Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva Junior, Diomario da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:35Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:35Z-
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Diomario da. Programa Jovem Aprendiz e a questão racial no Brasil: impactos na vida escolar e na vulnerabilidade da juventude afrodescendente. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13220-
dc.description.abstractO Programa Jovem Aprendiz (PJA) foi regulamentado pela Lei Nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, tem como premissa a “formação técnico-profissional” (art. 428 §4º) de jovens com faixa etária a partir de 14 até 24 anos. Esta investigação parte da observação do cotidiano das escolas públicas onde trabalho e os jovens lá matriculados que são informados e instrumentalizados a participarem do Programa Jovem Aprendiz. O processo de seleção, assim como as origens da legislação até chegar à Lei de Aprendizagem, assim como quais jovens são selecionados para participar do Programa e em quais atividades são preparados para a futura entrada como profissionais no mercado de trabalho são cerne dessa dissertação. Vale ressaltar que a pesquisa aponta para a existência da diferenciação racial em relação a efetivação dos jovens no programa, indicando a necessidade de uma discussão de uma política específica para a juventude negra e o trabalho.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Jovem Aprendizpor
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectPolítica públicapor
dc.subjectEducação e trabalhopor
dc.subjectYoung Apprenticeeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectEducation and workeng
dc.titlePrograma Jovem Aprendiz e a questão racial no Brasil: impactos na vida escolar e na vulnerabilidade da juventude afrodescendente.por
dc.title.alternativeYoung Apprentice Program and social question: impacts on school life ando n the vulnerability of the afrodescenedant youth.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Young Apprentice Program (PJA) was regularized by the Law N. 10. 097, of the 19th of December of 2000, it takes as a premise the “professional-technical formation” (article. 428 §4º) of young people from 14 to 24 years old. This investigation leaves from the observation of the daily life of the public schools where I work and the young people there enrolled that are informed and guided to take part in the Program Young Apprentice. The selection process, as well as the origins of the legislation up to reaching the Law of Apprenticeship, the young people which are selected to participate in the Program and which activities they are prepared for the future entry like professionals in the labor market are the principal points of this dissertation. I cannot fail to point out that this research points for the existence of the racial differentiation regarding effectuation of the young persons in the program, indicating the necessity of a special discussion of a politics for the relation of the black youth and the work.eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.advisor1ID244.315.087-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987por
dc.contributor.referee1Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2005836026921987por
dc.contributor.referee2Silva, Joselina da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785433331883652por
dc.contributor.referee3Ribeiro Neto, Alexandre
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464630034663568por
dc.creator.ID07072768-0por
