Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13113
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Assis, Alexandre Rodrigues de | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:40:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:40:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-30 | |
dc.identifier.citation | ASSIS, Alexandre Rodrigues de Assis. Alunos do Ensino Médio trabalhando no GeoGebra e no Construtor Geométrico: mãos e rotações em touchscreen. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13113 | - |
dc.description.abstract | O contínuo e acentuado desenvolvimento das tecnologias digitais tem propiciado situações desafiadoras no âmbito educacional. Nesse âmbito, o uso de aparatos móveis pode representar um momento profícuo para reflexões sobre a criação de ambientes favoráveis ao aprendizado matemático. Particularmente, os dispositivos touchscreen podem contribuir para a constituição de um novo espaço de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivos elaborar, implementar e analisar atividades de isometrias, utilizando tablet, em um curso de formação de professores - na Modalidade Normal - em Nível Médio. A pesquisa com características de Design foi orientada pelos seguintes questionamentos: i) como são as performances de touchscreen na resolução das tarefas propostas?; e ii) como os discentes manipulam fazendo rotações no GeoGebra touch e no Construtor Geométrico? Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados (a) registros do pesquisador, (b) registros dos alunos para as atividades propostas, (c) folha de ícones, (d) gravações em áudio e em vídeo, e (e) gravação dos toques realizados na tela do tablet utilizando Screen Recorder Pro. O trabalho de campo foi desenvolvido com 10 alunos do 1º ano em uma escola pública estadual da região metropolitana no Rio de Janeiro. Além de reflexões teóricas realizamos a análise de episódios que emergiram de implementações com o GeoGebra touch e Construtor Geométrico. Mediante uma pesquisa com características de Design e referencial teórico balizado em concepções vigotskianas, realizamos reflexões teóricas acerca dos gestos e manipulações touchscreen e ilustramos a análise de interações que emergiram de implementações com o GeoGebra touch e Construtor Geométricor. Os resultados indicam que o uso de tablets, vinculada à elaboração de tarefas considerando as especificidades do software, contribui para construção de conceitos matemáticos e desenvolvimento cognitivo. As análises também revelaram que manipulações touchscreen contribuiram para realizar rotações utilizando dois ou três dedos e performances que remetem à composição de transformações isométricas, propiciando a (re)elaboração de significados | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | Manipulações touchscreen | por |
dc.subject | Geometria Plana | por |
dc.subject | Rotações | por |
dc.subject | High School | por |
dc.subject | Touchscreen manipulations | por |
dc.subject | Plane Geometry | por |
dc.subject | Rotations | por |
dc.title | Alunos do ensino médio trabalhando no GeoGebra e no Construtor Geométrico: mãos e rotações em touchscreen | por |
dc.title.alternative | High school students working in GeoGebra and in Geometric Constructer: hands and rotations in touchscreen | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The continuous and accentuated development of the digital technologies has provided challenging situations in the educational field. In this context, the use of mobile devices can represent a beneficial time for reflections on the creation of favorable environments for mathematical learning. Particularly the touchscreen devices can contribute to the formation of a new learning space. This research aimed to design, implement and analyze isometries activities using tablet on an ongoing teachers training - in Normal Mode - in Middle Level. The research with characteristics of Design was guided by the following questions: i) how are the touchscreen performances in the resolution of the proposed tasks?; and ii) how do the students handle doing rotations in GeoGebra touch and in Geometric Constructer? As data collection instruments were used (a) researcher records, (b) students' records for the proposed activities, (c) icons sheet, (d) recording audio and video, and (e) recording of touches made in tablet screen using Screen Recorder