, n. 1983–9030, p. 35–52, 2016. SILVA, F. M.; COFFANI, M. C. R. DA S. O Lugar Da Educação Física No Ensino Médio: Entre a Presença E Ausência Do Aluno. CONEXÕES: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 11, n. 4, p. 159–178, 2013. SPENCER-CAVALIERE, N.; RINTOUL, M. A. Alienation in Physical Education From the Perspectives of Children. Journal of Teaching in Physical Education, v. 31, n. 4, p. 344–361, 2012. STANDAGE, M.; DUDA, J. L.; NTOUMANIS, N. Predicting motivational regulations in physical education: The interplay between dispositional goal orientations, motivational climate and perceived competence. Journal of Sports Sciences, v. 21, n. 8, p. 631–647, 2003. STANDAGE, M.; DUDA, J. L.; NTOUMANIS, N. A test of self-determination theory in school physical education. BRITISH JOURNAL OF EDUCATIONAL PSYCHOLOGY: IN PRESS, v. 44, n. 0, 2005. ŠTEMBERGER, V. Excuses in physical education made by primary school pupils of fourth and fifth class. ACTA UNIVERSITATIS CAROLINAE KINANTHROPOLOGICA, v. 50, p. 15–28, 2014. SUN, H.; CHEN, A. An Examination of Sixth Graders ’ Self-Determined Motivation and Learning in Physical Education Self-Determination Theory. Journal of Teaching in Physical Education, v. 29, p. 262–277, 2010. TENÓRIO, J. G.; SILVA, C. L. DA. Educação Física Escolar e a não participação dos 90 alunos nas aulas. Ciencia em Movimento, v. Ano XV, n. 31, p. 71–80, 2013. TENÓRIO, J. G.; SILVA, C. L. DA. O desinteresse dos estudantes pelas aulas de educação física em uma escola de ensino público do estado de Mato Grosso. Salusvita, v. 34, p. 27–44, 2015. TORRADO, P. et al. Physical activity in adolescence : The importance of friends â€TM support and physical activity levels. Revista Iberoamericana de psicologia del ejercicio y el deporte, v. 11, n. 1886–8576, p. 297–303, 2016. ULASOWICZ, C.; PEIXOTO, J. R. P. Conhecimentos Conceituais E Procedimentais Na Educação Física Escolar : a Importância Atribuída Pelo Aluno. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 3, n. 3, p. 63–76, 2004a. ULASOWICZ, C.; PEIXOTO, J. R. P. Conhecimentos Conceituais E Procedimentais Na Educação Física Escolar : a Importância Atribuída Pelo Aluno. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 3, n. 3, p. 63–76, 2004b. VIANNA, J. A.; REIS, K. P. DOS; SOUZA, S. M. DE. Bullying nas aulas de Educação Física : a percepção dos alunos no Ensino Médio. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 23, n. 86, p. 73–93, 2015. YUNGBLUT, H.; SCHINKE, R.; MCGANNON, K. Views of adolescent female youth on physical activity during early adolescence. Journal of Sports Science and Medicine, v. 11, n. November 2011, p. 39–50, 2012.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65311/2018%20-%20Ellen%20Aniszewski.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4701
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-05-27T13:43:32Z No. of bitstreams: 1 2018 - Ellen Aniszewski.pdf: 2171025 bytes, checksum: 5d0f1f77697313d6fcfd7716eb704388 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-27T13:43:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Ellen Aniszewski.pdf: 2171025 bytes, checksum: 5d0f1f77697313d6fcfd7716eb704388 (MD5) Previous issue date: 2018-03-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Ellen Aniszewski.pdfEllen Aniszewski2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.