Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Paula de Macedo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:54Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:54Z-
dc.date.issued2015-02-23
dc.identifier.citationSANTOS, Paula de Macedo. Políticas públicas de qualificação profissional: a experiência do ProJovem em Mesquita-RJ. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13182-
dc.description.abstractParte-se do pressuposto de que o desemprego da população jovem é um dos desafios das sociedades globalizadas, com postos de trabalho escassos e especializados. O grupo de jovens compõe o segmento mais atingido pelo desemprego também no Brasil. Cria-se uma população à margem da sociedade. No passado as autoridades adotaram políticas para o controle e a repressão dos jovens via integração precoce ao mundo do trabalho. A partir de 1990, organismos internacionais apoiaram ações de qualificação profissional em diversos países, inclusive no Brasil. Na tentativa de remediar essa situação, foram criadas políticas sociais e educacionais compensatórias, assistenciais e de controle, as quais atuam como mecanismos de perpetuação das desigualdades sociais e educacionais, agindo na manutenção dos interesses da classe hegemônica e do capital. Pensadores críticos sugerem que melhorar as habilidades dos jovens não é garantia de emprego, pois há geração insuficiente de postos de trabalho. Baseado nessa realidade, o objeto deste estudo são as políticas públicas educacionais de qualificação profissional de jovens iniciadas no governo Lula (2003-10), com continuidade no primeiro governo Dilma (2011-14). Políticas destinadas a qualificar os jovens para o ingresso no mercado de trabalho por meio de programas como o ProJovem, cuja a meta é a qualificação profissional dos jovens que vivem em territórios destituídos dos serviços sociais básicos. De acordo com o discurso oficial, há oportunidades de trabalho, mas faltam profissionais qualificados para assumi-las, atraindo os jovens para participarem de programas como o ProJovem. Entretanto, devido à sua ligeireza e precariedade, estes não garantem uma redução do desemprego juvenil. Diante dessa realidade, propomos uma avaliação dos objetivos das políticas públicas de qualificação profissional e a discussão do atendimento dado às questões juvenis em nosso país, tomando como modelo a experiência do ProJovem no Município de Mesquita na Baixada Fluminense. Utilizamos a análise de material bibliográfico de fontes primárias e secundárias referentes à juventude, políticas públicas e programas de educação profissional. Partimos da hipótese que o objetivo principal desses programas não é qualificar o jovem para o mercado de trabalho, mas conter a possível ameaça que o jovem pobre e desocupado pode se tornar para a sociedade, visto que são desenvolvidos em regiões periféricas. Na busca para conhecer a realidade dos atores do ProJovem em Mesquita, ouvimos alunos e professores, sobre os seus anseios e dificuldades. Buscamos assim levantar os principais problemas relacionados ao Programa na voz de seus usuários, o que confirmou nossas suspeitas iniciais. Esperamos que este trabalho contribua para a construção de novas políticas públicas que realmente atendam as necessidades dos jovens das camadas populares.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducational policyeng
dc.subjectyouth and professional educationeng
dc.subjectteacher practiceeng
dc.subjectpolíticas educacionaispor
dc.subjectjuventudepor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjecttrabalho docentepor
dc.titlePolíticas públicas de qualificação profissional: a experiência do ProJovem em Mesquita-RJpor
dc.title.alternativePublic policies for professional qualification: the experience of Projovem in Mesquita-RJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis paper assumes that unemployment of youth is one of the challenges of the globalized societies with its scarce and specialized jobs. In Brazil, as in other countries, youth becomes the group most affected by unemployment and pushed to the margins of society. In the past, authorities adopted policies to control and repress young people through premature integration into the labor market. Since 1990, international organizations supported vocational training activities in several countries. In an attempt to remedy this situation, compensatory social and educational policies were created in Brazil, functioning as mechanisms for the perpetuation of social and educational inequalities, and favoring the maintenance of the capitalist interests of the hegemonic classes. Critical thinkers suggest that improving the skills of young people is no guarantee of employment, because there is insufficient jobs creation for the general population. Based on this reality, the object of this study are the educational policies of vocational training for yoth initiated in the Lula government (2003-10), followed by Dilma´s first government (2011-14). We aimed at the policies to qualify young people for the labor market through programs such as Projovem, whose