Pro. The study field was conducted with 10 students of the 1st year in a public school in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Besides theoretical reflections we conducted the analysis of episodes that emerged from implementations with GeoGebra touch and Geometric Constructer. By a survey with characteristics of Design and marked theoretical referential in vigotskianas conceptions, we conducted theoretical reflections about the gestures and touchscreen manipulation and we illustrate the analysis of interactions that emerged from implementations with GeoGebra touch and Geometric Constructer. The results indicate that the use of tablets, linked to the development of tasks considering the specificities of the software contributes to the construction of mathematical concepts and cognitive development. The analysis also revealed that touchscreen manipulation contributed to perform rotations using two or three fingers and performances that refer to the composition of isometric transformations, providing the (re)construction of meanings. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Bairral, Marcelo Almeida | |
dc.contributor.advisor1ID | 001.661.987-06 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0159010164759435 | por |
dc.contributor.referee1 | Pletsh, Márcia Denise | |
dc.contributor.referee2 | Frant, Janete Bolite | |
dc.creator.ID | 306.279.577-09 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5796089579706013 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALIBALI, M. W.; NATHAN, M. J. Embodiment in Mathematics Teaching and Learning: Evidence From Learners' and Teachers' Gestures, Journal of the Learning Sciences, DOI:10.1080/10508406.2011.611446. 2011 ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Tradução de Orlando Figueiredo. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2010. 160 p. AMARAL, P. G. R. Softwares Matemáticos e Estatísticos para tablets: Uma primeira análise. 2013. 1v. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática,Universidade Federal Fluminense, Niterói. ARZARELLO, F. Semiosis as a multimodal process. Relime, número especial, 267-299. 2006. ARZARELLO, F. ; EDWARDS, L. (2005). Gesture and the Construction of Mathematical Meaning (Research Forum 2). In: H. L. Chick & J. L. Vincent (Eds.), Proc. of the 29th Conference of the International Group for the PME, 1, (pp. 122-145). Melbourne, AU: University of Melbourne. ARZARELLO, F. et al. Gestures as semiotic resources in the mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht , v. 70, n. 2, p. 97-109, 2009. ARZARELLO, F.; BAIRRAL, M.; DANÉ, C. (2014). Moving from dragging to touchscreen: geometrical learning with geometric dynamic software. Teaching Mathematics and its Applications, 33(1), 39-51. doi: 10.1093/teamat/hru002. ARZARELLO, F.; ROBUTTI, O. Multimodality in multi-representational environments. ZDM, v. 42, n. 7, p.715-731, 2010. ARZARELLO, F.; BAIRRAL, M.; DANÉ, C.; IIJIMA, Y.Ways of manipulation touchscreen in one geometrical dynamic software. Anais. Itália: International Conference on Technology in Mathematics Teaching (ICTMT11), Bari, 2013. ASSIS, A. R. de, SILVA B. C.C. da, BAIRRAL, M. A. Um levantamento de dispositivos touchscreen voltados ao ensino de matemática. In: VI CIEM – Congresso Internacional de Educação Matemática, Canoas. Anais eletrônicos... Canoas: ULBRA, 2013. Disponível em: < http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/view/683/615>. Acesso em: 22 jun. 2014. ASSIS, A. R., BAIRRAL, M. A. Tablets e Aprendizagem de Geometria na Formação Inicial de professores. In: XVIII EBRAPEM, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 2014. Disponível em:<http://www.lematec.no-ip.org/CDS/XVIIIEBRAPEM/PDFs/GD6/assis6.pdf> Acesso em: 10 dez. 2014. ASSIS, A. R. Explorando Sketchometry em dispositivos móvies e construções de significados em geometria. In: XI ENEM, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: PUC-PR, 2013. Disponível em: < http://enem2013.pucpr.br/2013/07/19/anais-do-xi-enem/ > . Acesso em: 12 jan. 2014. 129 BAIRRAL, M., ASSIS, A., SILVA, B. C. Mãos em ação em dispositivos touchscreen na educação matemática. Seropédica, RJ: EDUR, 2015. 115p. (Série InovaCom TIc, v.7) BAIRRAL, M. A. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Edur, 2012. 101p. (Série InovaComTic, v. 1). ______. Do clique ao touchscreen: Novas formas de interação e de aprendizado matemático. In: 36a Reunião Nacional da Anped, 2013, Goiânia. