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dc.contributor.authorConceição, Marcella Melo Silva da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:50Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:50Z-
dc.date.issued2015-02-24
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Marcella Melo Silva da. Conflitos socioambientais e seus reflexos nas práticas pedagógicas escolares - o caso da Ilha da Madeira, Itaguaí/RJ. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13106-
dc.description.abstractApós constatar a crise socioambiental vigente, percebe-se que novas maneiras de lidar com os problemas ambientais e sociais devem ser elaboradas para uma melhor condição da vida planetária. Crise esta relacionada ao modo de vida hegemônico, cujo foco se volta para a produção e acúmulo de riquezas. Neste contexto, justificou-se a escolha dos sujeitos da pesquisa a partir dos conflitos socioambientais travados entre atores com interesses divergentes de uma determinada região. O campo empírico para a realização do trabalho é a localidade da Ilha da Madeira, bairro situado na cidade de Itaguaí, região da Costa Verde da cidade do Rio de Janeiro. O bairro possui um histórico de chegada de diversos empreendimentos que gerou fortes impactos na dinâmica social da região assim como problemas ambientais graves. A comunidade, que vivia essencialmente da pesca, foi bastante modificada, passando a sobreviver de turismo e mão de obra para as indústrias que se instalaram. Para entender a realidade que os cercam, partimos para a observação da formação dos estudantes da região, a partir da única escola existente no bairro, que contempla o ensino fundamental ministrado para as crianças da comunidade. Será que os conflitos socioambientais vivenciados pela comunidade aparecem no cotidiano escolar? Será que esses problemas auxiliam na formação de sujeitos críticos dentro desta comunidade? Esses foram questionamentos que conduziram a pesquisa, no sentido de compreender como este quadro gritante de conflitos se reflete nas práticas docentes, formadores dos jovens da região. Após a pesquisa documental, na qual se percebe o histórico de conflitos travados, a escola Elmo Baptista Coelho foi o ponto de análise. Foram entrevistadas quatro professoras da escola, a fim de perceber em seus discursos a incorporação das questões socioambientais e da Educação Ambiental na práxis realizada. Utilizou-se como metodologia de análise a ATD (Análise Textual Discursiva), para que se pudesse tratar os discursos no sentido de perceber quais eram as tendências destas práticas. Desse modo, foi possível revelar a concepção sobre as questões socioambientais na prática docente, a fim de compreender como estas podem contribuir para a formação de educandos críticos e reflexivos dentro das contradições socioambientais globais.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConflitos Socioambientaispor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectpráxis escolarpor
dc.subjectSocial and environmental conflictseng
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectschool practiceeng
dc.titleConflitos socioambientais e seus reflexos nas práticas pedagógicas escolares - o caso da Ilha da Madeira, Itaguaí/RJpor
dc.title.alternativeEnvironmental conflicts and their impacts on pedagogical practices school - the case of Madeira, Itaguaí/RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherNoting the current environmental crisis, one realizes that new ways of handling the environmental and social problems are to be elaborated for a better condition of planetary life. Crisis is related to the hegemonic way of life, whose focus turns to the production and accumulation of wealth. In this context, it is justified the choice of research subjects from the Social and Environmental Conflicts waged between actors with diverging interests, of a particular region. The empirical field for the realization of this work is the locality of Madeira Island, a district situated in Itaguaí city, the Costa Verde region of the city of Rio de Janeiro. The district has a history of arrival of several businesses that generated strong impacts on the social dynamics of the region and serious environmental problems. The community, who has lived essentially by fishing, were highly modified, and they started living upon tourism and as labor to industries that have settled there. To understand the reality around them, we have started with the observation of the students training in the region at the only existing school in the district, which comprises the elementary education provided to children in the community. Do environmental conflicts experienced by the community appear in the school routine? Do these problems help in the formation of critical subjects within this community? These were questions that conducted the research in order to understand how this flagrant picture of conflict is reflected in the teaching practices, formers of young people in the region. After the documental research, in which it is perceived the history of conflicts waged, Elmo Baptist Coelho School was the point of analysis. Four school teachers were interviewed in order to discern in their speeches the incorporation of environmental issues and the Environmental Education in the praxis performed. It was used as an analytical methodology the TDA (Textual Analysis Discourse), so that the speeches could be treated in order to understand what the trends of these practices were. This made possible to reveal the conception of social and environmental issues in teaching practice in order to understand how they can contribute to the formation of critical and reflective learners in the overall social and environmental contradictions.eng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee2Gomes, Maria Margarida Pereira Lima
dc.contributor.referee3Pereira, Celso Sanchez
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8470930382255525por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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