goal is the qualification of youth living in areas devoid of basic social services. According to the government discourse, the job opportunities exist but lack qualified professionals to take them, attracting young people to participate in programs such as ProJovem. However, due to its precarious nature, these do not guarantee a reduction in youth unemployment. In view of such reality, we propose a review of public policy goals regarding professional qualification and care given to youth issues by Brazilian government authorities, using the experience of ProJovem in Mesquita, RJ. Our main sources were bibliographical material and analysis of primary and secondary sources relating to youth, public policies and vocational education programs. We conclude that the main objective of these programs is not to prepare youth for the labor market, but to contain a possible threat that poor and idle youth may become to society, because such programs are developed in peripheral and poor regions. During our survey in search for the actual situation of the program, we interviewed ProJovem students and teachers about their hopes and difficulties. In doing so we sought to raise the main problems related to the Program in the voice of its members, and they confirmed our initial suspicions. We hope this work will contribute to the construction of new public policies that truly meet the needs of young people of the lower classes.eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.advisor1ID003.797.767-90por
dc.contributor.referee1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.referee2Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.referee3Souza, José dos Santos
dc.creator.ID110.106.457-90por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143408151837586por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.references1. ABRAMO, Helena; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005. 2. ALVES, Giovanni. Reestruturação produtiva, novas qualificações e empregabilidade. Dimensões da Reestruturação Produtiva. Londrina: Práxis, Bauru: Canal 6, 2. ed., Cap. 10, p. 245-256, 2007. 3. ALVES, Giovanni. Toyotismo, novas qualificações e empregabilidade. Mundialização do capital e a educação dos trabalhadores no século XXI. Maceió, v. 10, n. 16, p. 61-76, 2002. Disponível em: [www.estudosdotrabalho. org]. Acesso em: 17/05/09. 4. BELLUZZO, Lilia; VICTORINO, Rita de Cássia. A juventude nos caminhos da ação pública. São Paulo em Perspectiva, v.18, n. 4, p. 8-19, dez. 2004. 5. BRASIL. Lei Nº 10.748, de outubro de 2003. Cria o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens - PNPE acrescenta dispositivo à Lei no 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, e dá outras providências. Brasília, DF, 2003. Disponível em: [http://www.planalto. gov.br/ccivil_03 /leis/ 2003/l10.748.htm]. Acesso em: 29/11/2014. 6. _________. Lei Nº 11.692, de 10 de junho de 2008. Dispõe sobre o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem, instituído pela Lei no 11.129, de 30 de junho de 2005; altera a Lei no 10.836, de 9 de janeiro de 2004; revoga dispositivos das Leis nos 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, 10.748, de 22 de outubro de 2003, 10.940, de 27 de agosto de 2004, 11.129, de 30 de junho de 2005, e 11.180, de 23 de setembro de 2005; e dá outras providências. Brasília, DF, 2008. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato 2007-2010/2008/ lei/l11692.htm]. Acesso em: 29/12/2014. 7. _________. Lei Nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília: DF, 2013. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/ L12852. htm]. Acesso em: 01/10/2013. 8. _________. Emenda Constitucional Nº 65, de 13 de julho de 2010. Altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal e modifica o seu 165 art. 227, para cuidar dos interesses da juventude. Brasília, DF, 2010. Disponível em: [http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/constituicao /Emendas/Emc/emc65.htm]. Acesso em: 19/03/2014. 9. _________. Ministério da Educação. Resolução 60 de 09 de novembro de 2011. Estabelece os critérios e as normas de transferência automática de recursos financeiros ao Distrito Federal, aos estados e a municípios com cem mil ou mais habitantes, para o desenvolvimento de ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, para entrada de estudantes a partir de 2012. Brasília, DF, 2011. Disponível em: [http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid= 9 904]. Acesso em: 19/11/2014. 10. _________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Departamento de Políticas e Articulação Institucional. Coordenação Geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica. Subsídios para o processo de discussão da proposta de anteprojeto de lei da educação profissional e tecnológica. Brasília, DF, novembro, 2004. Disponível em: [http://portal.mec.gov. br/setec/arquivos/pdf/subs_02fev05.pdf]. Acesso em: 29/12/2014. 11. _________; SNJ, Secretaria Nacional de Juventude. ProJovem Urbano. Projeto Pedagógico Integrado do ProJovem Urbano. Brasília, DF, 2008. 