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Goiânia: Anped/UFG, 2013. p. 1-18. ______. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Rio de Janeiro: Edur, 2007. BARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F.; MOREIRA, L. S.; BEHAR, P. A. Uso educacional de tablets: estudo de caso na formação inicial de professores de matemática. Revista de Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande dos Sul, v. 11, n. 1, p. 1-10, jul. 2013. BOLITE FRANT, J. Corpo e tecnologia: Implicações para cognição matemática. (2002) Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/corpo.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2014 ______. Linguagem, Tecnologia e Corporeidade: Produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos. (2011). Disponível em: < http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155019936014> . Acesso em: 15 jan. 2015 BRANDÃO, L. O.; ISOTANI. S.; PEDRO, L. Z.; BORGES, S. S.; LOPES, A. M. Z.; SOUZA; BRANDÃO, A. A. F. Projeto e Desenvolvimento de um Aplicativo de Geometria Interativa para Dispositivos Móveis. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 23, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. p. 26-30. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1998. CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. In: Cadernos CEDES, V. 25, Nº 66, 2005. CARDON, D. A invenção pelo uso. In: AMBROSI, A.; PEUGEOT, V.; PIMIENTA, D. (Coord) Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. Caen-France: C & F Éditions, 2005. Disponível:< http://vecam.org/archives/article591.html>. Acesso em: 3 out. 2015. COLE, M. Psicología cultural. 2 ed. Madrid: Morata, 2003. 334p. DAMÁSIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Trad. portuguesa Dora Vicente e Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. ______. O mistério da consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Trad. Laura Teixeira. 10ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 130 DIAS, E. J; ARAÚJO Jr. F. C. Mobile learning no ensino de matemática: um framework conceitual para uso dos tablets na educação básica. In: Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul, 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC, 2012. p. 1-13. CIRILLO, M.; HERBST, P. (2010). Moving toward more authentic proof practices in geometry.Research Paper Retrieved from. Disponível em: <http://deepblue.lib.umich.edu/handle/2027.42/78169> Acesso em: 20 jun. 2014. FAÇANHA, A. R., VIANA W.; PEQUENO M. C. Estudo de interfaces acessíveis para usuários com deficiência visual em dispositivos móveis touchscreen. In: Congreso Internacional de Informática Educativa, 16, 2011, Santiago. Anais... Chile: Universidad de Chile, 2011. p. 136- 143 FAÇANHA, A. R. Uma proposta para acessibilidade visual e táctil em dispositivos touchscreen. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação). Departamento de Computação – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza – CE. FICHTNER, B. Introdução na abordagem histórico-cultural de Vygostky e seus colaboradores. Disponível em: <http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/docente/PDF_SWF/226Reader%20Vygotskij.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2014. FILHO M. A. L. O. Design de hiperlivros educacionais para tablets: uma pesquisa baseada na prática . 2014. 1v. Dissertação (Mestrado em Design) – Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco, Recife. FIORENTINI, D. Pesquisar praticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M de C., ARAÚJO, J. de L. (orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 124p. FIORENTINI, D. , LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009. 228p. FRANCO, M. C. L. G. Simetria. 2015. 147 f. Dissertação (Mestrado profissional). – Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 2015. FRIEDRICH, J. LEV VIGOTSKI – Mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica. Editora Mercado das Letras, São Paulo, 2012. GOMES, A. A. O uso das transformações geométricas e de softwares de geometria dinâmica no ensino de matrizes e suas operações. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas, departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2013. GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Campinas: Cadernos Cedes, n. 50, p. 9-25, 2000. 