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Tipo do documento: Dissertação
Title: Formação de professores e a lei 10.639/03: um diálogo possível?
Other Titles: Teacher training and the Law 10.639/03: a possible dialogue?
Authors: Madaleny, Kelly Xavier
Orientador(a): Oliveira, Luiz Fernandes de
Primeiro membro da banca: Lins, Mônica Regina Ferreira
Segundo membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Keywords: teacher education;Law 10.639/03;school;teaching knowledge;Formação de professores;Lei 10.639/03;escola;saberes docentes
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 7-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MADALENY, Kelly Xavier. Formação de professores e a Lei 10.639/03: um diálogo possível? 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu/ Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: Este tema de pesquisa surgiu a partir da minha entrada na escola pública, como professora do primeiro segmento, logo após ter concluído o curso de pedagogia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A partir daí comecei a perceber a distância existente entre a academia e prática docente, que passa a existir a partir do momento em que o docente desenvolve suas funções no cotidiano escolar ( TARDIF, 2014). Com o passar do tempo há um distanciamento da teoria, pois é a prática diária que direciona seu trabalho em sala de aula. Quando assumi meu cargo na prefeitura de Seropédica, estava cursando Educação para as Relações Étnico-raciais no PENESB, o que me possibilitou perceber que apesar da existência da Lei 10.639/03, que altera a LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional 9.394/96 em seu artigo 26 A, alguns professores ainda não tem o conhecimento da mesma e outros que a conhece, diz não saber como implementá-la. De acordo com minhas experiências vivenciadas no cotidiano escolar, percebi o quanto esta é tradicionalista e que prioriza uma determinada cultura, por isso, há um silenciamento que sustenta o preconceito e a disciminação interferindo na socialização das crianças na escola (CAVALLEIRO, 2012). A invisibilidade do Outro e de sua cultura está presente no cotidiano escolar. Diante disto, pretendemos encontrar subsídios que levem à reflexão sobre a formação dos professores e os saberes que estes “mobilizam”para atuar em sala de aula. E no caso específico deste trabalho, investigar a formação dos profissionais de educação que se formaram na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O tema escolhido para desenvolver este trabalho, tem por objetivo contribuir com elementos para o debate das questões que envolvem a formação de professores e a aplicação da Lei 10.639/03, tendo como ponto de partida também a minha formação acadêmica.
Abstract: This research topic grew out of my entry into public school as a teacher of the first segment, having just completed the course in pedagogy at the Federal Rural University of Rio de Janeiro. From there I began to realize the gap between academia and teaching practice, which comes into being from the moment in which the teacher carries out its functions in everyday school life (Tardif, 2014). Over time there is a gap theory as it is the daily practice that directs their work in the classroom. When I took my position at Seropédica Prefecture, was studying education for Étnico-raciais Relations in PENESB, which made me realize that despite the existence of Law 10.639 / 03 amending LDBEN - Law of Guidelines and Bases for National Education 9394/96 on Article 26, some teachers still do not have knowledge of it and others who know her say not knowing how implement it. According to my experiences lived in everyday school life, I realized how much this is traditionalist and prioritizing a particular culture, so there is a silencing that supports prejudice and disciminação interfering in the socialization of children in school (Chevalier, 2012). The invisibility of the Other and its culture is present in everyday school life. In view of this, we intend to find grants that lead to reflection on teacher training and the knowledge that they "mobilized" to work in the classroom. And in the specific case of this study, to investigate the formation of education professionals who have graduated in UFRRJ - Rural Federal University of Rio de Janeiro. The theme chosen to develop this work aims to contribute elements to the debate of the issues surrounding teacher training and the application of Law 10.639 / 03, taking as a starting point also my academic background.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13121
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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