Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13193
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | E agora, eu vou pra onde? A transição da educação infantil para o ensino fundamental na rede de Mesquita - RJ, em jogo currículo e avaliação |
Título(s) alternativo(s): | And now, where am I going? The transition from Children Education to Elementary School in Mesquita's - RJ education network, including academic curriculum and evaluation |
Autor(es): | Dutra, Andréa Silveira |
Orientador(a): | Motta, Flavia Miller Naethe |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Carlos Roberto de |
Segundo membro da banca: | Frangella, Rita de Cássia Prazeres |
Palavras-chave: | Infância;avaliação;currículo;práticas educativas;transição;Childhood;evaluation;curriculum;educative practices;transition |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 25-Fev-2014 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | DUTRA, Andréa Silveira. E agora, eu vou pra onde? A transição da educação infantil para o ensino fundamental na rede de Mesquita - RJ, em jogo currículo e avaliação. 2014. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014. |
Resumo: | Este estudo busca analisar os processos e práticas pedagógicas na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, tendo como foco a relação curricular com os relatórios descritivos e vice-versa. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, nesta transição a proposta pedagógica deve prever estratégias para garantir a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias e sem a antecipação dos conteúdos a serem desenvolvidos no Ensino Fundamental. A fim de perceber as continuidades ou rupturas neste processo, este estudo se desenvolveu na escola pública do município de Mesquita/RJ, onde acompanhamos as práticas cotidianas de uma turma de cinco anos de idade e as práticas cotidianas desta mesma turma no 1º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, perfazendo assim os sujeitos desta pesquisa. Para composição deste estudo, a metodologia adotada foram alguns recursos da pesquisa etnográfica e qualitativa: observação em campo, diário de campo, análise documental e entrevista aberta. Como referencial teórico, temos como base as contribuições de Bakhtin e Freire. Partindo do pressuposto que avaliação e currículo estão intimamente ligados o professor, através do exercício da escuta marcada pela alteridade, precisa trazer o que as crianças pronunciam para a construção de uma proposta curricular com sentido e uma avaliação descritiva que não as rotule, mas que sirva na construção de novos caminhos para a sua prática docente. Ainda sobre a transição das etapas, meu desejo é que a escrita desta pesquisa possa trazer novas reflexões sobre o tema e quem sabe criar, através da hibridização de palavras, uma prática de “Educino Fundamentil”, onde as práticas de ambas etapas de ensino possam efetivamente apresentar continuidades e entrecruzamentos, sem antecipação dos conteúdos, isto é, apostar no brincar e nas artes como fontes dialógicas para hibridização das práticas |
Abstract: | The present study intends to analize the pedagogical processes and practices in the transition from Children Education to Elementary School, focusing in the academic curricular relation with the descriptive reports, and vice-versa. According to the National Curricular Policies of Children Education, in this transition the pedagogical proposal must forsee strategies to guarantee the continuity of the learning process and the development of the children, respecting the specific ages and without the anticipation of the contents to be developed during elementary school. In order to notice the continuities or ruptures in this process, this study is developed in a public school in Mesquita/RJ, where the daily practices of a five year old class and the daily practices of this same class in the 1º year of the elementary school were followed, composing the subjects of the research. To compose this study, the methodology adopted were some resources of the ethnographic and qualitative research: field observation, field's diary, documental analisis and open interview. As for theorical reference, we were based on the contributions of Bakhtin regarding enunciation, carnivalization, exotopy, alterity and excess of vision; and on Freire, with the context of the educative practice as a dialogic action. Assuming that evaluation and academic curriculum are intimately connected, the theacher, through the exercise of listening marked by the alterity, needs to bring what the children pronounce to the construction of a curricular proposal with sense and a descriptive evaluation not that labels them, but useful to the construction of new paths for the instructive practice. Regarding the steps transition, my desire is that the writing of this research may bring new reflections to the theme, who knows create through the hybridization of words a practice of “Educino Fundamentil”, where the practices of both steps of learning can efectively present continuities and intersections, without the anticipation of contents, which means, to bet in the playing and arts as dialogic sources for the hybridization of the practices. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13193 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Andréa Silveira Dutra.pdf | 594.64 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.