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dc.contributor.authorMarujo, Cinthia Cristiane da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:48Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:48Z-
dc.date.issued2017-04-20
dc.identifier.citationMARUJO, Cinthia Cristiane da Silva. Os impactos da reforma gerencial no trabalho dos docentes de três escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro: a urgência do debate em defesa de um projeto contra-hegemônico. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13176-
dc.description.abstractA presente pesquisa discorre sobre as políticas de mercantilização da educação pública, aprofundadas entre os anos 2007 e 2014 na rede estadual do Rio de Janeiro, durante o governo Sérgio Cabral, pautadas em metas e bonificação. No final do século XX, o modo de produção capitalista sofreu mudanças significativas, que promoveram um reordenamento na luta de classes, impulsionando a burguesia internacional à elaboração de estratégias para o enfrentamento dessa crise, que articulassem a reestruturação da esfera produtiva, o reordenamento do papel dos Estados nacionais e a difusão de um novo projeto burguês de sociabilidade nos países periféricos. Da recomposição burguesa decorrem profundas transformações pautadas num modelo gerencial na administração pública, através da inserção de metas, de avaliações externas e de bonificações, que vão alterar de modo significativo a regulação do trabalho no serviço público. Desta maneira, a partir da relação capital-trabalho-Estado, da qual derivam ações concretas para a formação humana e, por conseguinte, o modo como os interesses da classe dominante expressam-se objetivamente no processo de produção de políticas públicas; esta pesquisa tem por objetivo geral compreender de que modo a reforma gerencial impacta no trabalho dos docentes de três escolas dessa rede. Para tanto, possui os seguintes objetivos específicos: investigar as determinações e as contradições presentes na fala dos professores acerca da bonificação, compreender as razões que os levam a cumprir ou descumprir as determinações da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) e explicitar de que modo essa política se concretiza no cotidiano escolar. Nessas condições, a investigação desses impactos se deu através de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, além da aplicação de questionários semiestruturados aos professores regentes de turma nas três escolas da rede estadual do Rio de Janeiro participantes, cujos dados obtidos foram analisados a partir do método de análise de conteúdo. Conforme a análise dos dados, verificamos que a maioria dos docentes não possui muitas informações acerca das políticas implementadas pela SEEDUC-RJ, ou ainda, a pouca informação que possuem está referenciada no discurso hegemônico. No estudo comparativo entre os docentes participantes do CE Erich Walter Heine e os docentes participantes do CIEP 183 João Vitta e do CIEP Aldebarã, embora o primeiro colégio possua melhores condições que os demais, que possam interferir na opinião dos professores acerca dessa lógica empresarial que vem se aprofundando na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, não observamos diferenças significativas na opinião desses docentes em termos de contentamento com a política adotada pela SEEDUC-RJ. Concluímos que através da difusão do senso comum, esse projeto de educação pautado numa lógica empresarial vem educando os professores para a sujeição a uma gestão centralizadora, regida por ações padronizadas, pelo controle e pela vigilância, nos marcos dos objetivos estabelecidos pela SEEDUC-RJ, mantendo-os restritos a condição de cumpridores de tarefas, sem possibilidade de debates, promovendo, assim a conformação ético moral dos docentes desta rede a esta ordem.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCapital Crisiseng
dc.subjectState Reformeng
dc.subjectManagement Reformeng
dc.subjectTeaching Workeng
dc.subjectRio de Janeiro State Department and Cultureeng
dc.subjectCrise do capitalpor
dc.subjectReforma do Estadopor
dc.subjectReforma Gerencialpor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectSecretaria de Estado e Cultura do Rio de Janeiropor
dc.titleOs impactos da reforma gerencial no trabalho dos docentes de três escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro: a urgência do debate em defesa de um projeto contra-hegemônicopor
dc.title.alternativeThe impacts of managerial reform on the work of the teachers of three schools of the state education network of Rio de Janeiro: the urgency of the debate in defense of a counter-hegemonic projecteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research deals with the marketing policies of public education, deepened between the years 2007 and 2014 in the state network of Rio de Janeiro, during the Sérgio Cabral administration, based on goals and bonus. At the end of the twentieth century, the capitalist mode of production underwent significant changes, which promoted a reordering of the class struggle, impelling the international bourgeoisie to elaborate strategies for coping with this crisis, articulating the restructuring of the productive sphere, the reordering of the role Of national states and the diffusion of a new bourgeois project of sociability in peripheral countries. From the bourgeois recovery, profound transformations based on a managerial model in the public administration, through the insertion of goals, external evaluations and bonifications, are going to change significantly the regulation of the work in the public service. In this way, from the capital-labor-state relationship, from which concrete actions for human formation are derived and, consequently, the way in which the interests of the ruling class express themselves objectively in the process of producing public policies; This research has as general objective to understand how the managerial reform impacts on the work of the teachers of three schools of this network. To do so, it has the following specific objectives: to investigate the determinations and contradictions present in the teachers' talk about the bonus, to understand the reasons that lead them to comply or to fail to comply with the determinations of the State Department of Culture and Culture of Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ ) and to explain how this policy is concretized in school everyday. Under these conditions, research on these impacts was carried out through a qualitative research, of a bibliographical and documentary nature, as well as the application of semi- structured questionnaires to the class regent teachers in the three participating Rio de Janeiro state schools, whose data was analyzed from of the content analysis method. According to the data analysis, we found that most teachers do not have much information about the policies implemented by SEEDUC-RJ, or even the little information they have is referenced in the hegemonic discourse. In the comparative study between the participating teachers from CE Erich Walter Heine and the participating teachers from CIEP 183 João Vitta and CIEP Aldebarã, although the first college has better conditions than the others, which may interfere with teachers' opinions about this coming business logic In the state of Rio de Janeiro, we did not observe significant differences in the opinion of these teachers in terms of contentment with the policy adopted by SEEDUC-RJ. We conclude that through the diffusion of common sense, this education project based on a business logic has educated teachers to submit to centralized management, governed by standardized actions, control and surveillance, within the framework of the goals established by SEEDUC-RJ, Keeping them restricted to the condition of fulfilling tasks, without possibility of debates, thus promoting the moral ethical conformation of the teachers of this network to this ordereng
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.advisor1ID632.922.117-00por
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee2Souza, José dos Santos
dc.contributor.referee3Martins, Angela Maria Souza
dc.creator.ID109.240.897-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769389878728989por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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