dc.creator.ID843.298.587-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783892721793329por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação nº 5. ANPED, 1997. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE05_6/RBDE05_6_05_HELENA_WENDE L_ABRAMO.pdf BARBOSA, Alexandre P. Muitas palavras: a discussão recente sobre juventude nas Ciências Sociais. Ponto Urbe [Online], 1 | 2007. Disponível em: http:// pontourbe.revues.org/1203, acesso: BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. UFMG, 2013 BOURDIEU, Pierre. A Juventude é apenas uma palavra. Disponível em http://search.4shared.com/postDownload/j6DjyDdw/A _Juventude_ Apenas_Uma _Palavr.html, acesso 30/07/2019. COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel e SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.23, pp. 36-61. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a03.pdf, acesso: DAYRELL, Juarez. Juventude, grupos culturais e sociabilidade. 24ª Reunião da ABA, junho de 2004. Disponível em: http://www.cmjbh.com.br/arq_Artigos/ABA2004.pdf , acesso: _________________(org.) Por Um Pedagogia das Juventudes: Experiências Educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Mazza Edições, Belo Horizonte, 2016. CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000 Dean, Warren. A Industrialização de São Paulo, Editora Difel, 1985 Demografia das Empresas: estudos e pesquisas, Informações Econômicas 29. IBGE. 2017 FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Quantitativa, 3ª ed, Artmed, 2009 97 GOMES, Flávio S. e Domingues, P. Da nitidez e invisibilidade: legados do pósemancipação no Brasil.1ª ed., Fino Traco, 2013. GOMES, Nilma L. Juventude, práticas culturais e negritude: o desafio de viver múltiplas identidades. Trabalho apresentado na 27ª reunião da ANPED. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/27/gt21/t218.pdf, acesso: GONÇALVES, Maria das Graças. O Discurso possível de uma juventude excluída. Cadernos PENESB nº11, 2009/10, pág. 23-72. Disponível em http://www.uff.br/penesb/images/publicacoes/PENESB%2011.pdf, acesso: GROPPO, Luiz A. Juventudes e políticas públicas: comentários sobre as concepções sociológicas de juventude. Revista Desidades nº 14, ano 5, mar 2017. Disponível em http://desidades.ufrj.br/wp-content/uploads/Desidades14PT-1.pdf , acesso: HASENBALG, C. Discriminação e Desigualdades Raciais no Brasil. Belo Horizonte, Ed. UFMG; Rio de Janeiro, IUPERJ, 2005. JACCOUD, L. B. e BEGHIN, N. (org.). Desigualdades Raciais no Brasil: Um balanço da Intervenção Governamental, IPEA, Brasília, 2002. JUNIOR, C. P. História Econômica do Brasil. Editora Brasiliense, São Paulo,1978. LEMOS, A. H. C. e Rodriguez, D. A. Empregabilidade: Conquista da Autonomia Profissional ou Nova Forma de Submissão? V Encontro Nacional de Estudos Organizacional da ANPAD. Belo Horizonte, 2008. MAGNANI, José G. C., Os circuitos dos jovens urbanos. Tempo Social, Rev. Sociol. USP, S. Paulo, v.17, nº 2, novembro de 2005. Disponível em: WWW.fflch.usp.br/sociologia/temposocial, acesso: MANNHEIM, Karl. El problema de las generaciones. Tradução: Ignacio Sánchez de la Yncera, Revista Española de Investigaciones Sociológicas (REIS), n. 62, p. 193- 242, 1993. Disponível em: http://www.reis.cis.es/REISWeb/PDF/REIS_062_12.pdf, acesso: MARTINS, José de Souza. A sociedade vista pelo abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2002. MAMIGONIAN, Armen. Teorias sobre a Industrialização Brasileira. Florianópolis, Editora UFSC, 2000 98 MARGULLIS, Mario y URRESTI, Marcelo. La juventud es más que uma palabra. In: ARIOVICH, Laura [at al.]. La juventud es más que uma palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996, pág. 13-30. MENDONÇA, Sônia Regina. A Industrialização Brasileira. São Paulo, Editora Moderna, 2004 MORAIS, Danilo de Souza; RAMOS, Paulo Cesar. Juvenude Negra na Construção Democrática Brasileira do Século XXI. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 5, n. 9, p. 107-125, fev. 2013. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/239>. Acesso em: 31 mar. 2018. PAIS, José Machado. Correntes teóricas da sociologia da Juventude. In: PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa nacional-Casa da Moeda, 2ª Ed., 2003 pág. 47-79. _______________. A construção sociológica da juventude - alguns contributos. Análise Social, vol. XXV (105-106), 1990 (1. °, 2. °), pp. 139-165. _______________. Dos grupos juvenis aos grupos de classe. In: PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa nacional-Casa da Moeda, 2ª Ed., 2003, pág. 109-157. PAIXÃO, Marcelo. A Lenda da Modernidade Encantada: Por uma crítica ao pensamento social brasileiro sobre relações raciais e projeto de Estado-Nação. Editora CRV, Curitiba,2014. PEREIRA, A. A. O Mundo