Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13192
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Um estudo sobre a construção do conceito de polígonos por alunos do 6º ano |
Other Titles: | A study on the construction of the concept of polygons by students in 6th grade |
Authors: | Santos, Rafael Teixeira dos |
Orientador(a): | Bairral, Marcelo Almeida |
Primeiro membro da banca: | Pletsch, Márcia Denise |
Segundo membro da banca: | Powell, Arthur B. |
Keywords: | Construção Conceitual;Polígonos;Diferentes Recursos;Ensino Fundamental;Conceptual Construction;Polygon;Different Resources;Elementary School |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 8-Aug-2011 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | SANTOS, Rafael Teixeira dos. Um estudo sobre a construção do conceito de polígonos por alunos do 6º ano. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. |
Abstract: | Esta pesquisa identifica e analisa noções que emergem da aplicação de diferentes tecnologias na aprendizagem de geometria, em especial, na construção conceitual de polígonos. Entendese como diferentes tecnologias a oralidade, a escrita e a informática, esta articulada às tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Foi realizada uma intervenção mediante a utilização de fichas avaliativas, com a manipulação do Tangram e de outros materiais manipulativos e com o software livre Geogebra. Foram realizados dois estudos de caso. A análise esteve focada na produção de alunos (11-12 anos) do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Seropédica, Estado do Rio de Janeiro. Os resultados elucidam ideias (desenhos, símbolos, figuras, linhas retas) dos discentes nas diferentes situações de aprendizagem implementadas e algumas relações (ter a forma de, ser parecido com) que emergiram em suas respostas e interações sobre polígonos. A investigação contribui com a aula de matemática em duas vertentes: a sugestão de atividades e a exemplificação de noções dos alunos que podem ser potencializadoras pelo professor no trabalho com polígonos. |
Abstract: | This research identifies and analyzes ideas that emerge from the application of different technologies in the learning of geometry, especially, in the conceptual construction of polygons. It is understood as different technologies oral language, writing and informatics, this linked with information and communication technology (ICT). An implementation was conducted through the use of evaluative chips, with the manipulation of Tangram and other manipulative materials and with the free software Geogebra. The analysis was focused on the production of students (11-12 years) in the sixth year of elementary school at a public school in Seropédica, State of Rio de Janeiro. The results show student’s ideas (drawings, symbols, figures, straight lines) in the different learning situations implemented and some relations (having the form of, looks like) that emerged in their answers and interactions concerning polygons. The research contributes with mathematics classroom in two strands: the suggestions of activities and the exemplifications of student’s notions that can be improved by the teacher on the work with polygons. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13192 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Rafael Teixeira dos Santos.pdf | 2011 - Rafael Teixeira dos Santos | 4.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.