Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13205
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amador, Fabrício Eduardo | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:42:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:42:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-15 | |
dc.identifier.citation | Amador, Fabrício Eduardo. Os jardins agroecológicos: relações pedagógicas entre educação ambiental e agroecologia. 2014. [84 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13205 | - |
dc.description.abstract | A biodiversidade é uma riqueza incalculável de nosso planeta, planeta que passa por um momento turbulento do ponto de vista socioambiental. A teia da vida está fragilizada. O presente trabalho aborda questões relacionadas à Agroecologia e à Educação Ambiental no cotidiano do ensino superior de uma universidade pública brasileira. A equipe composta por educandas, educandos, educadoras, educadores, funcionárias e funcionários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, agricultoras e agricultores, e também pela biodiversidade do município de Seropédica, localizado na baixada fluminense do estado do Rio de Janeiro, caminhou por uma área emergente da educação, onde o ensino de Agroecologia busca ganhar espaço não enquanto disciplina constante nas clássicas grades das diferentes licenciaturas, mas enquanto eixo de novos cursos de graduação e de atividades extensionistas. Foram estabelecidas relações entre a Agroecologia e processos formativos em Educação Ambiental, a partir da implementação de um novo espaço educativo e, mais especificamente, através do acompanhamento e da sistematização de práticas pedagógicas, buscando-se a consubstanciação de processos formativos em Educação Ambiental. Através da Pesquisa-Ação Participante, de aulas dialogadas e de mutirões periódicos, introduzimos novas espécimes vegetais nativas em uma área de plantio. Utilizamos cadernos de campo para registros escritos, desenhados e outros, o que resultou em grande diversidade, beleza e novos aprendizados. A título conclusivo, investir em métodos participativos que recuperem a biodiversidade em ambientes agrícolas e paisagens degradadas, por meio de ações inseridas em processos educativos, se mostra como uma riquíssima experiência a ser multiplicada | por |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Agroecologia | por |
dc.subject | Educação Ambiental | por |
dc.subject | Universidade | por |
dc.subject | Agroecology | eng |
dc.subject | Environmental Education | eng |
dc.subject | University | eng |
dc.title | Os jardins agroecológicos: relações pedagógicas entre educação ambiental e agroecologia | por |
dc.title.alternative | The agroecological gardens: educacional relationships between environmental education and agroecology | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Biodiversity is an invaluable wealth of our planet, planet passing through a turbulent time of social and environmental point of view. The web of life is fragile. This work discusses issues related to Agroecology and Environmental Education in higher education daily life of a Brazilian public university. The team of students, educators and employees of Federal University of Rio de Janeiro, farmers and also the biodiversity of Seropédica, located in the Baixada Fluminense, state of Rio de Janeiro, walked by an emerging area of education, where the Agroecology teaching search save space while not constant discipline in the classic bars of different degrees, but as the lynchpin of new courses. Relations were established between the Agroecology and training processes in Environmental Education from the implementation of a new educational space and, more specifically, through the monitoring and systematization of pedagogical practices, seeking the substantiation of the formation processes of Environmental Education. Through Action Research Participant of dialogued classes and periodic task forces, introduced new native plant specimens in a planting area. We used field notes for written records, designed and others, which resulted in great diversity, beauty and new learning. At conclusive title, invest in participatory methods to recover the biodiversity in agricultural environments and degraded landscapes, through actions included in educational processes, appear as a rich experience to be multiplied | eng |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Mauro | |
dc.contributor.advisor1ID | 89919459704 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5382444630321221 | por |
dc.contributor.referee1 | Campos, Marília Lopes de | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Celso Sanchez | |