12. _________; _________. Observatório Participativo da Juventude. Agenda Juventude Brasil. Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros. Brasília, DF, 2013a. Disponível em: [http://www.juventude.gov.br/noticias/arquivos/ pesquisa_ juventude]. Acesso em: 15/01/2014. 13. _________; _________. Políticas Públicas de Juventude. Brasília, 2013b. Disponível em: [http://www.juventude.gov.br/documentos/cartilha-publicas]. Acesso em: 15/01/2014. 14. _________. PROJOVEM. Apresentação, Histórico. Brasília, DF, 2008. Disponível em: [www.projovem.org.br]. Acesso em: 13/03/2009. 15. __________. MTE, Ministério do Trabalho e Emprego. Agenda de Trabalho Decente para a Juventude. Brasília, DF, 2010. 16. _________; _________. IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Mercado de Trabalho: conjuntura e análise. Brasília: IPEA, nº 55, 2013. 17. CATANI, Afranio Mendes; GILIOLI, Renato de Souza Porto. Culturas Juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: UNESP, 2008. (Coleção Paradidáticos, Série Cultura). 18. CARDOSO, Jose Celso; GONZÁLES, Roberto. Desemprego juvenil e políticas de trabalho e renda no Brasil: a experiência recente dos Consórcios Sociais da Juventude. Inclusão Social. Brasília, v. 2, n. 1, p. 30-46, out. 2006/mar. 2007. 19. CORROCHANO, Maria. Trabalho e educação no tempo da juventude: entre dados e ações públicas no Brasil. In: PAPA, Fernanda; FREITAS, Maria (Orgs.). Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil. 1. ed. São Paulo: Petrópolis, p. 45-71, 2011. 20. CUNHA, Gabriela Cavalcanti; SILVA, Ana Amélia. A Política Nacional de Trabalho para a Juventude em sua Primeira Infância: notas para uma avaliação preliminar sobre o Programa Primeiro Emprego (2003-2007). Revista de Políticas Públicas e Gestão Governamental. Brasília, DF, v. 5, n. 2, p. 79-103, jul./dez. 2006. 21. DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Juventude e Contemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, n. 16, p. 155-178, maio 2007. (Coleção Educação para Todos, 16). 22. DEL PINO, Mauro. Política educacional, emprego e exclusão social. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, Cap. 4, 2002. 23. ECONOMIA. Empreendedorismo. São Paulo, 2012. Disponível em: [http:// economia. uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/08/27/no-brasil-quase-metade-das-empresas-fecha-em-3-anos-diz-ibge.jhtm]. Acesso em: 03/01/2015. 24. ENTREVISTA COM A COORDENAÇÃO DO PROJOVEM. Entrevista com a coordenadora do programa ProJovem em Mesquita. Entrevista concedida a Paula de Macêdo Santos em 08/12/2014. Mesquita, 2014. Arquivo de MP3, duração de 20”: 05’. 25. ENTREVISTA COM DOCENTE DO PROJOVEM. Entrevista com professor do programa ProJovem em Mesquita. Entrevista concedida a Paula de Macêdo Santos em 18/03/2014. Mesquita, 2014. Arquivo de MP3, duração de 12”: 20’. 26. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, Especial - out/2005. Disponível em: [www.cedes. unicamp.br]. Acesso em: 10/01/09. 27. _________. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 2. ed., 1986 (Coleção Educação Contemporânea). 28. _________. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Autores Associados, v. 16, n. 46, p. 235- 274, jan./abr. 2011. 29. FUNDAC, Fundação da Criança e Adolescente. Secretaria de desenvolvimento social e combate a pobreza. Governo do Estado da Bahia. Disponível em: [http://www.fundac.ba. gov.br/index.php/historia]. Acesso em: 12/01/2014. 30. GENTILI, Pablo. Educar para o desemprego: a desintegração da promessa integradora. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. 2. ed., Petrópolis: Vozes, 1998. 31. GONZALES, Roberto. Políticas de emprego para jovens: entrar no mercado de trabalho é a saída? Juventude e políticas sociais no Brasil. IPEA: Brasília, p. 110-128, 2009. 32. IBASE, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Livro das Juventudes Sul-americanas. Rio de Janeiro: IBASE, maio, 2010. 33. IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de Indicadores Sociais: Uma Análise de Condições de Vida Da População Brasileira. Estudos e Pesquisas: Informação Demográfica e Socioeconômica, Rio de Janeiro, n. 29, 2012. 34. IPEA, Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada. Políticas Sociais: acompanhamento e análise. Brasília: IPEA, n. 15, março, 2008. 310 p. 35. _________. Políticas Sociais: acompanhamento e análise. Brasília: IPEA, n. 21, 2013. 580 p. 36. LOPES, Juarez Rubens Brandão. Política social: subsídios estatísticos sobre a pobreza e o acesso a programas sociais no Brasil. Estudos Avançados. São Paulo: USP, v. 9, n. 24, p. 141-56, 1995. 37. MAINARDES, Jeferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Campinas: Educação e Sociedade, v. 27, n. 94, jan./abr, 2006. 38. MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. O Processo de Produção do Capital. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1996. V.1, Livro I – O processo de produção do capital. (Coleção Os Economistas). 39. MOTTA, Vânia Cardoso. Ideologias do capital humano e do capital social: da integração à inserção e ao conformismo. Trabalho, Educação, Saúde. Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 549-571, nov. 2008/fev.2009. 40. NOVAES, Regina. Políticas de juventude no Brasil: continuidades e rupturas. Coleção Educação para Todos: Juventude e Contemporaneidade. Brasília, n. 16, p. 253-273, maio 2007a. 41. ___________. Juventude e jogos de espelhos: sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas. Sociologia, Ciência e Vida. São Paulo, n. especial, out., p. 1-10, 2007b. Disponível em: [http://www.antropologia.com.br/arti/arti38.htm]. Acesso em: 08/12/2014. 42. OIT, Organização Internacional do Trabalho. Trabalho decente e juventude no Brasil. Brasília: OIT, 2009. 43. PAIVA, Vanilda. Qualificação, crise do trabalho assalariado e exclusão social. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 3.ed. São Paulo: Cortez, cap.3, p. 49- 64, 2002. 44. PAPA, Fernanda; FREITAS, Maria. Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil. 1. ed. São Paulo: Petrópolis, 2011, p. 7-21. 45. RIBEIRO, Eliane; GIL, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Edna. Composição social e percursos escolares dos sujeitos do ProJovem: novos/velhos desafios para o campo da educação de jovens e adultos. Em Aberto: Brasília, v. 22, n. 82, p. 73-89, nov. 2009. 46. __________. Políticas públicas de educação e juventude: avanços, desafios e perspectiva. In: PAPA, Fernanda; FREITAS, Maria (Org.). Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil. 1. ed. São Paulo: Petrópolis, p. 25-44, 2011. 47. RIBEIRO, Rosana; JULIANO, Adir A. Desemprego Juvenil e Impactos do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego. Econômica. Rio de Janeiro (Niterói): UFF, v. 7, n. 1, p. 47-76, 2005. Disponível em: [www.uff.br /revistaeconomica/v7n1/rosana.pdf]. Acesso em: 13/03/2009. 48. SOUZA, Jose dos Santos. Trabalho, qualificação, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: fundamentos teóricos para uma análise da política de educação profissional. Educação e Contemporaneidade. Salvador: UNEB, v.13, n. 22, p. 1-15, jul/dez 2004. 49. ___________. Trabalho, juventude e qualificação profissional: a pedagogia da hegemonia das políticas de inclusão de jovens no Brasil. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOCIOLOGIA E POLÍTICA: sociedade e política em tempos de incerteza, 1., 2009, Paraná. Sociologia e Política. Paraná: UFPR, p. 1-18, 2009. Disponível em: [http://www.humanas.ufpr.br/site/ evento/SociologiaPolitica/GTs-ONLINE/GT5%20online/EixoII/trabalho-JuventudeJoseSouza .pdf]. Acesso em: 29/08/2014. 50. SPOSITO, Marília; CARRANO, Paulo Cesar. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Autores Associados, n. 24, p. 16-39, set./dez. 2003. 51. ___________; CORROCHANO, Maria Carla. A face oculta da transferência de renda para jovens no Brasil. Tempo Social. São Paulo: USP, v. 17, n. 2, p. 141-172, nov. 2005. 52. __________; SILVA, Hamilton; SOUZA, Nilson. Juventude e poder local: um balanço de iniciativas públicas voltadas para jovens em municípios de regiões metropolitanas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Autores Associados, v. 11, n. 32, p. 238-371, maio/ago. 2006. 53. __________; Juventude, exclusão e educação. Movimento. Rio de Janeiro (Niterói): UFF, n. 1, p. 88-105, maio 2000. Disponível em: [www.inep.gov.br/pesquisa /bbe.../detasp? cod]. Acesso em: 13/03/2009. 54. TEIXERA, Mônica. Indicadores Sociais do IBGE revelam os perfis dos jovens brasileiros: Um em cada cinco jovens, entre 15 e 29 anos, não trabalham nem estudam. Boa parte dos jovens preferem morar com os pais. Jornal Hoje. Rio de Janeiro, 29 nov. 2013. Disponível em: [http://g1.globo.com /jornal-hoje/noticia/2013/11/indicadores-sociais-do-ibge-revelam-os-perfis-dos-jovens-brasileiros.html]. Acesso em: 20/12/2013.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7375/2015%20-%20Paula%20de%20Macedo%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20906/2015%20-%20Paula%20de%20Macedo%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27263/2015%20-%20Paula%20de%20Macedo%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33640/2015%20-%20Paula%20de%20Macedo%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40058/2015%20-%20Paula%20de%20Macedo%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46480/2015%20-%20Paula%20de%20Macedo%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52810/2015%20-%20Paula%20de%20Macedo%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59314/2015%20-%20Paula%20de%20Macedo%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2279
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-08T21:01:21Z No. of bitstreams: 1 2015 - Paula de Macedo Santos.pdf: 2064225 bytes, checksum: afd19778f868b1a5c2c25b2f4d147a56 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T21:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Paula de Macedo Santos.pdf: 2064225 bytes, checksum: afd19778f868b1a5c2c25b2f4d147a56 (MD5) Previous issue date: 2015-02-23eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Paula de Macedo Santos.pdfDocumento principal2.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.