Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13171
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Caroline Martins dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:41:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | |
dc.identifier.citation | NUNES, Caroline Martins dos Santos. “Meu Deus, como mexe nesse programa?”: uma análise dialógica de conversas com docentes praticantes do Ensino Remoto na pandemia. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13171 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca investigar a experiência docente de Ensino Remoto, alternativa encontrada para a continuidade da educação formal das escolas, dada a limitação das interações sociais e físicas, compreendida pela perspectiva dos profissionais que atuaram em contexto pandêmico de Covid-19, no período de 2020 e 2021. Construiremos compreensões a respeito da maneira em que o distanciamento afetou a prática docente e quais foram as ações constituídas na tentativa de superar tamanho e repentino desafio. Optamos por construir compreensões por meio de conversas individuais e rodas de conversa, tendo como interlocutores os docentes do Colégio de Aplicação de Resende, dada sua efetiva prática de estratégias de Ensino Remoto online assumidas desde o princípio do afastamento social. Os pressupostos teóricos apoiam-se na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin (1992, 2014, 2010, 2017, 2020) e nas concepções de educação de Paulo Freire (1980, 1987, 2000) que apontam – de um lado – para a indissolubilidade das três esferas da cultura: ética, estética e epistemologia, amarrada a uma atitude responsavelmente ativa devido ao “não álibi do existir” e – de outro – ao diálogo como matéria-prima para as relações humanas, consequentemente, para a educação e pesquisa. Perpassam pelo estudo, conceitos de cibercultura e educação on-line, com fundamentação em Pierre Lévy (1998; 1999) e Edméa Santos (2019, 2021), para ampliação da discussão em educação on-line. A fim de que haja segurança, proteção, e também para que os direitos dos participantes sejam garantidos, assim como a integridade na pesquisa e honestidade no tratamento dos dados, sobretudo na divulgação do conhecimento extraído, os sujeitos dessa pesquisa preencheram o TCLE antes de qualquer envolvimento com o presente trabalho. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Ensino Remoto | por |
dc.subject | Bakhtin | por |
dc.subject | Conversa dialógica | por |
dc.subject | Formação Docente | por |
dc.subject | Educação on-line | por |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | Remote Teaching | eng |
dc.subject | Dialogic conversation | eng |
dc.subject | Teacher Training | eng |
dc.subject | Online Education | eng |
dc.title | “Meu Deus, como mexe nesse programa?”: uma análise dialógica de conversas com docentes praticantes do Ensino Remoto na pandemia | por |
dc.title.alternative | Oh God, how does this program work?”: a dialogic analysis of conversations with teachers who practice remote teaching during the pandemic | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This present paper aims at investigating the teaching experience of remote teaching, an alternative found for the continuity of formal education in schools given the limitation of physical social interactions, understanding from the perspective of professionals who worked in the context of the COVID-19 pandemic in the period of 2020 and 2021. We will build understandings about the way in which the distance affected the teaching practice, and what were the actions constituted attempting to overcome such sudden challenge. We chose to build understandings through individual conversations and conversation circles, having as speaker the teachers of the” Colégio de Aplicação de Resende”- given their effective practice on online remote teaching strategies, since the beginning of social distancing. The theoretical assumptions are based on the philosophy of language by Mikhail Bakhtin (1992, 2014, 2010, 2017, 2020) and in the conceptions of education by Paulo Freire (1980, 1987, 2000) that point – on one hand - to the indissolubility of the three spheres of culture: ethics, aesthetics and epistemology, tied to a responsibly active attitude due to the “no-alibi of existence” and on the other hand – the dialogue as the cornerstone for human relations, consequently, for education and research. This study includes concepts of cyberculture, and online education based on Pierre Lévy (1998; 1999) and Edméa Santos (2019, 2021) to expand the discussion on online education. In order to have security, protection and also for the rights of the participants to be ensured, as well as integrity in the research and honesty in the treatment of data, especially in the dissemination of extracted knowledge, the subjects of this research filled out the ICF before any involvement with the present work. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Motta, Flávia Miller Naethe | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5208144781873134 | por |
