Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13113
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alunos do ensino médio trabalhando no GeoGebra e no Construtor Geométrico: mãos e rotações em touchscreen
Título(s) alternativo(s): High school students working in GeoGebra and in Geometric Constructer: hands and rotations in touchscreen
Autor(es): Assis, Alexandre Rodrigues de
Orientador(a): Bairral, Marcelo Almeida
Primeiro membro da banca: Pletsh, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Frant, Janete Bolite
Palavras-chave: Ensino Médio;Manipulações touchscreen;Geometria Plana;Rotações;High School;Touchscreen manipulations;Plane Geometry;Rotations
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 30-Nov-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: ASSIS, Alexandre Rodrigues de Assis. Alunos do Ensino Médio trabalhando no GeoGebra e no Construtor Geométrico: mãos e rotações em touchscreen. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.
Resumo: O contínuo e acentuado desenvolvimento das tecnologias digitais tem propiciado situações desafiadoras no âmbito educacional. Nesse âmbito, o uso de aparatos móveis pode representar um momento profícuo para reflexões sobre a criação de ambientes favoráveis ao aprendizado matemático. Particularmente, os dispositivos touchscreen podem contribuir para a constituição de um novo espaço de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivos elaborar, implementar e analisar atividades de isometrias, utilizando tablet, em um curso de formação de professores - na Modalidade Normal - em Nível Médio. A pesquisa com características de Design foi orientada pelos seguintes questionamentos: i) como são as performances de touchscreen na resolução das tarefas propostas?; e ii) como os discentes manipulam fazendo rotações no GeoGebra touch e no Construtor Geométrico? Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados (a) registros do pesquisador, (b) registros dos alunos para as atividades propostas, (c) folha de ícones, (d) gravações em áudio e em vídeo, e (e) gravação dos toques realizados na tela do tablet utilizando Screen Recorder Pro. O trabalho de campo foi desenvolvido com 10 alunos do 1º ano em uma escola pública estadual da região metropolitana no Rio de Janeiro. Além de reflexões teóricas realizamos a análise de episódios que emergiram de implementações com o GeoGebra touch e Construtor Geométrico. Mediante uma pesquisa com características de Design e referencial teórico balizado em concepções vigotskianas, realizamos reflexões teóricas acerca dos gestos e manipulações touchscreen e ilustramos a análise de interações que emergiram de implementações com o GeoGebra touch e Construtor Geométricor. Os resultados indicam que o uso de tablets, vinculada à elaboração de tarefas considerando as especificidades do software, contribui para construção de conceitos matemáticos e desenvolvimento cognitivo. As análises também revelaram que manipulações touchscreen contribuiram para realizar rotações utilizando dois ou três dedos e performances que remetem à composição de transformações isométricas, propiciando a (re)elaboração de significados
Abstract: The continuous and accentuated development of the digital technologies has provided challenging situations in the educational field. In this context, the use of mobile devices can represent a beneficial time for reflections on the creation of favorable environments for mathematical learning. Particularly the touchscreen devices can contribute to the formation of a new learning space. This research aimed to design, implement and analyze isometries activities using tablet on an ongoing teachers training - in Normal Mode - in Middle Level. The research with characteristics of Design was guided by the following questions: i) how are the touchscreen performances in the resolution of the proposed tasks?; and ii) how do the students handle doing rotations in GeoGebra touch and in Geometric Constructer? As data collection instruments were used (a) researcher records, (b) students' records for the proposed activities, (c) icons sheet, (d) recording audio and video, and (e) recording of touches made in tablet screen using Screen Recorder Pro. The study field was conducted with 10 students of the 1st year in a public school in the metropolitan region of Rio de Janeiro. Besides theoretical reflections we conducted the analysis of episodes that emerged from implementations with GeoGebra touch and Geometric Constructer. By a survey with characteristics of Design and marked theoretical referential in vigotskianas conceptions, we conducted theoretical reflections about the gestures and touchscreen manipulation and we illustrate the analysis of interactions that emerged from implementations with GeoGebra touch and Geometric Constructer. The results indicate that the use of tablets, linked to the development of tasks considering the specificities of the software contributes to the construction of mathematical concepts and cognitive development. The analysis also revealed that touchscreen manipulation contributed to perform rotations using two or three fingers and performances that refer to the composition of isometric transformations, providing the (re)construction of meanings.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13113
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015 - Alexandre Rodrigues de Assis.pdf4.86 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.