Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13056
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Vinicius de Luna Chagas | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:40:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-01 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Vinicius de Luna Chagas. Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019 | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13056 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga os livros didáticos de Geografia dos Anos Iniciais como um artefato complexo. Principal recurso pedagógico utilizado por professores e alunos em sala de aula, o livro didático carrega além de um currículo oficial, concepções de ensino e subjetividades. Para essa abordagem, tomo como perspectiva teórica a colonialidade do poder, uma alternativa epistemológica às narrativas da modernidade europeia, que está presente na Geografia ao produzir referenciais universais a partir do conceito de raça, de sua importância na formação das sociedades contemporâneas, e de como foi introduzida no Brasil e serve de lastro a políticas públicas. Também vejo a necessidade de tencionar o currículo de Geografia, principalmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que teve sua terceira versão homologada no ano de dois mil e dezessete. Neste contexto, utilizo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental das políticas públicas do livro didático sob a luz da Lei 10.639, que disputa por outras lógicas de conhecimento, impactando o material didático para além da inserção de conteúdos. Por outro lado, este trabalho objetiva compreender as propostas apresentadas pelos teóricos da geografia que discutem a questão racial. E pretendo concluir analisando estrutura e conteúdo das duas coleções didáticas com o maior número de indicações feitas pelos professores que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mesquita/RJ, visando identificar problemas conceituais, mudanças e continuidades | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Racismo | por |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.subject | Geography | eng |
dc.subject | Racism | eng |
dc.title | Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Geography and racial relations in elementary level books | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research investigates Geography textbooks regarding Elementary Level as a complex artifact. As a main pedagogical resource used by teachers and students in classrooms, the textbook has not only an official school standards, but also teaching conceptions and subjectivities. Considering this approach, the colonialiality of power is considered as a theoretical perspective, an epistemological alternative to the european modernity narratives, which are present in Geography by bringing universal benchmarks as of the concept of race, of its importance to the formation of contemporaneous societies, as well as how it was introduced in Brazil, as has worked as a coverage to public policies. It is also important to analyze the Geography standards, principally after the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the "Common Core" Curriculum, which had its third version certified in 2017. In this context, the applied methodology is the bibliographic and documental survey of public policies of textbooks under the law 10.639, which debates other learning methodologies, causing impact in textbooks beyond subjects input. On the other hand, this paper aims to understand the proposals presented by Geography theorists who debate the racial issue. The final objective of this paper is the analysis of structure and content of the two textbook collections with the highest number of nominations made by teachers who lecture the fourth grade of Elementary Level of the municipal school system of Mesquita/RJ, aiming for the identification of conceptual issues, changes and continuities | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Amauri Mendes | |
dc.contributor.advisor1ID | 244.315.087-91 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005836026921987 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Amauri Mendes | |
dc.contributor.referee1ID | 244.315.087-91 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005836026921987 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Adriana Carvalho | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6312922290409292 | por |
dc.contributor.referee3 | Lins, Mônica Regina Ferreira | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6823740197871001 | por |
dc.contributor.referee4 | Santos, Renato Emerson Nascimento dos | |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0003-4600-3613 | por |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/7260305303021981 | por |
