Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13206
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação escolar indígena Guarani no Estado do Rio de Janeiro: tensões e desafios na conquista de direitos
Other Titles: Norielem de Jesus. Educación Escuela Indígena Guaraní en el Estado de Río de Janeiro: tensiones y desafíos en derechos de conquista
Authors: Martins, Norielem de Jesus
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Primeiro membro da banca: Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Segundo membro da banca: Abbonizio, Aline Cristina de Oliveira
Terceiro membro da banca: Kauss, Vera Lucia Teixeira
Keywords: Educação Escolar Indígena;Interculturalidade;Território Etnoeducacional;Políticas Públicas;Educación Indígena;Interculturalidad
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 10-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: MARTINS, Norielem de Jesus. Educação Escolar indígena Guarani no Estado do Rio de Janeiro: Tensões e Desafios na Conquista de Direitos. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Estado do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: Compreendendo a educação escolar como uma prática cultural que se impôs aos povos indígenas, podemos refletir sobre o nosso desconhecimento ou negligência sobre as formas de educar destes povos, que envolvem processos civilizatórios próprios, linguagens, concepções diversificadas de território e pertencimento. As políticas públicas de Educação Escolar Indígena no Brasil são recentes, e embora muitos direitos tenham sido conquistados no campo educacional, ao longo das últimas décadas, alguns não se efetivam plenamente. Apesar dos princípios da especificidade, diferença, interculturalidade e bilinguismo que fundamentam a Educação Escolar Indígena, identificamos, ainda, uma forte influência colonial nas políticas públicas da Educação Nacional, dificultando o diálogo e a implementação de direitos indígenas. Apesar destes impasses, novas políticas vêm se constituindo em uma perspectiva intercultural, respeitando as territorialidades indígenas. No Estado do Rio de Janeiro, esta política começa a se estruturar a partir da ação colaborativa entre Estado, Municípios e Governo Federal. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a situação das atuais políticas públicas de educação escolar indígena Guarani no Estado do Rio de Janeiro, identificando caminhos possíveis para a garantia do direito à educação, na perspectiva da ação colaborativa. Para sua realização, privilegiamos a abordagem qualitativa, a observação participante e entrevistas efetuadas no período de 2014-2015. Nosso campo de estudo são as políticas públicas para a Educação Escolar Indígena no Rio de Janeiro, realizadas pelo Governo Estadual, Municípios onde estão localizadas as aldeias Guarani e Universidades Públicas. Analisando o regime colaboração entre entes federados a partir da política dos Territórios Etnoeducacionais, percebemos que é necessário investir em um plano de ação que contemple as especificidades de cada aldeia e que possibilite maior autonomia que a do modelo de gestão atual, possibilitando a garantia de efetivação dos direitos conquistados.
Abstract: La comprensión de la educación como una práctica cultural que se impone a los pueblos indígenas, podemos reflexionar sobre nuestra ignorancia o negligencia de formas de educar a estas personas, lo que implica propias proceso de la civilización, los idiomas, las diversas concepciones del territorio y pertenencia. Las políticas públicas para la educación indígena en Brasil son recientes, y aunque se han conseguido muchos derechos en la educación en los últimos decenios, algunos no actualizan completamente. A pesar de la especificidad de los principios, la diferencia, la interculturalidad y el bilingüismo que apoyan la educación indígena también identificó una fuerte influencia colonial en las políticas públicas de Educación Nacional, el diálogo y dificulta la implementación de los derechos indígenas. A pesar de estos callejones sin salida, las nuevas políticas han ido constituyendo en una perspectiva intercultural, respetando la territorialidad indígena. En el estado de Río de Janeiro, esta política comienza a tomar forma a partir de la acción de colaboración entre el Estado, los municipios y el gobierno federal. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación es analizar la situación de las políticas públicas actuales de la educación indígena guaraní en el Estado de Río de Janeiro, la identificación de las posibles formas de garantizar el derecho a la educación con miras a la acción colaborativa. Para su realización, nos centramos en el enfoque cualitativo, observación participante y las entrevistas realizadas en el periodo 2014-2015. Nuestro campo de estudio son las políticas públicas para la educación indígena en Río de Janeiro llevadas a cabo por el Gobierno del Estado, los municipios donde están ubicados los pueblos guaraníes y universidades públicas. El análisis de los acuerdos de cooperación entre las entidades federales de la política de los territorios Etnoeducacionais, nos dimos cuenta de la necesidad de invertir en un plan de acción que responda a las particularidades de cada pueblo y que permite una mayor autonomía que el actual modelo de gestión, lo que permite la ejecución de las garantías los derechos alcanzados.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13206
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Norielem de Jesus Martins.pdfDocumento principal2.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.