dc.contributor.referee1 | Motta, Flávia Miller Naethe | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Edmea oliveira dos | |
dc.contributor.referee3 | Souza, Ana Lúcia Gomes de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0073934317414730 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ABRAMOWICZ, Anete; PARK, Margareth. Mulheres na pandemia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. AMORIM, Marília. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In: FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. Ciências humanas e pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. 2. Ed. São Paulo, Cortez, 2007. Coleções de nossa época; v.107. AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora. 2004. BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002b. BAKHTIN, Mikhail. O homem ao espelho: Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: A Teoria do Romance. Tradução Aurora Fornoni Bernardini et al. 7. ed. São Paulo: HUCITEC, 2014. BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010. BAKHTIN, Mikhail. Reformulação do livro sobre Dostoiévski. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. Introdução e tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p.337-357. BAKHTIN, Mikhail. VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992. BRASIL. Decreto n. 9.057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, 25 de maio de 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 22 mai 2022. BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020a Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20- mec.htm. Acesso em: 20 mai 2020 BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC no 343, de 17 de março de 2020, no 345, de 19 de março de 2020, e no 473, de 12 de maio de 2020. 2020b. Disponível em: https://cutt.ly/9inmB8v. Acesso em: 01 jun 2020. BRASIL, Ministério da Educação. Medida Provisória nº 934, de 1o de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. 2020c. Disponível em: http://abre.ai/bgvH. Acesso em: 20 mai. 2020. BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010. BRAIT, Beth. Bakhtin conceitos Chave. 5ª ed. 6ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020. BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos chave. 2ª ed.; 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020. BOMTEMPO, Edda; CARRAMILLO-GOING, Luana; GOMES, Sabrina Torres (Organizadoras). A criança contemporânea e suas expressões [e-book]. Santos (SP): Editora Universitária Leopoldianum,2019 BUNDE, Mateus. Nativos digitais e imigrantes digitais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/nativos-digitais-e-imigrantes-digitais. Acesso em: 14 de January de 2023. CAMARGO, Patrícia. Brincar e inclusão. Ebook: Tempo Junto. 2017. CARVALHO, Carlos Roberto; MOTTA, Flavia Miller Naethe. Escrever responsável sob as condições do deserto: o compromisso com o outro e a contemporaneidade. Revista Teias. n.32. maio/ago de 2013. CAVALHEIRO, A.C.D; MOSSMANN, S.S; Educação e Linguagem na perspectiva histórico-cultural. São Carlos: Pedro&João, 2021. CHAVES, Pedro Jônatas. Didática, decolonialidade e epistemologias do Sul: uma proposta insurgente contra a neoliberalização do ensino escolar e universitário. Curitiba: CRV, 2021. CORREIA, Wilson. O que é conservadorismo em educação? Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v.18, n.2, p.78-90, maio/ago.2013. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/767" COSTA E LOPES, Ana Lúcia; Um novato lá na sala, tem que pegar ele também, tia. Escreve tudo agarrado! A escuta das enunciações sobre o aprender nas conversas com crianças. Tese de doutorado; Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. CHRISTENSEN, C. M; HORN, M. B; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Tradução: Fundação Lemann e Instituto Península. 2013. Disponível em: http://abre.ai/bgvJ. Acesso em: jun. 2020. DIAS, Érika; CUNHA, Fátima; PINTO; Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. educ. 28 (108), Jul-Sep 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104- 40362019002801080001 Acesso em: 04 jan 2023. DIEDRICH, Marlete Sandra; SANTOS, João Ricardo Fagundes dos; BRAMBILLA, Edemilson Antônio. Professores e estudantes em interação: a pandemia e o ato ético. Revista Diálogos, Bakhtin e o contexto pandêmico. v. 9, n. 1. jan/abr – 2021. DURAN, Marília Claret Geraes. Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.7, n.22, p. 115-128, set./dez. 2007. FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007 FREIRE, Paulo. Professora sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 35ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3ª ed. São Paulo: Moraes, 1980. FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREITAS, Maria Teresa; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. Ciências humanas e pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin. 2. Ed. São Paulo, Cortez, 2007. Coleções de nossa época; v.107. FURTADO, Julio. A pedagogia do erro. [on-line]. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/a-pedagogia-do-erro/ Acesso em: 09 jan 2023. GERALDI, João Wandeley; Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe- UFSCar. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. GOODSON, I. F. Studying teachers lives. London: Routledge,1992. GOMES, Ana Luzia Chavez. Da Responsividade do Agir. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do discurso – GEGe/ UFSCar. Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. Grupo de Estudos dos Gêneros do discurso – GEGe/ UFSCar. Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. GRACINO, E. R. et al. A pandemia e a educação na escola pública: a dualidade do ensino e a diferença das classes sociais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, p. 1-21, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8665300. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/o js/index.php/histedbr/article/view/8 665300. Acesso em: 6 dez 2021. HENRIQUE, Trazíbulo. COVID-19 e a internet (ou estou em isolamento social físico). Interfaces Científicas – Humanas e Sociais, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 173-176, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p5-8. Acesso em: 28 abr. 2020. KRAMER, Sonia. Professoras de educação infantil e mudança: reflexões a partir de Bakhtin. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 497-515, maio/ago. 2004. KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2014. LÉVY, Pierre. “Cibercultura”. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998; LÉVY, Pierre. A máquina universo. Porto Alegre: ArtMed, 1998; LIBÂNEO, José C. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005. LIMA, S. M. Moraes; Sujeito em Bakhtin: autoria e responsabilidade. Revista PERcursos Linguísticos, Vitória (ES), v. 8, n. 19, 2018. Dossiê- O dialogismo nos estudos contemporâneos da linguagem. ISSN: 2236-2592 Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/20305 Acesso em: 13 nov 2022. LOPES, Jader; MELLO, Marisol. Tinha cebola desmaiada: Bakhtin e o pesquisar com. Revista Aleph. n.25, maio de 2016. LOURO, Verônica; JANOARIO, Ricardo. Continuando a conversa: a educação de surdos em tempos de pandemia. In: CHALHUB, Tania, RIBEIRO, Tiago da Silva (Organizadores). Reflexões de um mundo em pandemia: educação, comunicação e acessibilidade. Rio de Janeiro, RJ: Ayvu, 2020, p.68-88. LUCIO, Elisabeth O. Transvendo a docência na alfabetização das águas. Revista Brasileira de Alfabetização, v.1, n.9 (jan./jun. 2019) – Belo Horizonte : ABAlf., 2019. LUCIO, Elizabeth Orofino. A palavra conta, o discurso desvela: saberes docentes na formação continuada de professores de leitura e escrita. 2 f. Tese. Faculdade de Educação, UFRJ, Rio de Janeiro, 2016. LUCIO, Elisabeth O.; OLIVEIRA, Bárbara, C. P. DOSSIÊ “Alfabetização, leitura e escrita como processo discursivo na/ para a infância”. Revista Brasileira de Alfabetização, v.1, n.9 (jan./jun. 2019) – Belo Horizonte : ABAlf., 2019. MACHADO, A. Antologia Poética. (Seleção, tradução, prólogo e notas de José Bento). Lisboa: Editorial Cotovia, 1999. MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista ReDoc. Rio de Janeiro, 2020. MELLO, M. B; BORDE, P. A. Cotejo em Bakhtin: o nascimento do sentido no abraço humano. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Palavras e Contrapalavras: entendendo o cotejo como proposta metodológica. Caderno de estudos IX. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p. 19-39. MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020. MOTTA, Flávia N. As crianças e o exercício de práticas de autoridade. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. MOURA, Georgete. “Viver perigosamente”: narrativas sobre o horizonte de possibilidades na humanização de bebês num contexto de vida coletiva; Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. MUSSARELI, Felipe; Ser significa ser para o outro e, através dele, para si. