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dc.contributor.authorDutra, Andréa Silveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:05Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:05Z-
dc.date.issued2014-02-25
dc.identifier.citationDUTRA, Andréa Silveira. E agora, eu vou pra onde? A transição da educação infantil para o ensino fundamental na rede de Mesquita - RJ, em jogo currículo e avaliação. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13193-
dc.description.abstractEste estudo busca analisar os processos e práticas pedagógicas na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, tendo como foco a relação curricular com os relatórios descritivos e vice-versa. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, nesta transição a proposta pedagógica deve prever estratégias para garantir a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias e sem a antecipação dos conteúdos a serem desenvolvidos no Ensino Fundamental. A fim de perceber as continuidades ou rupturas neste processo, este estudo se desenvolveu na escola pública do município de Mesquita/RJ, onde acompanhamos as práticas cotidianas de uma turma de cinco anos de idade e as práticas cotidianas desta mesma turma no 1º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, perfazendo assim os sujeitos desta pesquisa. Para composição deste estudo, a metodologia adotada foram alguns recursos da pesquisa etnográfica e qualitativa: observação em campo, diário de campo, análise documental e entrevista aberta. Como referencial teórico, temos como base as contribuições de Bakhtin e Freire. Partindo do pressuposto que avaliação e currículo estão intimamente ligados o professor, através do exercício da escuta marcada pela alteridade, precisa trazer o que as crianças pronunciam para a construção de uma proposta curricular com sentido e uma avaliação descritiva que não as rotule, mas que sirva na construção de novos caminhos para a sua prática docente. Ainda sobre a transição das etapas, meu desejo é que a escrita desta pesquisa possa trazer novas reflexões sobre o tema e quem sabe criar, através da hibridização de palavras, uma prática de “Educino Fundamentil”, onde as práticas de ambas etapas de ensino possam efetivamente apresentar continuidades e entrecruzamentos, sem antecipação dos conteúdos, isto é, apostar no brincar e nas artes como fontes dialógicas para hibridização das práticaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectavaliaçãopor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectpráticas educativaspor
dc.subjecttransiçãopor
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectevaluationeng
dc.subjectcurriculumeng
dc.subjecteducative practiceseng
dc.subjecttransitioneng
dc.titleE agora, eu vou pra onde? A transição da educação infantil para o ensino fundamental na rede de Mesquita - RJ, em jogo currículo e avaliaçãopor
dc.title.alternativeAnd now, where am I going? The transition from Children Education to Elementary School in Mesquita's - RJ education network, including academic curriculum and evaluationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study intends to analize the pedagogical processes and practices in the transition from Children Education to Elementary School, focusing in the academic curricular relation with the descriptive reports, and vice-versa. According to the National Curricular Policies of Children Education, in this transition the pedagogical proposal must forsee strategies to guarantee the continuity of the learning process and the development of the children, respecting the specific ages and without the anticipation of the contents to be developed during elementary school. In order to notice the continuities or ruptures in this process, this study is developed in a public school in Mesquita/RJ, where the daily practices of a five year old class and the daily practices of this same class in the 1º year of the elementary school were followed, composing the subjects of the research. To compose this study, the methodology adopted were some resources of the ethnographic and qualitative research: field observation, field's diary, documental analisis and open interview. As for theorical reference, we were based on the contributions of Bakhtin regarding enunciation, carnivalization, exotopy, alterity and excess of vision; and on Freire, with the context of the educative practice as a dialogic action. Assuming that evaluation and academic curriculum are intimately connected, the theacher, through the exercise of listening marked by the alterity, needs to bring what the children pronounce to the construction of a curricular proposal with sense and a descriptive evaluation not that labels them, but useful to the construction of new paths for the instructive practice. Regarding the steps transition, my desire is that the writing of this research may bring new reflections to the theme, who knows create through the hybridization of words a practice of “Educino Fundamentil”, where the practices of both steps of learning can efectively present continuities and intersections, without the anticipation of contents, which means, to bet in the playing and arts as dialogic sources for the hybridization of the practices.eng
dc.contributor.advisor1Motta, Flavia Miller Naethe
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee2Frangella, Rita de Cássia Prazeres
dc.creator.ID053.823.897-64por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2592952473705619por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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