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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Meu Deus, como mexe nesse programa?”: uma análise dialógica de conversas com docentes praticantes do Ensino Remoto na pandemia
Título(s) alternativo(s): Oh God, how does this program work?”: a dialogic analysis of conversations with teachers who practice remote teaching during the pandemic
Autor(es): Nunes, Caroline Martins dos Santos
Orientador(a): Motta, Flávia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Santos, Edmea oliveira dos
Terceiro membro da banca: Souza, Ana Lúcia Gomes de
Palavras-chave: Pandemia;Ensino Remoto;Bakhtin;Conversa dialógica;Formação Docente;Educação on-line;Pandemic;Remote Teaching;Dialogic conversation;Teacher Training;Online Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 27-Fev-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: NUNES, Caroline Martins dos Santos. “Meu Deus, como mexe nesse programa?”: uma análise dialógica de conversas com docentes praticantes do Ensino Remoto na pandemia. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Resumo: O presente trabalho busca investigar a experiência docente de Ensino Remoto, alternativa encontrada para a continuidade da educação formal das escolas, dada a limitação das interações sociais e físicas, compreendida pela perspectiva dos profissionais que atuaram em contexto pandêmico de Covid-19, no período de 2020 e 2021. Construiremos compreensões a respeito da maneira em que o distanciamento afetou a prática docente e quais foram as ações constituídas na tentativa de superar tamanho e repentino desafio. Optamos por construir compreensões por meio de conversas individuais e rodas de conversa, tendo como interlocutores os docentes do Colégio de Aplicação de Resende, dada sua efetiva prática de estratégias de Ensino Remoto online assumidas desde o princípio do afastamento social. Os pressupostos teóricos apoiam-se na Filosofia da Linguagem de Mikhail Bakhtin (1992, 2014, 2010, 2017, 2020) e nas concepções de educação de Paulo Freire (1980, 1987, 2000) que apontam – de um lado – para a indissolubilidade das três esferas da cultura: ética, estética e epistemologia, amarrada a uma atitude responsavelmente ativa devido ao “não álibi do existir” e – de outro – ao diálogo como matéria-prima para as relações humanas, consequentemente, para a educação e pesquisa. Perpassam pelo estudo, conceitos de cibercultura e educação on-line, com fundamentação em Pierre Lévy (1998; 1999) e Edméa Santos (2019, 2021), para ampliação da discussão em educação on-line. A fim de que haja segurança, proteção, e também para que os direitos dos participantes sejam garantidos, assim como a integridade na pesquisa e honestidade no tratamento dos dados, sobretudo na divulgação do conhecimento extraído, os sujeitos dessa pesquisa preencheram o TCLE antes de qualquer envolvimento com o presente trabalho.
Abstract: This present paper aims at investigating the teaching experience of remote teaching, an alternative found for the continuity of formal education in schools given the limitation of physical social interactions, understanding from the perspective of professionals who worked in the context of the COVID-19 pandemic in the period of 2020 and 2021. We will build understandings about the way in which the distance affected the teaching practice, and what were the actions constituted attempting to overcome such sudden challenge. We chose to build understandings through individual conversations and conversation circles, having as speaker the teachers of the” Colégio de Aplicação de Resende”- given their effective practice on online remote teaching strategies, since the beginning of social distancing. The theoretical assumptions are based on the philosophy of language by Mikhail Bakhtin (1992, 2014, 2010, 2017, 2020) and in the conceptions of education by Paulo Freire (1980, 1987, 2000) that point – on one hand - to the indissolubility of the three spheres of culture: ethics, aesthetics and epistemology, tied to a responsibly active attitude due to the “no-alibi of existence” and on the other hand – the dialogue as the cornerstone for human relations, consequently, for education and research. This study includes concepts of cyberculture, and online education based on Pierre Lévy (1998; 1999) and Edméa Santos (2019, 2021) to expand the discussion on online education. In order to have security, protection and also for the rights of the participants to be ensured, as well as integrity in the research and honesty in the treatment of data, especially in the dissemination of extracted knowledge, the subjects of this research filled out the ICF before any involvement with the present work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13171
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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