dc.creator.ID | 01202287697 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALTIERI, Miguel Agroecologia – a Dinâmica Produtiva da Agricultura Sustentável. 5ª ed. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009. ____________ Agroecology: The Scientific Basis of Alternative Agriculture. Boulder: Westview Press, 1987. ALVES, Nilda. Formação de Professores: pensar e fazer. 3a ed. São Paulo: Cortez, 1995. ALVES, Nilda & GARCIA, Regina Leite (orgs.). O sentido da escola. 3a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. AMADOR, Fabrício; CAMPOS, Marília; MENDES, Robledo. A Construção Curricular Da Licenciatura Em Educação Do Campo – UFRRJ Partindo Da Experiência Libertária E Agroecológica Com Os Sujeitos Do Campo E Seus Movimentos. Rio de Janeiro: no prelo, 2013. ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre – Imagens e Autoimagens. 12ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. AVEIRO, Universidade de. www.ua.pt/jardimdaciencia (acesso em 1 de outubro de 2014). BOFF, Leonardo. Saber Cuidar. 19ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. BRANCO, Samuel Murgel. A Serra Do Mar E A Baixada. 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 1994. BRANDÃO, Carlos R. Pesquisa Participante. 8ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990. BROWN, Dee. Enterraram Meu Coração na Curva do Rio. Porto Alegre: LP&M Editores, 2012. CALDART, Roseli; PEREIRA, Isabel; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. CAMPOS, Haroldo de. Hagoromo de Zeami. 2ª ed. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2006. 89 CAPRA, Fritjof; STONE, Michael; BARLOW, Zenobia. Alfabetização Ecológica. São Paulo: Cultrix, 2006. CAPRA, Fritjof. As Conexões Ocultas. São Paulo: Cultrix, 2005. COSTA, Manoel B. B. Formação Superior em Agroecologia: a Experiência da Universidade Federal de São Carlos. In Revista Agriculturas, Rio de Janeiro, v.7 n.4, 2010. COUTINHO, Carlos Nelson A Democracia na Batalha das Idéias e nas Lutas Políticas do Brasil de Hoje In Fávero, A. & Semeraro, G. Democracia e Construção do Público No Pensamento Educacional Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2002. DAVIS, Mike. Cidades Mortas. Rio de Janeiro: Record, 2007. DORST, Jean Antes Que A Natureza Morra. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 1973. FIGUEIREDO, João B. A. Educação Ambiental Dialógica. Fortaleza: Edições UFC, 2007. FREIRE, Paulo Conscientização. São Paulo: Editora Moraes, 1980. ____________ Educação Como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 6ª Edição, 1976. ____________ Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 27ª Edição, 2003. ____________ Extensão Ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz E Terra, 7ª edição, 1983. ____________ Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17ª Edição, 1987. GLIESSMAN, Stephen. Agroecologia - Processos Ecológicos Em Agricultura Sustentável. 3ª. ed Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. GOULART, Fernando F.; VANDERMEER, John; PERFECTO, Ivette; MATTA-MACHADO, Rodrigo P. Análise Agroecológica de Dois Paradigmas Modernos. Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre, v. 4 (3), págs 76-85, 2009. GUIMARÃES, Mauro. A Formação de Educadores Ambientais. Campinas: Papirus, 6ª edição, 2010. ____________ Educação Ambiental, No Consenso um Embate? 3ª ed. Campinas: Papirus, 2005. 90 ____________ Comunicação Oral, 2014. GUIMARÃES, Simone S. M. & TOMAZELLO, Maria G. C. A Formação Universitária Para O Ambiente: Educação Para A Sustentabilidade. Revista Ambiente e Educação, Rio Grande, v.8, págs. 55-72, 2003. KOSIK, Karel Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. LEENHARDT, Jacques. Nos Jardins de Burle Marx. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000. LEFEBVRE, Henri A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004. LEFF, Enrique. Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental. in PHILIPPI JR., Arlindo. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus Editora, 2000. LEROY, Jean-Pierre. PACHECO, Tania. Dilemas de Uma Educação em Tempos de Crise. In LOUREIRO, C. F. Pensamento Complexo, Dialética e Educação Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. LOUREIRO, Carlos. Educação Ambiental e “Teorias Críticas” In GUIMARÃES, M. (org.) Caminhos da Educação Ambiental: da Forma à Ação. Campinas: Papirus, 2006. LUTZENBERGER, José. Fim do Futuro? Manifesto Ecológico Brasileiro. 5ª ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 1999. MARCUSE, Herbert Ideologia Da Sociedade Industrial. