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Tipo do documento: Dissertação
Title: O desempenho dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia na oferta do ensino superior: uma análise a partir da experiência do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
Other Titles: The performance of the federal institutes of education, science and technology in the proposal of higher education: an analysis from the experience of Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Authors: Ramos, Fabíola Leonor de Paula
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Souza, José dos Santos
Segundo membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Terceiro membro da banca: Figueiredo, Bruno de Oliveira
Keywords: Tendências da política educacional;Educação superior;Instituição de formação profissional superior;Ensino de graduação;Educational policy trends;Higher education;Higher professional training institution;Undergraduate education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: RAMOS, Fabíola Leonor de Paula. O desempenho dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia na oferta do ensino superior: uma análise a partir da experiência do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). 2019. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram instituídos pela Lei nº 11.892/2008, ato que determinou consistente reestruturação organizacional e acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do País. Por esta Lei, os IFs foram estruturados a partir de antigas escolas técnicas e agrotécnicas federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), com propósito de ofertar educação profissional e tecnológica em todos os níveis e modalidades de ensino. Até a criação dos IFs, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica tinha como foco o ensino técnico de nível médio, embora alguns CEFETs já ofertassem cursos superiores. Com Lei nº 11.892/2008, embora a prioridade na oferta de ensino técnico de nível médio tenha se mantido, ao estabelecer-se o mínimo de 50% das vagas para este nível de ensino, a oferta de ensino superior ficou mais bem definida, ao ser estabelecido que pelo menos 20% das vagas ofertadas devem ser destinadas à oferta de cursos de licenciatura e, supõe-se, podendo os 30% restantes das vagas destinadas à oferta de Cursos Superiores de Tecnologia, Bacharelados e pós-graduação (stricto e lato sensu). Este panorama provocou mudança substantiva no papel da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na divisão do trabalho educacional de nível superior do país. Tomando este contexto como referência socio-histórica, elegemos como objeto de análise as ações e contradições do processo de implantação e desenvolvimento de cursos superiores em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir de 2008. Partimos da hipótese de que a criação dos IFs, para além da ampliação do acesso ao Ensino Superior, materializa as funções de formação de quadros técnicos especializados para atender às exigências de novos padrões tecnológicos do mundo do trabalho e da produção e de conformação ético-política de seus egressos para encarar com naturalidade a intensificação da precariedade do trabalho e da vida do trabalhador. Para tal análise, tomamos como referência empírica a realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), com o objetivo de explicar os elementos determinantes do processo de implantação e desenvolvimento do Ensino Superior nesta instituição. Trata-se de uma análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa documental cuja referência teórica e metodológica ampara-se no materialismo histórico e dialético. A análise nos conduziu à percepção de clara relação entre a concepção educativa presente nos cursos de graduação do IFRJ e as demandas educativas do campo empresarial. Foram perceptíveis nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) os pressupostos teóricos da Teoria do Capital Humano, bem como a apologia ao individualismo, à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à empregabilidade. De modo geral, os cursos de graduação do IFRJ foram criados mediante ao princípio da verticalização do ensino para a redução, otimização e aproveitamento dos recursos materiais e humanos disponíveis, bem de acordo com às recomendações dos organismos internacionais para ampliação da oferta do Ensino Superior. A análise empreendida nesse estudo permitiu concluir que o IFRJ materializa as finalidades de criação dos IFs para o desenvolvimento e valorização do capital, pois ao mesmo tempo em que forma quadro técnico especializado para atender à demanda empresarial, visa à conformação ético-política da classe trabalhadora para a intensificação da precariedade não só do trabalho, mas da vida como um todo
Abstract: The Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs) were established by Law Nº 11.892/2008, an act that determined consistent organizational and academic restructuring of the vocational and technological education federal network of Brazil. Through this Law, the IFs were tructured from former federal technical and agricultural schools, technical schools linked to federal universities and Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), with the purpose of offering professional and technological education at all levels and teaching modalities. Until the creation of the IFs, the Vocational and Technological Education Federal Network focused on technical training in high school, although some CEFETs already offered higher education. With Law Nº 11.892/2008, although the priority in the provision of secondary level technical education was maintained, by establishing a minimum of 50% of the vacancies for this level of education, the provision of higher education was better defined, by It should be established that at least 20% of the vacancies offered must be destined to the offer of undergraduate courses and, it is supposed, the remaining 30% of the vacancies destined to the offer of Higher Technology, Bachelor and Postgraduate Courses (stricto and lato) sensu). This scenario has brought about a substantial change in the role of the Professional, Scientific and Technological Education Federal Network in the work division in the Brazilian higher education. Taking this context as a socio-historical reference, we chose as object of analysis the actions and contradictions of the process of implementation and development of higher education courses in institutions of the of Vocational, Scientific and Technological Education Federal Network from 2008. We assume that the IFs' creation, in addition to expanding access to higher education, it materializes the training functions qualified technical staff to meet the demands of new technological standards in the work and production and the ethical- political conformation of a portion of the working class to current patterns of intensifying of labor precariousness. For such analysis, we take as empirical reference the reality of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), in order to explain the determining elements of the process of implementation and development of Higher Education in this institution. It is a qualitative analysis, of explanatory character, which falls into the category of documentary research whose theoretical and methodological reference is based on historical and dialectical materialism. The analysis led us to the perception of a clear relationship between the educational conception present in IFRJ undergraduate courses and the educational demands of the business field. In the Pedagogical Projects of the Courses (PPCs), the theoretical assumptions of the Human Capital Theory, as well as the apology for individualism, sustainability, entrepreneurship and employability were noticeable. Generally speaking, IFRJ undergraduate courses were created through the principle of verticalization of education for the reduction, optimization and utilization of available material and human resources, as well as in accordance with the recommendations of international organizations to expand the offer of Higher Education. The analysis undertaken in this study allowed us to conclude that the IFRJ materializes the purposes of creating the IFs for the development and enhancement of capital, since at the same time it forms a specialized technical staff to meet the business demand, it aims at the ethical-political conformation of the working class for the intensification precariousness not only of work, but of life as a whole
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13219
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