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dc.contributor.authorRocha, Renata Melo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:40:54Z-
dc.date.available2023-12-22T02:40:54Z-
dc.date.issued2020-07-10
dc.identifier.citationROCHA, Renata Melo. Memórias da(o) Pedagoga(o): a construção docente pelas narrativas de alfabetização e letramento das (os) estudantes da UFRRJ. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13108-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou refletir sobre os caminhos pedagógicos trilhados por oito mulheres e um homem, estudantes do quarto período de Pedagogia do primeiro semestre de 2019, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em seu ‘fazer-se professora (or)’, recuperando memórias de diferentes momentos formativos, desde alfabetização até os dias atuais. Essas memórias são construídas por meio do uso de procedimentos metodológicos do ateliê biográfico descrito por Delory-Momberger (2006) de caráter qualitativo e singular e pela intensa valorização do lugar de fala das (os) participantes. As (os) narradoras (es) ao longo da pesquisa constroem suas ‘escrevivências’ em encontros nomeados: ‘Eu e minha infância’, ‘Eu e as letras’, ‘Eu e minhas escolhas formativas’ e por último ‘Eu: ontem, hoje e amanhã’, em uma leitura de si nos três tempos: passado, presente e futuro. A pesquisa fundamenta-se na prática emancipatória de biografar-se, acreditando que o lugar da (o) educadora (or) é no movimento da práxis. Nesse sentido as narrativas vão sendo alinhavadas à composição literária de ‘escrevivência’ da autora Conceição Evaristo (2016) marcando as escritas de si como representação de ‘corpo, condição, experiência’ e principalmente como instrumento de resistência feminina negra e de suas ‘memórias subterrâneas’. A partir de então, são realizadas reflexões acerca da construção da (o) professora (or) na contemporaneidade traçando o percurso histórico da formação docente no Brasil em um debate sobre o processo de desprofissionalização do magistério e a urgência em construir uma formação de professoras (es) que promova o entrelaçamento da universidade, escola e políticas públicas. Por fim, a pesquisa discute a docência na primeira etapa da educação básica dando destaque às (aos) professoras (es) das classes de alfabetização e a urgência de dialogarmos com Freire (1996) no que diz respeito a educação como prática para liberdade.Logo, o trabalho carrega consigo a intenção de conceber através da biografização a reflexão das experiências formativas vividas pelas (os) futuras (os) pedagogas (os), compreendendo suas histórias de vida, seus espaços sociais de letramento, seus movimentos de resistência, seus atravessamentos teóricos na tessitura singular do fazer-se educadora (or) na contemporaneidade.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectAteliê biográficopor
dc.subjectNarrativas de sipor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectBiographical studioeng
dc.subjectSelf-narrativeseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleMemórias da(o) Pedagoga(o): a construção docente pelas narrativas de alfabetização e letramento das (os) estudantes da UFRRJpor
dc.title.alternativeMemories of pedagogue(o): the teaching construction by the literacy and literacy narratives of students from UFRRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work sought to reflect on the pedagogical paths trodden by eight women and one man, students of the fourth period of Pedagogy of the first semester of 2019, of the Federal Rural University of Rio de Janeiro in his 'becoming a teacher (or)', recovering memories of different formative moments, from literacy to the present day. These memories are constructed through the use of methodological procedures of the biographical studio described by Delory-Momberger (2006) of qualitative and singular character and by the intense appreciation of the place of speech of the participants. The narrators throughout the research construct their 'writings' in named encounters: 'Me and my childhood', 'Me and the letters', 'Me and my formative choices' and lastly 'I: yesterday, today and tomorrow', in a reading of themselves in the three times: past, present and future. The research is based on the emancipatory practice of biographing one,[1) believing that the place of the educator (or) is in the praxis movement. In this sense, the narratives are being inline with the literary composition of 'writing' of the author Conceição Evaristo (2016) marking the writings of themselves as a representation of 'body, condition, experience' and mainly as an instrument of black female resistance and her 'underground memories'. From then on, reflections are made about the construction of the teacher (or) in contemporaneity tracing the historical path of teacher education in Brazil in a debate about the process of deprofessionalization of teaching and the urgency to build a teacher's education (es) that promotes the intertwining of the university, school and public policies. Finally, the research discusses teaching in the first stage of basic education, highlighting the teachers of the literacy classes and the urgency of dialoguing with Freire (1996) regarding education as a practice for freedom. Therefore, the work carries with it the intention of conceiving through biographization the reflection of the formative experiences lived by the future pedagogues, understanding their life histories, their social spaces of literacy, their resistance movements, their theoretical crossings in the singular tessitura of being an educator (or) in contemporaneity.eng
dc.contributor.advisor1Azevedo, Patrícia Bastos de
dc.contributor.advisor1ID035.569.887-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211por
dc.contributor.referee1Azevedo, Patrícia Bastos de
dc.contributor.referee2Sales, Sandia Regina
dc.contributor.referee3Araújo, Helena Maria Marques
dc.creator.ID122.227.767-08por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4076718266032505por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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