Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13056
Tipo do documento: Dissertação
Título: Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais
Otros títulos: Geography and racial relations in elementary level books
Autor: Costa, Vinicius de Luna Chagas
Orientador(a): Pereira, Amauri Mendes
Primeiro membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Segundo membro da banca: Silva, Adriana Carvalho
Terceiro membro da banca: Lins, Mônica Regina Ferreira
Quarto membro da banca: Santos, Renato Emerson Nascimento dos
Palabras clave: Livro didático;Geografia;Racismo;Textbook;Geography;Racism
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 1-nov-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: COSTA, Vinicius de Luna Chagas. Geografia e relações raciais nos livros didáticos de anos iniciais. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019
Resumen: Esta pesquisa investiga os livros didáticos de Geografia dos Anos Iniciais como um artefato complexo. Principal recurso pedagógico utilizado por professores e alunos em sala de aula, o livro didático carrega além de um currículo oficial, concepções de ensino e subjetividades. Para essa abordagem, tomo como perspectiva teórica a colonialidade do poder, uma alternativa epistemológica às narrativas da modernidade europeia, que está presente na Geografia ao produzir referenciais universais a partir do conceito de raça, de sua importância na formação das sociedades contemporâneas, e de como foi introduzida no Brasil e serve de lastro a políticas públicas. Também vejo a necessidade de tencionar o currículo de Geografia, principalmente após a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que teve sua terceira versão homologada no ano de dois mil e dezessete. Neste contexto, utilizo como metodologia o levantamento bibliográfico e documental das políticas públicas do livro didático sob a luz da Lei 10.639, que disputa por outras lógicas de conhecimento, impactando o material didático para além da inserção de conteúdos. Por outro lado, este trabalho objetiva compreender as propostas apresentadas pelos teóricos da geografia que discutem a questão racial. E pretendo concluir analisando estrutura e conteúdo das duas coleções didáticas com o maior número de indicações feitas pelos professores que atuam no quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mesquita/RJ, visando identificar problemas conceituais, mudanças e continuidades
Abstract: This research investigates Geography textbooks regarding Elementary Level as a complex artifact. As a main pedagogical resource used by teachers and students in classrooms, the textbook has not only an official school standards, but also teaching conceptions and subjectivities. Considering this approach, the colonialiality of power is considered as a theoretical perspective, an epistemological alternative to the european modernity narratives, which are present in Geography by bringing universal benchmarks as of the concept of race, of its importance to the formation of contemporaneous societies, as well as how it was introduced in Brazil, as has worked as a coverage to public policies. It is also important to analyze the Geography standards, principally after the implementation of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), the "Common Core" Curriculum, which had its third version certified in 2017. In this context, the applied methodology is the bibliographic and documental survey of public policies of textbooks under the law 10.639, which debates other learning methodologies, causing impact in textbooks beyond subjects input. On the other hand, this paper aims to understand the proposals presented by Geography theorists who debate the racial issue. The final objective of this paper is the analysis of structure and content of the two textbook collections with the highest number of nominations made by teachers who lecture the fourth grade of Elementary Level of the municipal school system of Mesquita/RJ, aiming for the identification of conceptual issues, changes and continuities
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13056
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019 - Vinicius de Luna Chagas Costa.pdf2019 - Vinicius de Luna Chagas Costa2.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.