Negro: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1970/1995). Tese de doutoramento, UFF/Niterói, 2010. Pdf PEREIRA, A. M. Para além do racismo e do antirracismo: a produção de uma Cultura de Consciência Negra na sociedade brasileira, Casa Aberta Editora, Itajaí, 2013, 462 págs. 99 PEREIRA, A. L. A sensação de insegurança racializada. Identidade! São Leopoldo, v. 19 n. 1; p. 12-22, 2014. Disponível em: <http://periodicos.est.edu.br/identidade , acesso: POMBO, Adriana A. R., O que é ser empreendedor.2017. http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/A 2EEEAD6407D759003256D520059B1F8/$File/NT00001D9A.pdf RIBEIRO, Ana Clara T., Territórios jovens: técnica e modos de vida. In: CARRANO, P. & FAVERO, Osmar (Org.). Narrativas juvenis e espaços públicos: olhares de pesquisa em educação, mídia e ciências sociais. Niterói: Ed. UFF, 2014, pág. 19-30. SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978. SANTOS, J. R. O que é Racismo. Editora Brasiliense, São Paulo, 1981. SEYFERTH, G. Colonização, imigração e a questão racial no Brasil. Revista USP, São Paulo, n.53, p. 117-149, março/maio 2002. ________________ Construindo a nação: Hierarquias raciais e o papel do racismo na política de imigração e colonização. In: MAIO e SANTOS (org.) Raça, Ciência e Sociedade, Fiocruz/CCBB, Rio de Janeiro, 1995. SPOSITO, M. E. B., O local, o nacional e o global na Geografia e as práticas escolares. Florianópolis, UFSC/Geosul v.17, n.33, p.143-168, jan./jun. 2002. Mendonça, Sônia Regina. A Industrialização Brasileira. São Paulo, Editora Moderna, 2004 SPOSITO, M. P. e TARÁBOLA, F. S. Entre Luzes e Sombras: O passado imediato e o futuro possível da pesquisa em juventude no Brasil. Ver. Bras. Educ., vol. 22, n. 71, rio de Janeiro, 2017. SUSSEKIND, Arnaldo. Convenções da OIT. São Paulo, editora LTr,1994.573p. OLIVEIRA, J. C. e Pereira, N. O. M. População Jovem no Brasil: a dimensão demográfica, in Estudos e Pesquisas: Informações Demográficas e Socioeconômicas nº 3, IBGE, 1999 100 THEODORO, M.L. A Formação do Mercado de Trabalho e a Questão Racial no Brasil. In: THEODORO, M. L.(org.). As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial no Brasil: 120 anos, Brasília. IPEA, 2008. VAINER, C. B. Estado e Raça no Brasil. Notas Exploratórias. Revista Estudos AfroAsiáticos, Rio de Janeiro, n.18, 1990. Fontes: https://nacoesunidas.org/unfpa-populacao-mundial-de-18-bilhao-de-jovens-e-achave-para-o-desenvolvimento-global/, acesso: http://www.worldometers.info/br/, acesso: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/08/programa-brasil-mais-jovemleva-acoes-a-13-ministerios, acesso: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/institucional/historia/, acesso 29/01/2018 http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/servico-nacional-deaprendizagem-comercial-senac, acesso 29/01/2018 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm.Acesso 29/01/2018 http://www.forumseguranca.org.br/wpcontent/uploads/2017/12/FBSP_Vulnerabilidad e_Juveni_Violencia_Desigualdade_Racial_2017_Relat%C3%B3rio.pdf https://iiiseminarioppgsufscar.files.wordpress.com/2012/04/ramos_paulo.pdf http://trabalho.gov.br/dados-abertos-mtb/departamento-de-politicas-deempregabilidade http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9427.htm http://www.anped.org.br/reunioes-cientificas/nacional https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/cempre/quadros/brasil/2017por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Sociaispor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69766/2019%20-%20Diomario%20da%20Silva%20Junior.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5771
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-06-22T16:36:51Z No. of bitstreams: 1 2019 - Diomario da Silva Junior.pdf: 1398386 bytes, checksum: 3080cca956ef88ddd3bc7de18d3b4929 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-22T16:36:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Diomario da Silva Junior.pdf: 1398386 bytes, checksum: 3080cca956ef88ddd3bc7de18d3b4929 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Diomario da Silva Junior.pdf2019 - Diomario da Silva Junior1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.