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. MARQUES, L. & PRAIA J. 2009. Educação em Ciência: Actividades Exteriores à Sala de Aula. Terræ Didatica, 5 ( 1 ) : 1 0 - 2 6 h t t p : / / www. i g e . u n i c a m p . b r / terraedidatica, 2009. MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. MAZOYER, M. & ROUDART, L. História das Agriculturas no Mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2009. MEIRA, Pablo & SATO, Michèle. Só Os Peixes Mortos Não Conseguem Nadar Contra a Correnteza. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 14, n. 25, 2005. 91 MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986. MOORE, Charles W. MITCHELL, William & TURNBULL JR., Willian. A Poética dos Jardins. Campinas: Editora da Unicamp, 2011. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 6ª ed, Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2002. ____________ Introdução ao Pensamento Complexo. 4a ed. Rio Grande do Sul: Editora Sulina, 2011. ____________ Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro. São Paulo: Editora Cortez, 2001. NAIR, P. K. R. Soil Productivity Aspects Of Agroforestry. Nairobi: ICRAF, 1982. PINTO, Diogo de Souza; AMADOR, Fabrício; OLIVEIRA, Lia M. T.; CAMPOS, Marília. A Formação de Professores Para a Agroecologia e a Experiência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. Rio de Janeiro: no prelo, 2013. PANZINI, Franco. Projetar a Natureza – Arquitetura da Paisagem e dos Jardins desde as Origens até a Época Contemporânea. São Paulo: Editora SENAC, 2013. PROUS, Andre. Jardins do Ser, Jardins do Estar. Revista de História da Arte e Arqueologia, Campinas, n. 3, págs. 150-165, 2000. PUPO, Marcelo de Albuquerque Vaz & CARDOSO, Mario Mariano Ruiz. Reflexões Sobre a Formação de Técnicos-Educadores em Agroecologia no Campo Paulista. In: Revista Agriculturas: Experiências em Agroecologia, vol. 7, n. 4, 2010. REYNOLDS, Michael. Earthship. New Mexico: Solar Survival Press, 1990. RICKLEFS, Robert. A Economia Da Natureza. Rio De Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003. RODRIGUES, Efraim. Ecologia da Restauração. Londrina: Editora Planta, 2013. SANTANDREU, Alain & LOVO, Ivana Cristina. Panorama da Agricultura Urbana e Periurbana no Brasil e Diretrizes Políticas Para Sua Promoção. Brasil: MDS/FAO, 2007. SANTOS, Boaventura de Souza. Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Transformação Social. São Paulo: Editora Boitempo, 2007. 92 SANTOS, Milton. O Professor Como Intelectual Na Sociedade Contemporânea. Conferência de Abertura do IX Encontro Nacional De Didática E Prática De Ensino, realizado em Águas de Lindóia – São Paulo, de 4 a 8 de maio de 1998. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 41ª ed. revista. Campinas: Autores Associados, 2009. TOZONI-REIS, Marília F.C. Formação dos Educadores Ambientais e Paradigmas em Transição. Ciência & Educação, vol. 8, n.1, p.83-96, 2002. THIOLLENT, Michel. Crítica Metodológica, Investigação Social e Enquete Operária. 2ª ed. São Paul: Editora Polis, 1981. ____________. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. UFRRJ. Licenciatura em Educação do Campo Projeto Político Pedagógico do Curso. Seropédica, 2010. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/11439/2014%20-%20Fabr%c3%adcio%20Eduardo%20Amador.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16956/2014%20-%20Fabr%c3%adcio%20Eduardo%20Amador.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/23278/2014%20-%20Fabr%c3%adcio%20Eduardo%20Amador.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29656/2014%20-%20Fabr%c3%adcio%20Eduardo%20Amador.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/36030/2014%20-%20Fabr%c3%adcio%20Eduardo%20Amador.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/42426/2014%20-%20Fabr%c3%adcio%20Eduardo%20Amador.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48804/2014%20-%20Fabr%c3%adcio%20Eduardo%20Amador.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/55256/2014%20-%20Fabr%c3%adcio%20Eduardo%20Amador.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3091 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-14T12:14:16Z No. of bitstreams: 1 2014 - Fabrício Eduardo Amador dos Santos.pdf: 3598581 bytes, checksum: 95cd8dab4544427b353b7d1ceaf60d1b (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-14T12:14:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Fabrício Eduardo Amador dos Santos.pdf: 3598581 bytes, checksum: 95cd8dab4544427b353b7d1ceaf60d1b (MD5) Previous issue date: 2014-12-15 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Fabrício Eduardo Amador.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.