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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13069
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Das leituras da vida para as vidas nas leituras: oralidade e letramento no Terreiro de Umbanda |
Other Titles: | To from reading of lifes to lifes in reading: orality and literacy of the Terreiro de Umbanda |
Authors: | Moita, Paula dos Reis |
Orientador(a): | Azevedo, Patricia Bastos de |
Primeiro membro da banca: | Azevedo, Patricia Bastos de |
Segundo membro da banca: | Santos, Ana Maria Marques dos |
Terceiro membro da banca: | Bezerra, Nielson Rosa |
Keywords: | Letramento;Oralidade;Umbanda;Leitura;Memória;Literacy;Orality;Reading;Memory |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 27-Jun-2019 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | MOITA, Paula dos Reis. Das leituras da vida para as vidas nas leituras: oralidade e letramento no Terreiro de Umbanda. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2019. |
Abstract: | A presente pesquisa apresenta e analisa as práticas de oralidade e letramento do Terreiro de Umbanda Centro Espírita Justiça e Amor- CEJA, através das relações entre tecidas no Curimba CEJA, espaço que se constitui campo deste estudo que relaciona este locus como espaço que transita da leitura da vida para a vida na leitura. O CEJA abriga ampla diversidade de ações sociais e educacionais descritas nesta dissertação. Estas têm a finalidade de oportunizar vivências, ampliando o leque de possibilidades para o despertar de potencialidades e da assunção pelos indivíduos do processo de autoria de sua própria história e da história da sociedade. Na revisão bibliográfica comprovamos que é quase inexistente estudos que relacionem oralidade, letramento e Terreiro de Umbanda, o que ratifica a relevância desta pesquisa. Além de ser um campo de estudo pouco explorado academicamente, traz à pauta da Universidade discussões relevantes acerca das múltiplas expressões de linguagem e cultura presentes num terreiro de religião de matriz afro-brasileira, mais especificamente a Umbanda, enquanto instrumento de transmissão, transformação e reinvenção de saberes e fazeres. No que tange aos objetivos específicos, foi realizada a identificação e análise dessas práticas intrínsecas a essa natureza de espaço religioso como agentes transformadores em nível coletivo e individual. Nesse lastro, esta pesquisa traz uma abordagem auto biográfica, através de estudo de caso, sendo usadas para construir o eixo central da problematização ações com inspiração no ateliê (auto)biográfico (MOMBERGER, 2013), um conjunto de entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica dos estudos do letramento e oralidade dialogando com Magda Soares e Brian Street. No campo do pensamento decolonial com Boaventura e com Pollak para tratarmos teoricamente a questão da memória, nas diversas etapas de sua construção, narrativa e análise do tripé – Letramento , oralidade, e memória. Na prática e neste intercurso acadêmico, é perceptível a força desses espaços na construção de uma sociedade mais igualitária, com base no empoderamento das minorias. O objetivo geral desta pesquisa é compreender e analisar as práticas de oralidade e letramento do CEJA na promoção de emancipação dos sujeitos implicados. |
Abstract: | The present research presents and analyzes the oral and literacy practices of the Terreiro de Umbanda Centro Espírita Justiça e Amor - CEJA, through the relationships between them woven in Curimba CEJA. Space that constitutes the field of this study that relates this locus as space of literacy and orality that transits from reading life to life in reading. The CEJA houses a wide diversity of social and educational actions described in this dissertation. These have the purpose of providing experiences, expanding the range of opportunities for the awakening of potentialities and the assumption by individuals of the process of authorship of their own history and the history of society. In the bibliographic review, we verified that there are almost no studies that relate orality, literacy and Terreiro de Umbanda, which ratifies the relevance of this research. Besides being a field of study little explored academically, brings to the agenda of the university relevant discussions about the multiple expressions of language and culture present in a terroir of religion of Afro-Brazilian matrix, more specifically Umbanda, as an instrument of transmission, transformation and reinvention of knowledge and doing. Regarding the specific objectives, the identification and analysis of these practices intrinsic to this nature of religious space as transforming agents at the collective and individual level was carried out. In this ballast, this research brings an auto-biographical approach through a case study, being used to construct the central axis of the problematization actions with inspiration in the (auto) biographical workshop (Momberger, 2013), and a set of semi-structured interviews and bibliographical review of the studies of literacy and orality dialoguing with Magda Soares and Brian Street in the field of decolonial thought with Bonaventura and with Pollak to deal theoretically with the question of memory in the various stages of its construction, narrative and analysis of the tripod – Literacy, orality and Memory. . In practice and in this academic intercourse, the strength of these spaces in the construction of a more egalitarian society, based on the empowerment of minorities, is perceptible. The general objective of this research is to understand and analyze the oral and literacy practices of the DRJA in promoting the emancipation of the subjects involved. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13069 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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