131 GUIMARÃES, W. N. Um estudo sobre a inserção tecnológica na formação continuada de docentes de matemática. Dissertação (Mestrado em Educação). Seropédica: PPGEduc, UFRRJ, 2015. HOSTETTER, A. B.; ALIBALI, M. W. Visible embodiment: Gestures as simulated action. Psychonomic Bulletin & Review, v. 15, n. 3, p.495-514, 2008. IIJIMA, Y. GC/HTML5: Dynamic geometry software which can be used with Ipad and PC - Feature of software and some lessons with it ICME 12. Anais ... ICMI. Seoul (Korea), ICMI, 2012. ISOTANI, S.; REIS, H. M.; BORGES, S. S. Análise de Usabilidade de Sistemas de Geometria Interativa para Tablets. Revista de Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande dos Sul, v. 12, n. 1, p. 1-10, jul. 2014. KENSKI, V. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007. 141p. KRUGER, R.; CARPENDALE, S.; SCOTT, S.D.; TANG, A. Fluid Integration of Rotation and Translation. In Proceedings of the ACM Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI)'05, April 2-7, 2005, Portland, Oregon, USA. 2005. LOURENÇO, M. T. C. O ensino de geometria através da pavimentação do plano. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto – SP. MACHADO, L. Avaliação de interfaces touch-screen: aplicabilidade e comparação entre métodos. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC. MASTRONICOLA, N. O. Trigonometria por apps. 2014. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centros de Ciências Exatas e de Tecnologias, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP. MATTA, A. E. R.; SILVA, F. de P. S. da; BOAVENTURA, E. M. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, jul./dez. 2014 McNEILL, D. Hand and mind: what gestures reveal about thought. Chicago/London: University of Chicago Press, 1992. MIR, M. Uma abordagem de isometria em sala de aula. 88 f. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto – SP. 132 MOREIRA, L. S.; PEIXOTO, G. T. B.; BATISTA, S. C. F. Geometria dinâmica em tablets: estudo de caso com o aplicativo geogebra. Revista de Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande dos Sul, v. 11, n. 3, p. 1-10, dez. 2013. MOLON , S. I. Questões metodológicas de pesquisa na abordagem sócio-histórica. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, v.11, n.1, p. 56-68, jan./ jun. 2008. MORAN, J. M. Tablets e ultrabooks na educação. 2013. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/tabletseduc.pdf> Acesso em: 14 mar. 2014. NEVES, P. R. V. O uso de caleidoscópios no ensino de grupos de simetria e transformações geométricas. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro – SP. NETO, J. F. B.; FONSECA, F. S. Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática. Revista de Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande dos Sul, v. 11, n. 1, p. 1-10, jul. 2013. NEVES, R. C. Aplicações de Números Complexos em Geometria. 2014. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro – RJ. OLIVEIRA, J. B. et al. O uso de tablets e o geogebra como ferramentas auxiliadoras no ensino da matemática. In: Conferencia Latinoamericada de GeoGebra, 2012, Montivideo. Anais eletrônicos... Montivideo: 2012. Disponível em:< http://www.geogebra.org.uy/2012/actas/66.pdf >. Acesso em: 27 mar. 2014. OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: TAILLE, Y. de la, OLIVEIRA, M. K., DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. 23. ed. São Paulo: Summus editora, 1992. 117p. OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-hsitórico. 4ª.ed. São Paulo. Editora Scipione, 2008. 111p. PINO, A L. B. Processos de significação e constituição do sujeito. 1993. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1993000100004> Acesso: 03 ago. 2015. POWELL, A.; B., FRANCISCO; J. M.; MAHER, C. A. Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento das ideias matemáticas e do raciocínio de estudantes. BOLEMA, 21, 81-140. 2004 PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H.. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 151p. QUEIROZ F. N. O uso de tablets e o Geogebra como ferramentas auxiliadoras no ensino da matemática. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 2012, Montevideo. Anais... Montevideo, 2012. p. 405-413. 133 RADFORD, L. Towards an embodied, cultural, and material conception of mathematics cognition. ZDM Mathematics Education, 2014. 