dc.creator.ID | 092.380.787-00 | por |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-8573-231X | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2339205697023254 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALBUQUERQUE, Maria A. Martins. Livros didáticos e currículos em geografia: uma história a ser contada. In: TONINI, Ivaine M. et al. (Orgs.). O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. ANJOS, Rafael Sanzio A. dos. A Geografia, a África e os negros brasileiros. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. p.155-184, 2005. ______. Geografia, cartografia e o Brasil africano: algumas representações. Revista do Departamento de geografia. USP Volume Cartogeo, p.332-350, 2014. ______. Quilombos: Geografia Africana-Cartografia Étnica-Territórios Tradicionais. Mapas Editora & Consultoria. Brasília, 2009. BRASIL. Ministério de Educação. Edital de Convocação 01/2017 – CGPLI – Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático, 2017. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. BRASIL. Decreto n. 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: <HTTP://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm>. Acesso em: mar. 2019. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, MEC, 2004. BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2019: Obras interdisciplinares - guia de livros didáticos. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2018. BRASIL. Lei 10639, de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Senado Federal, 2003. BRASIL. Parecer CNE/CP nº 3, de 10 de março de 2004. Aborda assunto relativo às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, 2004. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1997. CALLAI, Helena Copetti. Escola, cotidiano e lugar. In: Geografia, Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. (Coleção explorando o ensino, Vol, 22). p. 25-42, 2010. CAMPOS COUTO, Marcos Antônio. Para a crítica da Geografia que se ensina através dos Livros Didáticos. In: TONINI, Ivaine Maria et al. O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, p. 191-219, 2017. CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; GOULART, Lígia B. A questão do livro didático em Geografia: elementos para uma análise. CASTROGIOVANNI, Antônio C. et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2013. p. 125-128. COSTA, Jurandir Freire. Violência e psicanálise. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984. 98 DÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil (1917-1945). Trad. Claudia Sant'Ana Martins. São Paulo: Editora Unesp, 2006. 400p. ______. Em busca de uma raça nacional. Folha de São Paulo. São Paulo,2004. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0401200403.htm>. Acesso em: 27 fev. 2019. FORQUIN, Jean - Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. FREITAG, Bárbara; COSTA, Wanderly F. da; MOTTA, Valéria R. O livro didático em questão. Coleção Biblioteca da Educação, série 8. Atualidades em Educação, v. 3. São Paulo: Cortez, 1997. GATTI, Bernardete Angelina. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & sociedade, v.31, n.113, p. 1355-1579, dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 10 de setembro de 2019. GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 154 p. ______. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: SECAD/MEC (Org.). Educação antirracista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/2003. Brasília-DF: MEC/BID/UNESCO, v. 1, p. 167-184, 2005. LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autonoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro 2005. LEMOS, Rosália de Oliveira. O Negro na Educação e nos Livros Didáticos. Cadernos Ceap, 1999. MALACHIAS, Antonio Carlos. Geografia e relações raciais: desigualdades sócio-espaciais em preto e branco. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade de São Paulo. 2006. MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre La colonialidad del ser: contribuiciones al desarollo de um concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago. E GROSFOGUEL, Ramón. (Orgs.). El giro decolonial. Reflexiones para uma diversidad epistêmica más Allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar/Universidad Central-IESCO/Siglo del Hombre Editores, p. 127-167, 2007. MESQUITA. Proposta de ação político pedagógica: uma construção coletiva. Mesquita, RJ, 2016. MIGNOLO, Walter. A Colonialidade de Cabo a Rabo: O Hemisfério Ocidental no Horizonte Conceitual da Modernidade. In.: Lander, Edgardo (org.). A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas. Buenos Aires: CLACSO, p. 71-104, 2005. MIGNORELLI, Caroline Torres; CHIBA, Charles Hokiti Fukushigue; GARCIA, Valquíria Pires. Vamos aprender interdisciplinar: história e geografia – 4º ano. 1ª edição. São Paulo, Edições SM, 2017. MULLER, Tania Mara Pedroso. Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v.34, n.69, p. 77-95, maio/jun. 2018. OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Educação e Militância Decolonial. 1ª edição. Rio de Janeiro, Editora Selo Novo, 2018. PAIXÃO, Marcelo J. P. et al. (Orgs.). Relatório anual das desigualdades raciais no Brasil, 2009-2010. Rio de Janeiro: Editora Garamond Ltda, 2010. 