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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os jardins agroecológicos: relações pedagógicas entre educação ambiental e agroecologia
Título(s) alternativo(s): The agroecological gardens: educacional relationships between environmental education and agroecology
Autor(es): Amador, Fabrício Eduardo
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Campos, Marília Lopes de
Segundo membro da banca: Pereira, Celso Sanchez
Palavras-chave: Agroecologia;Educação Ambiental;Universidade;Agroecology;Environmental Education;University
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 15-Dez-2014
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: Amador, Fabrício Eduardo. Os jardins agroecológicos: relações pedagógicas entre educação ambiental e agroecologia. 2014. [84 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Resumo: A biodiversidade é uma riqueza incalculável de nosso planeta, planeta que passa por um momento turbulento do ponto de vista socioambiental. A teia da vida está fragilizada. O presente trabalho aborda questões relacionadas à Agroecologia e à Educação Ambiental no cotidiano do ensino superior de uma universidade pública brasileira. A equipe composta por educandas, educandos, educadoras, educadores, funcionárias e funcionários da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, agricultoras e agricultores, e também pela biodiversidade do município de Seropédica, localizado na baixada fluminense do estado do Rio de Janeiro, caminhou por uma área emergente da educação, onde o ensino de Agroecologia busca ganhar espaço não enquanto disciplina constante nas clássicas grades das diferentes licenciaturas, mas enquanto eixo de novos cursos de graduação e de atividades extensionistas. Foram estabelecidas relações entre a Agroecologia e processos formativos em Educação Ambiental, a partir da implementação de um novo espaço educativo e, mais especificamente, através do acompanhamento e da sistematização de práticas pedagógicas, buscando-se a consubstanciação de processos formativos em Educação Ambiental. Através da Pesquisa-Ação Participante, de aulas dialogadas e de mutirões periódicos, introduzimos novas espécimes vegetais nativas em uma área de plantio. Utilizamos cadernos de campo para registros escritos, desenhados e outros, o que resultou em grande diversidade, beleza e novos aprendizados. A título conclusivo, investir em métodos participativos que recuperem a biodiversidade em ambientes agrícolas e paisagens degradadas, por meio de ações inseridas em processos educativos, se mostra como uma riquíssima experiência a ser multiplicada
Abstract: Biodiversity is an invaluable wealth of our planet, planet passing through a turbulent time of social and environmental point of view. The web of life is fragile. This work discusses issues related to Agroecology and Environmental Education in higher education daily life of a Brazilian public university. The team of students, educators and employees of Federal University of Rio de Janeiro, farmers and also the biodiversity of Seropédica, located in the Baixada Fluminense, state of Rio de Janeiro, walked by an emerging area of education, where the Agroecology teaching search save space while not constant discipline in the classic bars of different degrees, but as the lynchpin of new courses. Relations were established between the Agroecology and training processes in Environmental Education from the implementation of a new educational space and, more specifically, through the monitoring and systematization of pedagogical practices, seeking the substantiation of the formation processes of Environmental Education. Through Action Research Participant of dialogued classes and periodic task forces, introduced new native plant specimens in a planting area. We used field notes for written records, designed and others, which resulted in great diversity, beauty and new learning. At conclusive title, invest in participatory methods to recover the biodiversity in agricultural environments and degraded landscapes, through actions included in educational processes, appear as a rich experience to be multiplied
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13205
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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