Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13118
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Praça, Marina Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:41:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:41:01Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-10 | |
dc.identifier.citation | PRAÇA, Marina Ferreira. Narrando uma experiência formativa: uma viagem pela América Latina. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13118 | - |
dc.description.abstract | A narrativa de uma viagem tornou-se possibilidade de reflexão sobre educação e formação humana. O percurso, durante quinze meses, por sete países do continente sul-americano no ano de 2011, foi aqui reinventado para ser compartilhado e tornar-se também uma experiência coletiva. A partir da discussão sobre experiência, narrativa, encontros e redes, me proponho pensar a construção de conhecimento em movimento, contemplando a possibilidade de que a educação se dê também, e quiçá principalmente, para além das estruturas curriculares e das formalidades dos espaços exclusivamente destinados a este fim. Este trabalho constituí-se, assim, como experiência educativa composta por aprendizagens andantes, inclusive durante sua própria escrita. A discussão sobre a importância de pensar a educação no mundo, pautada pela liberdade e pela abertura às diferenças nos leva, assim, para uma narrativa do vivido em cada um dos países, revisitadas na escrita dessa pesquisa-vida | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Experience | eng |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Viagem | por |
dc.subject | América Latina | por |
dc.subject | Narration | por |
dc.subject | Journey | por |
dc.subject | Latin America | por |
dc.title | Narrando uma experiência formativa: uma viagem pela América Latina | por |
dc.title.alternative | Narrating a formative experience: a trip through Latin America | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The narration of a trip became the possibility of reflection about education and the human formation. the path, throughout fifteen months, around seven south-american countries, has been, here, reinvented and has transformed itself into a collective experience. from the discussion about the experience, the narration, the encounters and nets, i have myself thinking about the building of knowledge in movement, contemplating the possibility of education being built also, and, perhaps, mainly, beyond the curricular structures and the formality of the spaces exclusively designated to be that. therefore, this work constitutes itself in a collective experience, made of wandering knowledge – including its process of being written. the discussion about the importance of thinking about education in the world, guided by the freedom and the open-mindedness regarding the differences, takes us to a narration of everything lived in each country, revisited in the making and writing of this research-living. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, José Valter | |
dc.contributor.advisor1ID | 53569490734 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7309500118972901 | por |
dc.contributor.referee1 | Linhares, Célia Frazão | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Celso Sanchez | |
dc.contributor.referee3 | Ribetto, Anelice Astrid | |
dc.creator.ID | 12443375790 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4149764701729733 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ASAMBLEA CONSTITUYENTE. Constitución de la República del Ecuador, Montecristi, 2008 ALVES, N. Pensar a formação de professores ou sobre mundos em redes. In: SOUZA, D; FERREIRA, R. (Orgs.).Bacharel ou professor? O processo de reestruturação dos cursos de formação de professores no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2000, p. 69-82. BARROS, M. Menino do Mato. São Paulo: Leya, 2010. BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 4aedição, 1985. BETTO, F. O que é Comunidade Eclesial de Base? 5ª edição. São Paulo: Brasiliense,1985. BORON, A. O socialismo no século 21: Há vida após o neoliberalismo? São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010. DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. v.3. DE OLIVEIRA, M. A favela e a utopia do direito à cidade no Rio de Janeiro. IN: Revista Eletrônica de Geografia e Ciências Sociales. Vol XI, no 245(34). Universidade de Barcelona, 2007. FILÉ, V. Tentativas e tentações: batidas no terreiro da linguagem. In: Oliveira, Inês Barbosa de. