Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraujo, Iolanda Silva Menezes de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:25Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:25Z-
dc.date.issued2015-07-23
dc.identifier.citationARAUJO, Iolanda Silva Menezes de. O lugar da Educação Infantil na universidade: memórias da gestão da escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13150-
dc.description.abstractNo presente estudo trago as memórias de três ex-diretoras da Escola de Educação Infantl da Universidade Federal do Rio de Janeiro que ficaram mais tempo no cargo e contribuíram para a permanência dessa escola na universidade ao longo de seus trinta e quatro anos de existência. O estudo encontra-se ancorado teórica e metodologicamente em Bakhtin, Benjamin e outros autores que contribuíram significativamente para que o estudo ganhasse consistência nas reflexões aqui registradas. A metodologia foi pensada sob a égide do encontro com o outro, na compreensão de que as palavras com todas as suas dimensões de significados que não pertencem a um só indivíduo, mas pontes que foram lançadas entre mim e todos esses outros da pesquisapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectInstituições Federais de Educação Infantilpor
dc.subjectInstitucionalizaçãopor
dc.subjectTerritorialidadepor
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectInstitutions Federal Early Childhood Educationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectInstitutionalizationeng
dc.subjectTerritorialityeng
dc.titleO lugar da educação infantil na universidade: memórias da gestão da escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeThe place of early childhood education at the university: management memories of the early childhood school of the Federal University of Rio de Janeiropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherthe present study bring memories of three former directors of the School of Education Infant the Federal University of Rio de Janeiro who stayed longer in office and contributed to the permanence of this school at the university over his thirty-four years of existence. The study is grounded theoretically and methodologically in Bakhtin, Benjamin and others who have contributed significantly to the study gained consistency in the reflections recorded here. The methodology was designed under the aegis of the encounter with the other, on the understanding that the words with all aspects of meanings that do not belong to one individual, but bridges that were released between me and all these other researcheng
dc.contributor.advisor1Motta, Flavia Miller Naethe
dc.contributor.advisor1ID79300600710por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee1Motta, Flavia Miller Naethe
dc.contributor.referee2Lopes, Jader Jane Lopes Moreira
dc.contributor.referee3Carvalho, Carlos Roberto de
dc.creator.ID00564153974por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8964940577396173por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAMORIM, M. O Pesquisador e Seu Outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Editora Musa, 2001. ______. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. IN.: FREITAS, M. T.; JOBIM E SOUZA, S; KRAMER, S. (Orgs). Ciências Humanas e Pesquisa Leituras de Mikhail Bakhtin. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. ______. Para uma filosofia do ato: “válido e inserido no contexto”. In: BRAIT, Beth. (org.) Bakhtin, dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009. ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Editora Bomtempo, 1999. ARROYO, M. G. Administração da educação, poder e participação. Revista Educação e Sociedade, São Paulo: Cortez, 1979, vol. 2, p. 36-46. BANDEIRA, Manuel. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993. BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 ______. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009. ______. Para uma filosofia do ato responsável. São Paulo: Pedro e João, 2010. BARROS, Manoel. Memórias Inventadas para crianças Iluminuras de Martha Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasl, 2010. 31p. ilus. Capa dura – ISBN 978-85-7665-559-6. BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução Irene Aron. Belo Horizonte, UFMG, 2007. ______. Ensaio obtido em - Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232. 72 BULLÉ, Flávia do Carmo; ARAUJO, Iolanda. Primeiras experiências vivenciadas na linguagem bakthiniana. IN.: CAMPOS, D.; ANTUNES, J; GÓES, M.; COSTA, M (Orgs). II ENCONTRO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS. VIDA, CULTURA, ALTERIDADE. EEBA/2013‐Caderno 1. São Carlos: Pedro &João Editores, 2013. BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. ______. LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. ______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 1, de 10 de Março de 2011. Brasília, DF. ______. Poder Executivo. Lei Nº 13.005 de 25 junho e 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE – 2011 – 2020. Brasília, Presidência da Republica, Casa Civil, 2014. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acessado em 23 de agosto de 2014. ______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB Nº 17/2010. CARVALHO, Carlos Roberto de e MOTTA, Flávia Miller Naethe. Escrever responsável sob as condições do deserto: O compromisso com o outro e a contemporaneidade. Revista Teias, v. 14, n. 32, 12-35, maio/ago. 2013. CORSINO, Patrícia; DIDONET, Vital; NUNES, Maria Fernanda Resende. Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Fundação Orsa, 2011. CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1994. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 6ª Ed. DEMO, Pedro. Participação é Conquista: Nocões de política social e participação. 5ª Ed. São Paulo, Cortez 2001. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 5 ed., p. 1.144. FERREIRA, I. M. S. & CANCIAN, V. A. (Org) Unidades de Educação Infantil nas Universidades Federais: os caminhos percorridos. Goiânia: FUNAPE, 2009. 73 FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti; RAMON, Fabíola; SILVA, Ana Paula Soares. Políticas de atendimento à criança pequena nos países em desenvolvimento. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 65-100, março/ 2002. FILHO, Aristeo Gonçalves Leite. História da Educação Infantil. Heloísa Marinho: uma tradição esquecida. Petrópolis, Rio de Janeiro. Papirus, 2011. ______. Rumos da Educação Infantil no Brasil. Rio de Janeiro: TEIAS. Ano 6, nº 11-12, jan/dez 2005. