Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13097
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dc.contributor.authorSilva, Ivolanda Magali Rodrigues da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:41Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:41Z-
dc.date.issued2020-02-19
dc.identifier.citationSILVA, Ivolanda Magali Rodrigues da. A escola agrícola como lugar privilegiado para a formação continuada: construindo um diálogo entre os saberes. 2020. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13097-
dc.description.abstractEste trabalho surgiu de um questionamento sobre a formação continuada de professores, ofertada diretamente no local de atuação, de modo articulado com a demanda da equipe e a proposição de ressignificação do conceito de autoformação. No ensino médio técnico ofertado nas escolas agrícolas, mais especificamente as que possuem ensino integral e integrado, percebemos a necessidade de articulação dos diferentes saberes e, optamos por focar a pesquisa nos docentes, tendo em vista ao papel desses como condutores do processo de ensino-aprendizagem. Esta questão nasceu da observação da implementação de um novo modelo de ensino médio, com o horário ampliado, na unidade de ensino onde a autora trabalha. Uma unidade de ensino de perfil rural, que oferta o ensino agrícola em nível técnico integrado ao ensino médio, com o corpo docente proveniente de concurso público. Objetivou promover a escola como espaço privilegiado de formação continuada de professores, por meio da articulação de saberes, em uma construção endógena, coletiva e articulada pelos próprios docentes da unidade. Este trabalho propõe a formação continuada de professores in loco. Em análise acerca da viabilidade da pesquisa e a ordenação das etapas a serem seguidas chegamos a um delineamento interativo, já que a autora é parte do corpo docente da escola, o que nos levou a definir como metodologia a pesquisa participante, pois é um método flexível e adaptável que busca trazer uma mudança que beneficie o grupo estudado. Como uma das estratégias metodológicas utilizamos a promoção de um seminário formativo, que ocorreu em dois turnos do mesmo dia. A coleta de dados se deu por meio de formulário com perguntas em sua maioria escalonadas, aplicado durante o seminário formativo e que foram posteriormente analisadas. Como indicativo teórico da pesquisa o texto dialoga com autores que tratam do ensino integrado e da educação omnilateral e com aqueles que versam sobre vida de professores e formação profissional. Os dados demonstraram que todo processo pedagógico requer uma reestruturação constante e cooperada do processo organizacional, numa construção coletiva capaz de ser constantemente revisada, a partir dos processos cotidianos. Ficou claro que o professor deve ter uma postura que busque um trabalho contínuo de envolvimento intencional na construção do conhecimento. A proposição desta pesquisa é que se concretizem modelos formativos permanentes e orgânicos para os profissionais desta unidade de ensino. Assim este trabalho, seus resultados e aplicações buscou fortalecer a profissão docente por meio da capitalização de experiências inovadoras rumo a transformações qualitativas e não apenas a aderir a novos dispositivos com base numa lógica muitas vezes descontextualizada e impositiva.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectEscola Agrícolapor
dc.subjectFormação continuada in locopor
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectAgricultural Schooleng
dc.subjectContinuing training on-the-spoteng
dc.titleA escola agrícola como lugar privilegiado para a formação continuada: construindo um diálogo entre os saberespor
dc.title.alternativeThe agricultural school as a privileged place for continuing education: building a dialogue between knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe questioning of this work is about the continuing education of teachers, offered directly at the place of work, in a way that is articulated with the demand of the team and the proposition of reframing the concept of self-education. In technical secondary education offered in agricultural schools, more specifically those that have integral and integrated education, we realized the need for articulation of different knowledge and, we chose to focus the research on teachers, in view of their role as drivers of the teaching-learning process. This question arose from the observation of the implementation of a new high school model, with extended hours, in the teaching unit where the author works. A teaching unit with a rural profile that offers agricultural education at a technical level integrated with high school, with the teaching staff coming from public tenders. In order to promote the school as a privileged space for continuing teacher education through the articulation of knowledge in an endogenous, collective and articulated construction by the unit's teachers. This work proposes the continuous training of teachers in locus. In analyzing the feasibility of the research and the ordering of the steps to be followed, we arrived at an interactive design, since the author is part of the school's faculty, which led us to define participatory research as a methodology, as it is a flexible and adaptable that seeks to bring about a change that benefits the studied group. As one of the methodological strategies we used the promotion of a training seminar, which took place in two shifts of the same day. The analysis of results was made based on the responses of the research form answered by the participants of the training seminar. The data demonstrated that every pedagogical process requires a constant and cooperative restructuring of the organizational process. In this stage of the work, we look for an endogenous construction that can be reviewed at each meeting, at each new look, at each confrontation overcome. For the considerations of this work, we find as an alternative that the teacher has a posture that undermines a continuous work of intentional involvement in the construction of knowledge. The purpose of this research is to achieve permanent and organic training models for the professionals of this teaching unit. Thus, this work and its results and applications seek to strengthen the teaching profession by capitalizing on innovative experiences towards qualitative transformations and not just adhering to new devices based on the logic of supply.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee2Santos, Ana Maria Marques
dc.contributor.referee3Lino, Lucília Augusto
dc.creator.ID097.428.247-13por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0209880365327979por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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