99 PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012. PEREIRA, Amauri Mendes. Do movimento negro à cultura de consiência negra: reflexões sobre antirracismo na sociedade brasileira. Belo Horizonte: Nandyala, 2018. ______. "Um raio em céu azul”. Reflexões sobre a política de cotas e a identidade nacional brasileira. Estudos Afro-Asiáticos, ano 25, n. 3, p. 463-482, 2003. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. In.:LANDER, Edgardo (org.). A Colonialidade do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas Latino-Americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 107-130. ______. “O que é essa tal de raça?”. In: Santos, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. ROCHA, Genylton Odylon Rêgo da. Geografia no Currículo Escolar Brasileiro (1837-1942). Revista de Educação, Cultura e Meio Ambiente, Dez-nº12, vol II, 1998. ROQUE, Isabel Rebelo; NICARETTA, Wagner. Vem voar: interdisciplinar: ciências, geografia e história – 4º ano. 1ª edição. São Paulo, Scipione, 2017. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Santos, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006. _____. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007. SANTOS, Cesar Augusto Caldas dos. Novas manifestações de racismo no livro didático de Geografia do Ensino Fundamental. São Gonçalo: FFP/UERJ, Monografia apresentada ao curso de pós-graduação latu sensu em Ensino de Geografia, 2008. ______. Sob a névoa do norte: reflexões sobre colonialidade, “raça” e livros didáticos de Geografia do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2013. SANTOS, Renato Emerson dos. A Lei 10.639 e o Ensino de Geografia. In. SANTOS, Renato Emerson dos (org.). Diversidade, Espaço e Relações Sociais: O Negro na Geografia do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. ______. A Lei 10.639 no PNLD de Geografia: um ensaio sobre questões, mudanças e permanências. In: TONINI, Maria Ivaine; GOULART, Ligia Beatriz; KAERCHER, Nestor André. MARTINS, Rosa Elisabete Militz W; COSTELLA, Roselane Zordan (Orgs). Geografia e livro didático para tecer leituras de mundo. São Leopoldo: Oikos, p. 29-49, 2018. ______. Ensino de geografia e currículo: questões a partir da Lei 10.639. Terra Livre. São Paulo, SP. Ano 26, V.1, n.34, p.141-160. Jan-Jun/2010. ______. O ensino de geografia e a Lei 10.639: algumas discussões de currículo. In: SACRAMENTO, Ana Cláudia Ramos. ANTUNES, Charlles da França. SANTANA FILHO, Manoel Martins de (org). Ensino de geografia: produção do espaço e processos formativos. Rio de Janeiro: Consequência, p. 317-337, 2015. ______. Rediscutindo o ensino de geografia: temas da Lei 10.639. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2009. SANTOS, Wellington Oliveira dos. Relações raciais, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e livros didáticos de Geografia. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, 2012. SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático. Educação e Realidade, v. 37, n. 3, set./dez. de 2012, p. 803-821. 100 SILVA, Maria Fátima de Souza. Das terras de Mutambo ao município de Mesquita-RJ: memórias de emancipação nas vozes da cidade. Rio de Janeiro: Entorno 2007. SPOSITO, M. E. B. As diferentes propostas curriculares e o livro de Geografia. In: PONTUSCHA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002. TONINI, Maria Ivaine, Cenas étnicas no livro didático de geografia. 2016. ______. Notas sobre imagens para ensinar geografia. Revista Brasileira de Educação Geográfica, Campinas, v.3, n.6, p. 177-191, jul/dez. 2013. ______. Identidades étnicas: a produção de seus significados no livro didático de Geografia. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Anais. Caxambu: ANPEd, 2001. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/24/tp1.htm#gt13>. Acesso em 20 de janeiro de 2019. TONINI, Maria Ivaine; GOULART, Ligia Beatriz. Desafios para potencializar o Livro Didático de Geografia. In: TONINI, Ivaine Maria et al. O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem. Porto Alegre: Sulina, 2017, p. 259-271. VAZZOLER, Leomar dos Santos. A questão racial no ensino da geografia. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, 2006 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/68023/2019%20-%20Vinicius%20de%20Luna%20Chagas%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5353 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-02-02T13:37:37Z No. of bitstreams: 1 2019 - Vinicius de Luna Chagas Costa.pdf: 2171832 bytes, checksum: 612dc746d0323e4b4aa3393801bc5cbf (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-02T13:37:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Vinicius de Luna Chagas Costa.pdf: 2171832 bytes, checksum: 612dc746d0323e4b4aa3393801bc5cbf (MD5) Previous issue date: 2019-11-01 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Vinicius de Luna Chagas Costa.pdf | 2019 - Vinicius de Luna Chagas Costa | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.