Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13190
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O processo de avaliação e encaminhamento de alunos com deficiência intelectual para o atendimento educacional especializado |
Other Titles: | The process of evaluation and referral of students with intellectual disabilities to the Specialized Educational Assistance |
Authors: | Paiva, Carla de |
Orientador(a): | Pletsch, Márcia Denise |
Primeiro membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Segundo membro da banca: | Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho |
Terceiro membro da banca: | Souza, Flávia Faissal de |
Keywords: | avaliação para identificação;Abordagem do Ciclo de Políticas;deficiência intelectual;Nota Técnica nº4;Atendimento Educacional Especializado;evaluation for identification;Cycle Policy Approach;intellectual disability;Technical Note nº4;Specialized Educational Assistance |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-Dec-2017 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto de Educação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | PAIVA, Carla de. O processo de avaliação e encaminhamento de alunos com deficiência intelectual para o Atendimento Educacional Especializado. 2017.140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ, 2017. |
Abstract: | A presente dissertação tem por objetivo analisar o processo de avaliação e identificação dos alunos com deficiência intelectual para o encaminhamento ao Atendimento Educacional Especializado a partir das indicações da Nota Técnica nº4 de 23/01/2014, nas escolas da Baixada Fluminense, à luz do Ciclo de Políticas. Foram utilizados os pressupostos da Pesquisa Qualitativa, empregando a Abordagem do Ciclo de Políticas idealizado por Ball & Bowe (1992) como forma de análise dos dados. A investigação se deu na Baixada Fluminense, mais especificamente nas sete cidades participantes do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense (FPEEBF), a saber: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti. As gestoras de Educação Especial destes municípios foram eleitas como os sujeitos da pesquisa. Este trabalho se insere no contexto de dois projetos do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE): a) A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem; e b) Escolarização e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual e múltipla na Baixada Fluminense. Os resultados indicaram uma influência dos pressupostos adotados pelos documentos nacionais nos documentos locais, e conflitos entre estes com a prática no microcontexto das Redes de Ensino. Os dados indicaram a forte influência do modelo médico de compreensão da deficiência nas práticas avaliativas, contrastando com conceitos adotados por documentos nacionais e locais, e da própria Nota Técnica nº4. A pesquisa revela que a prática da adoção de parcerias com setores não-públicos para o atendimento das demandas de avaliação da Educação Especial é uma ação incentivada nos documentos oficiais nacionais e locais, revelando a valorização do laudo médico no contexto das práticas. Além disto, ficou evidenciado que os dispositivos legais não contemplam as reais necessidades dos alunos da Educação Especial e que a Nota Técnica nº4 não significou impactos e mudanças nas formas de avaliação e identificação dos alunos com deficiência intelectual nas Redes Pesquisadas. |
Abstract: | The purpose of this dissertation is to analyze the process of evaluation and identification of students with intellectual disabilities for the referral to the Specialized Educational Assistance from the Technical Note no. 4 of January 23, 2014, in the schools of Baixada Fluminense, in the light of the Cycle of Policies. We used the assumptions of Qualitative Research, using the Policy Cycle Approach idealized by Ball & Bowe (1992) as a way of analyzing the data. The research was carried out in Baixada Fluminense, specifically in the seven cities participating in the Permanent Forum of Special Education of Baixada Fluminense (FPEEBF), namely: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados and São João de Meriti . The special education managers of these municipalities were elected as the research subjects. This work is part of two projects of the Observatory Research Group on Special Education and Educational Inclusion (ObEE): a) The schooling of students with intellectual disabilities: public policies, cognitive processes and evaluation of learning; and b) Schooling and development of students with intellectual and multiple disabilities in the Baixada Fluminense. The results indicated an influence of the assumptions adopted by the national documents in the local documents, and conflicts between them with the practice in the microcontext of the Teaching Networks. The data indicated the strong influence of the medical model of understanding the deficiency in the evaluative practices, contrasting with concepts adopted by national and local documents, and Technical Note no. 4 itself. The research reveals that the practice of adopting partnerships with non-public sectors to meet the demands of Special Education evaluation is an incentive action in official national and local documents, revealing the valuation of the medical report in the context of practices. In addition, it was evidenced that the legal provisions do not contemplate the real needs of Special Education students and that Technical Note nº4 did not mean impacts and changes in the forms of evaluation and identification of students with intellectual disabilities in the researched networks. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13190 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Carla de Paiva.pdf | Documento principal | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.