46(3), 349-361. ______. Cognição matemática: história, antropologia e epistemologia. São Paulo: Livraria da Física, 2012. ______. Gestures, Speech, and the Sprouting of Signs: A Semiotic-Cultural Approach to Students’ Types of Generalization. 2003. Disponível em: < http://www.luisradford.ca/pub/79_gestures.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2015. RAMIRO, L. Situações didáticas no ensino de geometria com o aplicativo GeoGebra. 115 f. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Ilha Solteira – SP. REFATTI, L. R. Uma sequência didática para o estudo de transformações geométricas. 2012. 217 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria. 2012. REIS, H. M. Concepção de uma software de geometria interativa utilizando onterfaces gestuais para dispositovos móveis. 1v. Dissertação (Mestrado em Ciências – Ciências de Computação e Matemática Computacional) – Programa de pós graduação em Ciências de Computação e matemática computacional, Universidade de São Paulo, São Carlos. ROBUTTI, O. (2005). Hearing gestures in modeling activities with the use of technology. In F. Olivero & R. Sutherland (Eds.), Proceedings of the 7th International Conference on Technology in Mathematics Teaching (pp. 252-261). Bristol: University of Bristol. SANTOS, E. Cibercultura, Educação On-line e Processos Culturais. Teias, v. 13, n. 30, p. 3-8, 2012. SCHEFFER, N. F. Corpo – Tecnologias – Matemática: uma interação possível no ensino fundamental. Erechim: EdiFapes, 2002. SMOLKA, A. L. B.Sentido e Significação. Parte A – Sobre significação e sentido: uma contribuição à proposta de rede de Significações. In: ROSSETTI-FERREIRA et al. (orgs.) Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.35-49. SPINILLO, A. G., LAUTERT, S. L. Pesquisa-intervenção em psicologia do desenvolvimento cognitivo: princípios metodológicos, contribuição teórica e aplicada. In: CASTRO, L. R., BESSET, V. L. (orgs.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, 2008. TANG, A.; PAHUD, M.; CARPENDALE; S., BUXTON, B. VisTACO: Visualizing Tabletop Collaboration. Paper presented at International Conference on Interactive Tabletops and Surfaces (ITS '10), Saarbrücken, Germany. 2010 VELOSO E. Simetria e transformações geométricas. Lisboa: APM, 2012. 134 VIEIRA, E; GRAEFF, P.S. Letramento Digital: o uso de tablets na educação infantil. In: Seminário Nacional de Inclusão digital, 3, 2014, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: UPF, 2014. p. 1-4. VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003a. ______. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2003b. ______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: Luria, A. R.; Leontiev, A. e Vygotsky, L. S. (orgs). Psicologia e Pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro Editora, p. 25-42, 2005. ______; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (org.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. Ed.São Paulo, SP: Ícone editora, 2006. 228p. ______. Imaginação e criatividade na infância. Tradução João Pedro Fróis. São Paulo: Martins Fontes, 2014. YOOK, H. A study on the types of interactive motions in Mobile touch interface. Tese de Doutorado. Hongik university, Korea, 2009 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/4889/2016%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/19502/2016%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/25853/2016%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/32224/2016%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/38624/2016%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/45012/2016%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/51410/2016%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/57912/2016%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/69621/2015%20-%20Alexandre%20Rodrigues%20de%20Assis.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1312 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-10-19T12:48:57Z No. of bitstreams: 1 2016 - Alexandre Rodrigues de Assis.pdf: 4979327 bytes, checksum: 5e0ad89b3f3293076de6fcf16e11f879 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2016-10-19T12:48:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Alexandre Rodrigues de Assis.pdf: 4979327 bytes, checksum: 5e0ad89b3f3293076de6fcf16e11f879 (MD5) Previous issue date: 2015-11-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Alexandre Rodrigues de Assis.pdf | 4.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.