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis: FAPERJ, 2010. _______. Os dois lados da câmera: entrevista com o documentarista Eduardo Coutinho. In: FILÉ, V. (org.) Batuques, fragmentações e fluxos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 69-82. GALEANO. E. As palavras andantes. Porto Alegre: L&PM, 1994 ____________. Bocas del tiempo. 3a. ed. Montevideo: Imprenta Rosgal S/A, 2007. ____________. O livro dos abraços. 2ª edição. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009. GUATTARI, F. As três ecologias. Trad. Maria Cristina Bittencourt. Campinas: Papirus, 2001. HOETMER, R. Después del fin de la história: reflexiones sobre los movimentos sociales latinoamericanos de hoy. In: HOETMER, R.(coord.) Repensar la política desde América Latina: cultura, estado y movimientos sociales. Lima: Fondo Editorial de La Faculdad de Ciencias Sociales (UNMSM), 2009. 189 HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001. LARROSA, J. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86. ____________. O ensaio e a escritura acadêmica. Tradução: Malvina do Amaral Domeles. In: Educação & Sociedade, ano XXVIII, julho, 2003. ____________.Palavras desde o limbo. In: Revista Teias, v.13, ano 27, p.287-98, jan/abril 2012. ____________. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2014. LISPECTOR, C. Um sopro de vida (pulsações). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978 MACHADO, L.; ALMEIDA, L. Notas sobre escrever [n]uma vida. IN: RIBETTO, A. e CALLAI, C. (orgs) Uma Escrita Académica outra: ensaios, experiências e invenções. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, no prelo, 2015. MÁRQUEZ, G. Viver para contar. São Paulo: Ed. Record, 2003. MELLO, T. Mormaço na Floresta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981. MORIN, E; LE MOIGNE, J. A Inteligência da Complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000 PELOSO, R. Trabalho de base. São Paulo: Expressão Popular, 2012. PESSOA, F. Viajar. In: Poesias.15ª edição. Lisboa: Ática, 1995 PORTO-GONÇALVES, C. Entre América e Abya Yala – tensões de territorialidades. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 20, p. 25-30, jul./dez.. Editora UFPR, 2009 QUINTANA, M. Nova Antologia Poética. 12a edição. São Paulo: Globo, 2007. RIBETTO, A.; FILÉ. V. Da experiencia à narrativa. In: PEREZ, C(org). Rio de Janeiro: UFF, no prelo, 2015. SANTOS, B.S. Dilemas de nosso tempo:globalização, multiculturalismo e conhecimento. In: Curriculo sem Fronteira, v.3, n.2, pp. 5-23. Jul/Dez, 2003 _____________. Para Além do Pensamento Abissal: Das linhas globais de uma ecologia de saberes. In: Novos Estudos. n.79. CEBRAP. Novembro, 2007, p. 71-94. SARLO, B. Viajes: De la Amazonia a las Malvinas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Seix Barrial, 2014. 190 SILVEIRA, L. et al. A sociopoética como dispositivo para produção de conhecimento. In: Interface, Comunicação, Saúde e Educação, v. 12, p. 873-881, 2008. SIQUEIRA, A. Direitos humanos, Estado Plurinacional na América Latina e parcerias estratégicas internacionais. In: Jus Navigandi, ano 18, n. 3693, 11 ago. 2013. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/25066>. Acesso em: 17 mar. 2015. SVAMPA, M. Movimientos Sociales, matrices socio-políticos y nuevos escenarios en América Latina. In: One World Perspectives. Working Papers 01 / 2010. VON FORSTER, H. Visão e conhecimento: disfunções de segunda ordem. In: SCHNITMAN, D.F. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 59-74 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/4945/2015%20-%20%20Marina%20%20Ferreira%20Pra%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/63219/2015%20-%20Marina%20Ferreira%20Pra%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/64951/2015%20-%20Marina%20Ferreira%20Pra%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1315 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2016-10-19T15:28:43Z No. of bitstreams: 1 2015 - Marina Ferreira Praça.pdf: 155299263 bytes, checksum: 80ad057996f9e29fa2506349706c9177 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2016-10-19T15:28:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Marina Ferreira Praça.pdf: 155299263 bytes, checksum: 80ad057996f9e29fa2506349706c9177 (MD5) Previous issue date: 2015-04-10 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Marina Ferreira Praça.pdf | Documento principal | 7.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.