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dc.contributor.authorArruda, Glacione Ribeiro da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:16Z-
dc.date.issued2019-02-27
dc.identifier.citationARRUDA, Glacione Ribeiro da Silva. "Quem são e onde estão os bebês?" Conceito, políticas e atendimento na Baixada Fluminense. 2019. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ/Nova Iguaçu-RJ. 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13065-
dc.description.abstractEsta dissertação, “Quem são e onde estão os bebês?" Conceito, políticas e atendimento na Baixada Fluminense, busca compreender o bebê como categoria social, através da análise da sua condição, situação e lugar e tem como campo de pesquisa a Baixada Fluminense, região localizada no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa busca conhecer: o bebê, numa perspectiva conceitual, na sua condição de sujeito e pessoa, a partir do processo de subjetivação, situando-o num percurso histórico de atendimento à infância no Brasil, na produção acadêmica e nas políticas, tendo como referencial teórico-metodológico alguns princípios de Lacan, Winnicott, Pikler, Arendt e Foucault, e os estudos de Rua e Lotta; sua situação, a partir do atendimento educacional oferecido às crianças menores de um ano por quatro municípios da Baixada Fluminense- Guapimirim, Itaguaí, Japeri, e Mesquita; e seu lugar nas políticas para Educação Infantil, através de reflexões sobre a identidade e visibilidade dos bebês, em diálogo com a Filosofia, Pediatria, Psicanálise, Ciência Política e Direito, como campos de conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário e entrevista, aplicados aos representantes das secretarias municipais de educação. O atendimento educacional dos bebês menores de um ano é um direito não efetivado pela maior parte dos municípios da Baixada Fluminense, e pode ser analisado sob três aspectos: a falta de prioridade, a indefinição sobre a idade inicial para o atendimento na creche, e os critérios para o acesso- o que torna o atendimento aos bebês discricionário. A relevância desta pesquisa está na contribuição desta como parâmetro para elaboração de políticas públicas para esta faixa etária.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectAtendimentopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectBabieseng
dc.subjectServiceeng
dc.subjectEducational policieseng
dc.title"Quem são e onde estão os bebês?" Conceito, políticas e atendimento na Baixada Fluminensepor
dc.title.alternative"Who and where are the babies?” Concept, policies and service in Baixada Fluminenseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation, “Who and where are the babies?” Concept, policies and service in Baixada Fluminense, wants to consider the baby as social category, through the analysis of its condition, situation and place and has as field research a region situated in the state of Rio de Janeiro called Baixada Fluminense. The research wants to know: the baby in a conceptual perspective, in its condition of subject and person, starting from the subjectification process, putting it in a historic process of services for children in Brazil, in the academical production and in the policies having as theoretical-methodological referential some principles of Lacan, Winnicott, Pikler, Arendt e Foucault, and the studies of Rua e Lotta; its situation starting from the educational service that is offered to the under-one-year-old children by four cities in Baixada Fluminense- Guapimirim, Itaguaí, Japeri e Mesquita; and its place in the kindergarten policies, through reflections about the babies’ identity and visibility, in accordance with Philosophy, Psychoanalysis, Political Science and Law, as fields of expertise. The instruments used for the data collection were questionnaire and interview, applied to the representatives of The Municipal Departments of Education. The educational service for the under-one-year-old babies is a not carried out by most part of the cities in Baixada Fluminense, and it can be analysed under three aspects: lack of priority, the uncertainty about the starting age for the nursery service, and the criteria for the acess- what makes the service for the babies discriminatory. The relevance of this research is in its contribution as parameter for public policies elaboration for this age group.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Anelise Monteiro do
dc.contributor.advisor1IDCPF: 028.573.897-60por
dc.contributor.referee1Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela de Oliveira
dc.contributor.referee3Barbosa, Silvia Neli Falcão
dc.creator.IDCPF: 079.511.977-18por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1031185857658929por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66825/2019%20-%20Glacione%20Ribeiro%20da%20Silva%20Arruda.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5054
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-09-22T07:06:22Z No. of bitstreams: 1 2019 - Glacione Ribeiro da Silva Arruda.pdf: 2481452 bytes, checksum: 32e20b018d3fd25d758795817c5374ac (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-22T07:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Glacione Ribeiro da Silva Arruda.pdf: 2481452 bytes, checksum: 32e20b018d3fd25d758795817c5374ac (MD5) Previous issue date: 2019-02-27eng
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