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dc.contributor.authorRibeiro, Jonathan Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:43Z-
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jonathan Ferreira. O ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas de professores do Ensino Médio de Nova Iguaçu. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13100-
dc.description.abstractO ensino de língua não vai bem; já está na boca de muitos a crítica de que a escola não estimula a formação de leitores, não forma alunos capazes de ler e entender manuais, relatórios, códigos, instruções, poemas, crônicas, resumos, gráficos, tabelas, artigos, editoriais e muitos outros materiais escritos e também de produzir por escrito esses materiais (ANTUNES, 2009). O objetivo desta pesquisa é discutir as perspectivas de professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio que atuam na educação de jovens e adultos sobre a língua e o ensino de língua na escola. Utilizamos os aportes da pesquisa qualitativa e realizamos entrevistas semiestruturadas com três professores de uma escola estadual do município de Nova Iguaçu, que atende o maior número de turmas de EJA na rede estadual do município. A pesquisa revelou que os professores entrevistados são oriundos de instituições pública e privadas e que sua formação não contemplava o ensino na EJA e que, apesar de não terem optado pelo campo, decidiram nela permanecer. A pesquisa revelou, ainda, que apesar de terem aprendido a língua portuguesa através da memorização da gramática normativa, os professores buscam desenvolver a compreensão e a escrita de textos mediante o desenvolvimento de projetos pedagógicos, eventos culturais e análise de fragmentos das redes sociais e que trabalhar como a realidade dos alunos é a forma ideal para que se tenha uma aprendizagem significativa.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesa na EJApor
dc.subjectPerspectivas docentespor
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectPortuguese Language Teaching at EJAeng
dc.subjectTeaching perspectiveseng
dc.titleO ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos: perspectivas de professores do Ensino Médio de Nova Iguaçupor
dc.title.alternativePortuguese language teaching in Youth and Adult Education: perspectives of Nova Iguaçu High School teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherLanguage teaching is not going well; the criticism that the school does not encourage the training of readers, does not train students capable of reading and understanding manuals, reports, codes, instructions, poems, chronicles, summaries, graphs, tables, articles, editorials and many others is already on the lips of many other written materials and also to produce these materials in writing (ANTUNES, 2009). The aim of this research is to discuss the perspectives of Portuguese teachers of high school who work in the young and adult education about language and language teaching at school. We used the contributions of qualitative research and carried out semi-structured interviews with three teachers from a state school in the municipality of Nova Iguaçu, which serves the largest number of EJA classes in at Nova Iguaçu High School. The survey revealed that the teachers interviewed come from public and private institutions and that their training did not include teaching at EJA and that, despite not having chosen the field, they decided to stay there. The research also revealed that despite having learned the Portuguese language through the memorization of normative grammar, teachers seek to develop understanding and writing of texts through the development of pedagogical projects.eng
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID183.268.462-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Lopes, Adriana Carvalho
dc.contributor.referee3Balão, Jonê Carla
dc.creator.ID132.395.527-52por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4052117445904143por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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