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dc.contributor.authorNunes, Caroline Martins dos Santos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:44Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:44Z-
dc.date.issued2023-02-27
dc.identifier.citationNUNES, Caroline Martins dos Santos. “Meu Deus, como mexe nesse programa?”: uma análise dialógica de conversas com docentes praticantes do Ensino Remoto na pandemia. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13171-
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar a experiência docente de Ensino Remoto, alternativa encontrada para a continuidade da educação formal das escolas, dada a limitação das interações sociais e físicas, compreendida pela perspectiva dos profissionais que atuaram em contexto pandêmico de Covid-19, no período de 2020 e 2021. Construiremos compreensões a respeito da maneira em que o distanciamento afetou a prática docente e quais foram as ações constituídas na tentativa de superar tamanho e repentino desafio. Optamos por construir compreensões por meio de conversas individuais e rodas de conversa, tendo como interlocutores os docentes do Colégio de Aplicação de Resende, dada sua efetiva prática de estratégias de Ensino Remoto online assumidas desde o princípio do afastamento social. Os pressupostos teóricos apoiam-se na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin (1992, 2014, 2010, 2017, 2020) e nas concepções de educação de Paulo Freire (1980, 1987, 2000) que apontam – de um lado – para a indissolubilidade das três esferas da cultura: ética, estética e epistemologia, amarrada a uma atitude responsavelmente ativa devido ao “não álibi do existir” e – de outro – ao diálogo como matéria-prima para as relações humanas, consequentemente, para a educação e pesquisa. Perpassam pelo estudo, conceitos de cibercultura e educação on-line, com fundamentação em Pierre Lévy (1998; 1999) e Edméa Santos (2019, 2021), para ampliação da discussão em educação on-line. A fim de que haja segurança, proteção, e também para que os direitos dos participantes sejam garantidos, assim como a integridade na pesquisa e honestidade no tratamento dos dados, sobretudo na divulgação do conhecimento extraído, os sujeitos dessa pesquisa preencheram o TCLE antes de qualquer envolvimento com o presente trabalho.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEnsino Remotopor
dc.subjectBakhtinpor
dc.subjectConversa dialógicapor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectEducação on-linepor
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectRemote Teachingeng
dc.subjectDialogic conversationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectOnline Educationeng
dc.title“Meu Deus, como mexe nesse programa?”: uma análise dialógica de conversas com docentes praticantes do Ensino Remoto na pandemiapor
dc.title.alternativeOh God, how does this program work?”: a dialogic analysis of conversations with teachers who practice remote teaching during the pandemiceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis present paper aims at investigating the teaching experience of remote teaching, an alternative found for the continuity of formal education in schools given the limitation of physical social interactions, understanding from the perspective of professionals who worked in the context of the COVID-19 pandemic in the period of 2020 and 2021. We will build understandings about the way in which the distance affected the teaching practice, and what were the actions constituted attempting to overcome such sudden challenge. We chose to build understandings through individual conversations and conversation circles, having as speaker the teachers of the” Colégio de Aplicação de Resende”- given their effective practice on online remote teaching strategies, since the beginning of social distancing. The theoretical assumptions are based on the philosophy of language by Mikhail Bakhtin (1992, 2014, 2010, 2017, 2020) and in the conceptions of education by Paulo Freire (1980, 1987, 2000) that point – on one hand - to the indissolubility of the three spheres of culture: ethics, aesthetics and epistemology, tied to a responsibly active attitude due to the “no-alibi of existence” and on the other hand – the dialogue as the cornerstone for human relations, consequently, for education and research. This study includes concepts of cyberculture, and online education based on Pierre Lévy (1998; 1999) and Edméa Santos (2019, 2021) to expand the discussion on online education. In order to have security, protection and also for the rights of the participants to be ensured, as well as integrity in the research and honesty in the treatment of data, especially in the dissemination of extracted knowledge, the subjects of this research filled out the ICF before any involvement with the present work.eng
dc.contributor.advisor1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee1Motta, Flávia Miller Naethe
dc.contributor.referee2Santos, Edmea oliveira dos
dc.contributor.referee3Souza, Ana Lúcia Gomes de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0073934317414730por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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