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder.Tradução Roberto Machado. 24. ed. Rio deJaneiro: Edições Graal, 2007. ______. A ordem do discurso .Aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. Edições Loyola, São Paulo, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999. ______. FREIRE, Ana Maria Araújo (org.). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora UNESP, 2001. FREITAS, Maria Teresa; KRAMER, Sônia; SOUZA, Solange Jobim e (Orgs). Ciências Humanas e Pesquisas: leituras de Mikhail Bakhtin. 2 ed. São Paulo, Cortez, 2007. GADOTTI, Moacir. Escola cidadã: uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo, Cortez, 1992, v. 50. GERALDI, João Wanderley. Ancoragens – Estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010 HENGEMUHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004. GUIMARÃES, Daniela. Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011. 74 KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. KRAMER, Sonia; TOLEDO, Leonor Pio Borges de; BARROS, Camila. Gestão a Educação Infantil nas políticas municipais. Revista Brasileira de Educação. Vol. 19, nº. 56. Rio de Janeiro, Jan/Mar, 2014. ______. Educação a contrapelo. Revista Educação, São Paulo, ano II, p. 16-25, março. 2008. ______. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. In: Educação & Sociedade, vol. 27, n. 96 – Especial, p. 797-818, outubro, 2006. ______. Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005. ______. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993. ______.Infância, memória e saber – considerações à luz da obra de Walter Benjamin. Escola Letra Freudiana. Disponível em http://www.escolaletrafreudiana.com.br/UserFiles/110/File/artigos/letra23/045.pdf, acesso em 15 de jun 2015. ______.(org.). A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Rio de Janeiro: Achiamé, 1982. LOPES, Isabela. Dissertação de Mestrado, O acesso às unidades universitárias federais de educação infantil (UUFEI’s): A Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da infância: territorialidades infantis. Currículo sem Fronteiras, v. 06, n. 01, p. 103-127, jan./jun. 2006. MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Abordagem da educação atual na perspectiva da Biologia do Conhecimento. (2002) p. 96. OLIVEIRA, Elane Abreu de. Ruínas em imagens: Walter Benjamin e as fotografias contemporâneas. Trabalho apresentado na DT Comunicação Audiovisual, do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Campina Grande – PB – 10 a 12 de Junho 2010 75 PASSOS, Mailsa Carla Pinto; PEREIRA, Rita Marisa Ribes (Orgs). Educação Experiência Estética. Rio de Janeiro: Nau, 2011. PEREIRA, Rita Marisa Ribes; MACEDO, Nélia Mara Resende (Orgs). Infância em Pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012. PUCCI, Renata. Questões de alteridade e identidade. Impulso, Piracicaba, 43-49, jan.-jun. 2011. RAUPP, M. D. Creches nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas. In: Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 86, p. 197-217, abril, 2004. ______.Relação Universidade – Unidade de Educação Infantil e Histórico da Associação Nacional da ANUUFEI. In: ANAIS do III Encontro Nacional das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil. São Carlos: UFSCar, p. 16 – 26, 2003. ______. A educação infantil nas universidades federais: questões, dilemas e perspectivas.2002. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. ROSEMBERG, F. O movimento de mulheres e a abertura política no Brasil: o caso da creche – 1984. In: ROSEMBERG, F. (Org.). Temas em destaque: creche. São Paulo: Cortez; Fundação Carlos Chagas, 1989. ROUSSEAU, Jean-Jacques. ROCHA, Eloisa A. C.; KRAMER, Sonia (Orgs). Educação Infantil Enfoques em Diálogos. Campinas, São Paulo: Papirus, 2011. SANT´ANNA, Affonso Romano. Sísifo desce a montanha. Rocco, 1ª ed, 2011, p. .136. SEBASTIANI, M. T. Educação Infantil: o desafio da qualidade, 1996. Tese. Unicamp. SILVA, I. O. Educação infantil no coração da cidade. São Paulo: Ed. Cortez, 2008. SILVA JR. Celestino A. A Organização do Trabalho na Escola: a prática a existente e a teoria necessária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 59, 1986. SOBRAL, Adail. Ético e estético: na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2007, p.103-121. 76 UNICEF. Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa – Direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes /Fundo das Nações Unidas para a Infância. - Brasília: UNICEF, 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIODE JANEIRO. Edital de admissão 2011. Disponível em: <http://www.pr4.ufrj.br/.../Edital_EEI_14_09_2010.doc> Acesso em: 06 mar 2013. ______. Edital de admissão 2012. Disponível em: http://www.pr4.ufrj.br/edital_2011_2012.htm Acesso em: 06 mar 2013. _______. Edital de admissão 2013. Disponível em: http://www.pr4.ufrj.br/eei/Edital_2013.doc> Acesso em: 06 mar 2013. VÍDEO MEJÍA, Alberto Lopéz. Vídeo institucional. Creche UFRJ 25 anos: Pintando a Infância. Rio de Janeiro: EEI-UFRJ, 2006. SITE http://www.cchm.ufrj.br/horacioMacedo.asp http://www.assistenciasocial.al.gov.br/legislacao/legislacao-federal/LOAS.pdf http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/viewFile/915/716 Geografia da Infância: contribuições aos estudos das crianças e suas infâncias Jader Janer Moreira LOPES https://anpedgt07.files.wordpress.com/2015/01/entrevista-jader.pdfOlh@res, Guarulhos, v. 2, n. 2, p. 301-334. Dezembro, 2014por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64063/2015%20-%20Iolanda%20S.%20Menezes%20de%20Araujo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64355/2015%20-%20Iolanda%20Silva%20Menezes%20de%20Araujo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4397
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-02-19T13:08:39Z No. of bitstreams: 1 2015 - Iolanda S. Menezes de Araújo.pdf: 16056748 bytes, checksum: efba2d8846a87e69e6d9bdfd25729e34 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-19T13:08:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Iolanda S. Menezes de Araújo.pdf: 16056748 bytes, checksum: efba2d8846a87e69e6d9bdfd25729e34 (MD5) Previous issue date: 2015-07-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Iolanda Silva Menezes de Araujo.pdf6.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.