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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Quem são e onde estão os bebês?" Conceito, políticas e atendimento na Baixada Fluminense
Título(s) alternativo(s): "Who and where are the babies?” Concept, policies and service in Baixada Fluminense
Autor(es): Arruda, Glacione Ribeiro da Silva
Orientador(a): Nascimento, Anelise Monteiro do
Primeiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Segundo membro da banca: Guimarães, Daniela de Oliveira
Terceiro membro da banca: Barbosa, Silvia Neli Falcão
Palavras-chave: Bebês;Atendimento;Políticas educacionais;Babies;Service;Educational policies
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 27-Fev-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: ARRUDA, Glacione Ribeiro da Silva. "Quem são e onde estão os bebês?" Conceito, políticas e atendimento na Baixada Fluminense. 2019. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ/Nova Iguaçu-RJ. 2019.
Resumo: Esta dissertação, “Quem são e onde estão os bebês?" Conceito, políticas e atendimento na Baixada Fluminense, busca compreender o bebê como categoria social, através da análise da sua condição, situação e lugar e tem como campo de pesquisa a Baixada Fluminense, região localizada no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa busca conhecer: o bebê, numa perspectiva conceitual, na sua condição de sujeito e pessoa, a partir do processo de subjetivação, situando-o num percurso histórico de atendimento à infância no Brasil, na produção acadêmica e nas políticas, tendo como referencial teórico-metodológico alguns princípios de Lacan, Winnicott, Pikler, Arendt e Foucault, e os estudos de Rua e Lotta; sua situação, a partir do atendimento educacional oferecido às crianças menores de um ano por quatro municípios da Baixada Fluminense- Guapimirim, Itaguaí, Japeri, e Mesquita; e seu lugar nas políticas para Educação Infantil, através de reflexões sobre a identidade e visibilidade dos bebês, em diálogo com a Filosofia, Pediatria, Psicanálise, Ciência Política e Direito, como campos de conhecimento. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário e entrevista, aplicados aos representantes das secretarias municipais de educação. O atendimento educacional dos bebês menores de um ano é um direito não efetivado pela maior parte dos municípios da Baixada Fluminense, e pode ser analisado sob três aspectos: a falta de prioridade, a indefinição sobre a idade inicial para o atendimento na creche, e os critérios para o acesso- o que torna o atendimento aos bebês discricionário. A relevância desta pesquisa está na contribuição desta como parâmetro para elaboração de políticas públicas para esta faixa etária.
Abstract: This dissertation, “Who and where are the babies?” Concept, policies and service in Baixada Fluminense, wants to consider the baby as social category, through the analysis of its condition, situation and place and has as field research a region situated in the state of Rio de Janeiro called Baixada Fluminense. The research wants to know: the baby in a conceptual perspective, in its condition of subject and person, starting from the subjectification process, putting it in a historic process of services for children in Brazil, in the academical production and in the policies having as theoretical-methodological referential some principles of Lacan, Winnicott, Pikler, Arendt e Foucault, and the studies of Rua e Lotta; its situation starting from the educational service that is offered to the under-one-year-old children by four cities in Baixada Fluminense- Guapimirim, Itaguaí, Japeri e Mesquita; and its place in the kindergarten policies, through reflections about the babies’ identity and visibility, in accordance with Philosophy, Psychoanalysis, Political Science and Law, as fields of expertise. The instruments used for the data collection were questionnaire and interview, applied to the representatives of The Municipal Departments of Education. The educational service for the under-one-year-old babies is a not carried out by most part of the cities in Baixada Fluminense, and it can be analysed under three aspects: lack of priority, the uncertainty about the starting age for the nursery service, and the criteria for the acess- what makes the service for the babies discriminatory. The relevance of this research is in its contribution as parameter for public policies elaboration for this age group.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13065
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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