Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13150
Tipo do documento: Dissertação
Título: O lugar da educação infantil na universidade: memórias da gestão da escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Otros títulos: The place of early childhood education at the university: management memories of the early childhood school of the Federal University of Rio de Janeiro
Autor: Araujo, Iolanda Silva Menezes de
Orientador(a): Motta, Flavia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Motta, Flavia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Lopes, Jader Jane Lopes Moreira
Terceiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Palabras clave: Narrativas;Gestão;Instituições Federais de Educação Infantil;Institucionalização;Territorialidade;Narrative;Institutions Federal Early Childhood Education;Management;Institutionalization;Territoriality
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 23-jul-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: ARAUJO, Iolanda Silva Menezes de. O lugar da Educação Infantil na universidade: memórias da gestão da escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.
Resumen: No presente estudo trago as memórias de três ex-diretoras da Escola de Educação Infantl da Universidade Federal do Rio de Janeiro que ficaram mais tempo no cargo e contribuíram para a permanência dessa escola na universidade ao longo de seus trinta e quatro anos de existência. O estudo encontra-se ancorado teórica e metodologicamente em Bakhtin, Benjamin e outros autores que contribuíram significativamente para que o estudo ganhasse consistência nas reflexões aqui registradas. A metodologia foi pensada sob a égide do encontro com o outro, na compreensão de que as palavras com todas as suas dimensões de significados que não pertencem a um só indivíduo, mas pontes que foram lançadas entre mim e todos esses outros da pesquisa
Abstract: the present study bring memories of three former directors of the School of Education Infant the Federal University of Rio de Janeiro who stayed longer in office and contributed to the permanence of this school at the university over his thirty-four years of existence. The study is grounded theoretically and methodologically in Bakhtin, Benjamin and others who have contributed significantly to the study gained consistency in the reflections recorded here. The methodology was designed under the aegis of the encounter with the other, on the understanding that the words with all aspects of meanings that do not belong to one individual, but bridges that were released between me and all these other research
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13150
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Iolanda Silva Menezes de Araujo.pdf6.37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.