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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: uma análise da Região Sudeste.
Título(s) alternativo(s): Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: uma análise da Região Sudeste.
Autor(es): Moreira, Saionara Corina Pussenti Coelho
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Silva Junior, Jonas Alves da
Terceiro membro da banca: Marin, Márcia
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Ensino Superior;Núcleo de Acessibildade;Inclusive education;Higher education;Acessibildade Core
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 2-Fev-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: MOREIRA, Saionara Corina Pussenti Coelho. Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior: uma análise da Região Sudeste. 2018. 130 f.. Dissertação (Mestrado em Educação) Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2018.
Resumo: Vinculada ao projeto financiado pelo Programa Observatório de Educação da Capes, a presente dissertação analisa a inclusão no Ensino Superior e o trabalho desenvolvido pelos Núcleos de Acessibilidade implementados nas Universidades Federais da Região Sudeste. Utilizamos a pesquisa qualitativa, e como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado eletrônico on line. Participaram da pesquisa 19 Universidades Federais da Região Sudeste, por meio dos seus respectivos coordenadores dos Núcleo de Acessibilidade. O levantamento desses dados ocorreu em 2014 para a realização do I Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, pela Comissão Permanente de Apoio aos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenado pelo Professor Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo. A pesquisa seguiu os procedimentos éticos contidos na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, que fundamenta as pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil (BRASIL, 2012), e teve a anuência formal de todos os participantes. Os resultados evidenciaram, outros aspectos que em algumas realidades institucionais as ações dos Núcleos de Acessibilidade precisam ser reestruturados. Revelaram também a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de inclusão dentro da universidade. Porém, das dificuldades encontradas, as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Acessibilidade têm um impacto no processo de ingresso e permanência dos alunos público alvo da Educação Especial.
Abstract: Linked to the project funded by the Capes Education Observatory program This dissertation analyses the inclusion in higher education and the work developed by the accessibility nuclei implemented in the federal universities of the southeast region. We use the qualitative method, and as a data collection tool, an electronic structured questionnaire on line. 19 federal universities in the southeast have participated in the research, through their respective coordinators of the accessibility nucleus. The survey of this data occurred for the realization of the I National Congress of inclusion in higher education and technological professional education, by the Permanent Commission to support students with special educational needs (Caene) of the Federal University of Rio Great North (UFRN), coordinated by Professor Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo. The research followed the ethical procedures contained in resolution No. 466/2012 of the National Health Council, which bases the research involving human beings in Brazil (Brazil, 2012), and had the formal consent of all participants. The results showed that in some institutional realities the actions of the accessibility cores need to be restructured and implemented. In summary, the research revealed the need to strengthen the public policy of inclusion within the university, despite the difficulties encountered, the actions developed by the accessibility nuclei have an impact on the process of ingress and permanence of Public students targeted by special education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13183
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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