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Palavras e contrapalavra constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. NERY, Marcelo C. Efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho brasileiro: Desigualdades, ingredientes trabalhistas e o papel da jornada. Rio de Janeiro- RJ – Setembro, 2020 - FGV Social. Disponível em: https://noticias.r7.com/brasil/casos-de-feminicidioaumentam- 222-em-pandemia-diz-estudo-01062020 Acesso em: 07 nov 2020. NÓVOA, Antonio. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvim. Salvador: SEC/IAT, 2022. NÓVOA, Antonio. Professores e sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educ. Real. 44 (3), 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 23 nov 2022. NÓVOA, Antonio. Prefácio. In: JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004, p. 11-34. NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. Porto: Porto, 1992. NÓVOA, Antonio. Profissão: professor. Porto: Porto, 1991. PESSOA, A. R. R.; MOURA, M. M. M.; FARIAS, I. M. S. de. A Composição do Tempo Social de Mulheres Professoras Durante a Pandemia. LICERE - Revista do Programa de Pósgraduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 161–194, 2021. DOI: 10.35699/2447-6218.2021.29532. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/29532 . Acesso em: 16 jan. 2023. PONZIO, A. No círculo com Mikhail Bakhtin. Trad. Valdemir Miotello, Hélio M. Pajeú, Carlos A. Turati e Daniela M. Mondardo. São Carlos: Pedro & João, 2013. PONZIO, A. O Cronótopo na obra de Bakhtin. In: Grupo de Estudos e Gêneros do Discurso – GeGe – UFSCar. Palavras e contrapalavras circulando pensares do Círculo de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. SANTAELLA, L. Humanos Hiper-Híbridos: Linguagens e cultura na segunda era da internet. Paulus Editora; 1ª edição, 2021. SALES, Ana Luiza Honorato de. “Eu sou mãe, não sou professora”: mediação familiar no ensino remoto durante a pandemia de COVID-19. 2021. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2021. SANTAELLA, L. A crítica das mídias na entrada do século XXI. In: PRADO, J. L. A. (org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hackers Editores, 2002. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina S.A., 2020. SANTOS, Edméa. Notícias: O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia? Disponível em: https://www.epublicacoes. uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1289. Acesso em: 08 jan 2023. SANTOS, Edméa. O EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho... Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020. Disponível em: Notícias: EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho... (uerj.br) . Acesso em: 04 jun. 2021. SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. SANTOS, Edméa; RIBEIRO, Mayra; FERNANDES, Terezinha. Ciberformação docente em contexto de pandemia: multiletramentos críticos em potência. In: KERSCH, Dorotea Frank et al (Org.). Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para a e além da Escola. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021, p.23-36. SILVESTRI, Kátia Vanessa Tarantini. A entropia bakhtiniana. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do discurso – GEGe/ UFSCar. Palavras e contrapalavras: glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010. SCHERMA, Camila Caracelli et al. Vademir Miotello – Por uma escuta responsiva: a alteridade como ponto de partida. Organizado por Tânia Mara Machado Thomé. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. SOBRAL, Adail. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. SOUZA, Elmara Pereira de. Tecnologias digitais na escola pública: formação continuada de professores com ênfase no exercício de autoria. Congresso Iberamericano de Informática Educativa (RIBIE), 9, 2008, CARACAS. Anales CD-ROM. STEVANIM, Luiz Felipe. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, n. 215, p. 10-15, ago. 2020 TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 30 ago 2020. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/74872/2023%20-%20Caroline%20Martins%20dos%20Santos%20Nunes.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6950 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-09-25T19:38:22Z No. of bitstreams: 1 2023 - Caroline Martins dos Santos Nunes.Pdf: 2122444 bytes, checksum: 99bbed6b4e08acd058a3630b7623f6fe (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-09-25T19:38:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Caroline Martins dos Santos Nunes.Pdf: 2122444 bytes, checksum: 99bbed6b4e08acd058a3630b7623f6fe (MD5) Previous issue date: 2023-02-27 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Caroline Martins dos Santos Nunes.Pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.