Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13183
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, Saionara Corina Pussenti Coelho
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:55Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:55Z-
dc.date.issued2018-02-02
dc.identifier.citationMOREIRA, Saionara Corina Pussenti Coelho. Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: uma análise da Região Sudeste. 2018. 130 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13183-
dc.description.abstractVinculada ao projeto financiado pelo Programa Observatório de Educação da Capes, a presente dissertação analisa a inclusão no Ensino Superior e o trabalho desenvolvido pelos Núcleos de Acessibilidade implementados nas Universidades Federais da Região Sudeste. Utilizamos a pesquisa qualitativa, e como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado eletrônico on line. Participaram da pesquisa 19 Universidades Federais da Região Sudeste, por meio dos seus respectivos coordenadores dos Núcleo de Acessibilidade. O levantamento desses dados ocorreu em 2014 para a realização do I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, pela Comissão Permanente de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenado pelo Professor Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo. A pesquisa seguiu os procedimentos éticos contidos na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, que fundamenta as pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil (BRASIL, 2012), e teve a anuência formal de todos os participantes. Os resultados evidenciaram, outros aspectos que em algumas realidades institucionais as ações dos Núcleos de Acessibilidade precisam ser reestruturados. Revelaram também a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de inclusão dentro da universidade. Porém, das dificuldades encontradas, as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Acessibilidade têm um impacto no processo de ingresso e permanência dos alunos público alvo da Educação Especial.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectNúcleo de Acessibildadepor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectAcessibildade Coreeng
dc.titleInclusão de alunos com deficiência no ensino superior: uma análise da Região Sudeste.por
dc.title.alternativeInclusão de alunos com deficiência no ensino superior: uma análise da Região Sudeste.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherLinked to the project funded by the Capes Education Observatory program This dissertation analyses the inclusion in higher education and the work developed by the accessibility nuclei implemented in the federal universities of the southeast region. We use the qualitative method, and as a data collection tool, an electronic structured questionnaire on line. 19 federal universities in the southeast have participated in the research, through their respective coordinators of the accessibility nucleus. The survey of this data occurred for the realization of the I National Congress of inclusion in higher education and technological professional education, by the Permanent Commission to support students with special educational needs (Caene) of the Federal University of Rio Great North (UFRN), coordinated by Professor Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo. The research followed the ethical procedures contained in resolution No. 466/2012 of the National Health Council, which bases the research involving human beings in Brazil (Brazil, 2012), and had the formal consent of all participants. The results showed that in some institutional realities the actions of the accessibility cores need to be restructured and implemented. In summary, the research revealed the need to strengthen the public policy of inclusion within the university, despite the difficulties encountered, the actions developed by the accessibility nuclei have an impact on the process of ingress and permanence of Public students targeted by special education.eng
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.advisor1ID891.622.770-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee2Silva Junior, Jonas Alves da
dc.contributor.referee3Marin, Márcia
dc.creator.ID073.534.427-27por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979158028345660por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesBRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 de dez. 1968. _______. Constituição da República Federal do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm . Acesso em: 22 agosto 2017. _______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dez. 1996. _______. Portaria Ministerial nº. 1.679/99: dispõe sobre os requisitos de acessibilidade à pessoa portadora de deficiência para instruir processos de autorização e reconhecimento de cursos e de credenciamentos de instituições. Brasília, 1999 _______. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000 _______. Lei nº 10.436 de 24 de Abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10436.htm Acesso em 07/10/17 _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm Acesso em 07/10/17. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002 Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm Acesso em 07/10/17. ________. Decreto Nº 7.234. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: http://www.gestao2010.mec.gov.br. Acesso em 07/10/17. ________. Ministério da Educação. Inclusão - Revista da Educação Especial. Vol. 4, n°. 1. Brasília: MEC/SEESP, 2008. ________. Ministério da Educação. Conferência Nacional de Educação Básica: Documento Final. Brasília, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2006. 94 ________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais - orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2006. ________. Decreto Legislativo n° 186, 09 de julho de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 2008. ________. Decreto n° 6.949, de 25 de agosto de 2009, promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - ONU. Diário Oficial da União, Brasília, 2009. ________. Ministério da Educação/CNE. Resolução 4/2009. ________. Lei nº 11.096, de 13 de Janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos – PROUNI. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 14 jan. 2005. _______. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispões sobre a Educação Especial, e o atendimento educacional especializado e dá outra providência. Brasília, DF. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm Acesso em 07/10/17. _______. Programa Incluir. Documento Orientador Programa Incluir Acessibilidade na Educação Superior SECADI/SESu–2013 Disponível em: file:///C:/Users/saionara%20pussente/Downloads/documento_orientador_programa_incluir%20(2). pdf Acesso em: 20/01/2015 _______.PROGRAMA INCLUIR. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?itemid=495. Acesso em 07/10/17 _________. Lei nº 13.146/2015.Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 11-10-17 _________. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Presidência da República. Brasília, DF: Diário Oficial da União de 29.12.2016. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm . Acesso em 19 de janeiro 18. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugual: Edições v.70, 1977. BRAUN, P. Uma intervenção colaborativa sobre os processos de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. Tese de Doutorado em Educação, 324f. Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2012. BRANCO, Monique.Educação superior bilíngue para surdos: o sentido da política inclusiva como espaço da liberdade: primeiras aproximações. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp.15-30. 95 BISOL, Cláudia Alquati; VALENTINI, Carla Beatris; SIMIONI, Janaína Lazzarotto and ZANCHIN, Jaqueline.Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão.Translated byRobert Dinham. Cad. Pesqui. [online]. 2010, vol.40, n.139, pp.147-172. CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. de. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público alvo da Educação Especial em Instituições de Ensino Superior Brasileiro. Educar em Revista, 2017 (no prelo). CARVALHO, Rosita Elder. A nova LDB e Educação Especial. 2. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2000. CASTANHO, D.M; FREITAS, S.N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, n. 27, 2005. CAST. Design Universal para Aprendizagem. 2012. Disponível em: http://www.cast.org Acesso em: 20 de agosto. 2017. CASTRO, Sabrina Fernandes de and ALMEIDA, Maria Amelia.Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2014, vol.20, n.2, pp.179-194 CASTRO, Sabrina Fernandes de and ALMEIDA, Maria Amelia. Ações para garantir a Possibilidade de Ingresso e a Permanência de alunos com deficiência no Ensino Superior. In: MENDES E.G. e ALMEIDA M. A. (ORGS). Dimensões Pedagógicas nas Práticas de Inclusão Escolar. MARÌLIA- ABPEE, P. 143-165. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2000. CIANTELLI, Ana Paula Camilo and LEITE, Lúcia Pereira.Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.413-428. CIANCA, Fabiane Silva Chueire and MARQUEZINE, Maria Cristina.A percepção dos coordenadores de licenciaturas da UEL sobre altas habilidades/superdotação. Rev. bras. educ. espec.[online]. 2014, vol.20, n.4, pp. COLLADO, C, H., LUCIO, P, P., SAMPIERI, R, H., Metodologia de pesquisa. McGraw-Hill, São Paulo, 2006. COSBY, P, C. Métodos de Pesquisa em Ciências do Comportamento. Editora Atlas, São Paulo, 2003. CRUZ, José Ildon Gonçalves da and DIAS, Tárcia Regina da Silveira.Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Rev. bras. educ. espec.[online]. 2009, vol.15, n.1, pp.65-80. CUNHA, L. A. C. R. A universidade temporã: o ensino superior da Colônia à era de Vargas. Rio de Janeiro: F. Alves, 1988. 96 DUARTE, Emerson Rodrigues et al.Estudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2013, vol.19, n.2, pp.289-300. DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n 115, Pp. 139-154. Mar/2002. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor ?: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004. FERREIRA & FERREIRA, J. R. Sobre inclusão, políticas públicas e práticas pedagógicas. In: GÓES, M. C. R. & LAPLANE, A. L. F. de (orgs). Políticas e práticas de educação inclusiva, Editora Autores Associados, São Paulo, P.21 – 48, 2004. FERNANDES, Woquiton Lima and COSTA, Carolina Severino Lopes da.Possibilidades da Tutoria de Pares para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Técnico e Superior. Rev. bras. educ. espec.[online]. 2015, vol.21, n.1, pp.39-56. FERRARI, Marian A. L. Dias and SEKKEL, Marie Claire.Educação inclusiva no ensino superior: um novo desafio. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp.636-647. GARRIDO, E. A técnica close e a compreensão da leitura: Investigação em textos de estudos sociais para a 6ª série. Dissertação de mestrado, USP. São Paulo, 1979. GONZÁLEZ, J.A. t. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002. GUARINELLO, Ana Cristina et al.Surdez e letramento: pesquisa com surdos universitários de Curitiba e Florianópolis. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2009, vol.15, n.1, pp.99-120. GRINER, Almog; SAMPAIO, Luciano Menezes Bezerra e SAMPAIO, Raquel Menezes Bezerra.A política afirmativa "Argumento de Inclusão" como forma de acesso à universidade pública: o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rev. Adm. Pública [online]. 2015, vol.49, n.5, pp.1291-1317 INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior Graduação. Brasília, DF: 2010. Disponível em: www.inep.gov.br . Acesso em: 06 de abril de 2015. LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de and GURGEL, Taís Margutti do Amaral.Perfil de tradutores-intérpretes de Libras (TILS) que atuam no ensino superior no Brasil. Rev. bras. educ. espec. LIMA, Aline; MARQUES, Adriana Pereira dos Santos; LIMA, Angélica Hosana dos Santos and LOBATO, Gabriela Cunha.Inclusão no ensino superior: uma proposta de ação em Psicologia Escolar.Psicol. Esc. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.175-177. MATTOS, Wilson Roberto de. Inclusão social e igualdade racial no ensino superior baiano: uma experiência de ação afirmativa na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). In: 97 BERNARDINO, Joaze; GALDINO, Daniela (Org.). Levando a raça a sério: ação afirmativa e universidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 189-216. (Coleção Políticas da Cor). MARTINS, Diléia Aparecida; LEITE, Lúcia Pereira and LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de.Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais.Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2015, vol.23, n.89, pp.984-1014. MELO, F. R. L. V. de. O Programa Incluir na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: conquistas e desdobramentos institucionais. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (orgs.). Educação Especial Inclusiva: legados históricos e perspectivas, Marilia, São Paulo: UNESP, 2015, p. 273-286. MELO, F. R. L. V. de.; MARTINS, M. H. Legislação para estudantes com deficiência no Ensino Superior no Brasil e em Portugal: algumas reflexões. In: Revista Acta Scientiarum. Education (Online), v. 38, p. 259-269, 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Bolsas ofertadas por ano. Brasília, DF: SISPROUNI, 2010. Disponível em: <http://prounipor tal.mec.gov.br/images/arquivos/pdf/ Representacoes_graficas/bolsas_ofertadas_ano.pdf>. Acesso em 05/10/2011. MOREIRA, L. C. (Org.). O Respeito à Diversidade e ao Aluno com Necessidades Educativas Especiais. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2000, 17p. MOREIRA, L. C. Universidade e alunos com necessidades educacionais especiais: das ações institucionais às práticas pedagógicas. Tese de Doutorado em Educação. 224 p. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004. MOREIRA, L. C. In (ex)clusão na universidade: o aluno com necessidades educacionais especiais em questão. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 25, p. 37-47, ago. 2005. MOREIRA, Laura Ceretta; BOLSANELLO, Maria Augusta and SEGER, Rosangela Gehrke.Ingresso e permanência na Universidade: alunos com deficiências em foco. Educ. rev. [online]. 2011, n.41, pp.125-143. NÓVOA, A . vidas de professores. Portugal: Porto editora. 1997. NUNES, Mário Luiz Ferrari and NEIRA, Marcos Garcia.Processos de inclusão excludente presentes no ensino superior privado. Educ. Real. [online]. 2014, vol.39, n.4, pp. OLIVEIRA, Ronaldo Queiroz de et al.A Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.299-314. PACHECO, R.V.; COSTAS, F.A.T. O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria. Revista educação especial, n. 27, 2005. PELLEGRINE, CI. M.. Ingresso, acesso e permanência de alunos com necessidades especiais na Universidade Federal de Santa Maria: UFSM, Dissertação (Mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. 98 PEREIRA, Marilu Mourão. Inclusão e universidade: análise de trajetórias acadêmicas na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. 2007. 201 f. Dissertação (Mestrado Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. PLETSCH, M. D. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Editoras NAU & EDUR, Rio de Janeiro, 2010. PLETSCH, Marcia Denise.; MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira de. Estrutura e funcionamento dos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais da Região Sudeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1610-1627, jul./set. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.10354 E-ISSN: 1982-5587. Acessado em novembro de 2017. REGIANI, Anelise Maria and MOL, Gerson de Souza.Inclusão de uma aluna cega em um curso de licenciatura em Química. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2013, vol.19, n.1, pp.123-134. REIS, Michele Xavier dos; EUFRASIO, Daniela Aparecida and BAZON, Fernanda Vilhena Mafra.A formação do professor para o ensino superior: prática docente com alunos com deficiência visual.Educ. rev. [online]. 2010, vol.26, n.1, pp.111-130. RODRIGUES, D. A inclusão na universidade: limites e possibilidade da construção de uma universidade inclusiva. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, n. 23, 2004 SANTOS, Helio. A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do circulo vicioso. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2001 SARAIVA, L. L. O. Núcleos de Acessibilidade e o Atendimento de alunos com necessidades especiais nas Universidades Federais do Nordeste Brasileiro. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015 SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão. ano I, n. 1, p. 19-23, out., 2005. ScHiRMER c. R. et al. Atendimento educacional especializado: deficiência física. Brasília, DF:cromos.2007. SERRA, Dayse. Inclusão e ambiente escolar. In: SANTOS, Mônica Pereira; MOREIRA, Marcos. Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008. SILVA, Ani Martins; CYMROT, Raquel and D'ANTINO, Maria Eloisa Famá.Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência. Rev. Bras. Estud. Pedagog.[online]. 2012, vol.93, n.235, pp.667-697. SIQUEIRA, Inajara Mills and SANTANA, Carla da Silva.Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2010, vol.16, n.1, pp.127-136. ISSN 1413-6538. 99 SILVA, K. C. Condições De Acessibilidade Na Universidade: o ponto de vista de estudantes com deficiência. 2016. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2016. Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. 4.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66339/2018%20-%20Saionara%20Corina%20Pussenti%20Coelho%20Moreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4941
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-08-23T14:44:47Z No. of bitstreams: 1 2018 - Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira.pdf: 1625767 bytes, checksum: 0b27e00268727de0c23f8049eab2676c (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-23T14:44:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira.pdf: 1625767 bytes, checksum: 0b27e00268727de0c23f8049eab2676c (MD5) Previous issue date: 2018-02-02eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira.pdf2018 - Saionara Corina Pussenti Coelho Moreira1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.