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Tipo do documento: Dissertação
Título: Programa Jovem Aprendiz e a questão racial no Brasil: impactos na vida escolar e na vulnerabilidade da juventude afrodescendente.
Otros títulos: Young Apprentice Program and social question: impacts on school life ando n the vulnerability of the afrodescenedant youth.
Autor: Silva Junior, Diomario da
Orientador(a): Pereira, Amauri Mendes
Primeiro membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Segundo membro da banca: Silva, Joselina da
Terceiro membro da banca: Ribeiro Neto, Alexandre
Palabras clave: Programa Jovem Aprendiz;Juventudes;Política pública;Educação e trabalho;Young Apprentice;Youth;Public policy;Education and work
Área(s) do CNPq: Educação
Ciências Sociais
Idioma: por
Fecha de publicación: 30-ago-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA JUNIOR, Diomario da. Programa Jovem Aprendiz e a questão racial no Brasil: impactos na vida escolar e na vulnerabilidade da juventude afrodescendente. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumen: O Programa Jovem Aprendiz (PJA) foi regulamentado pela Lei Nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, tem como premissa a “formação técnico-profissional” (art. 428 §4º) de jovens com faixa etária a partir de 14 até 24 anos. Esta investigação parte da observação do cotidiano das escolas públicas onde trabalho e os jovens lá matriculados que são informados e instrumentalizados a participarem do Programa Jovem Aprendiz. O processo de seleção, assim como as origens da legislação até chegar à Lei de Aprendizagem, assim como quais jovens são selecionados para participar do Programa e em quais atividades são preparados para a futura entrada como profissionais no mercado de trabalho são cerne dessa dissertação. Vale ressaltar que a pesquisa aponta para a existência da diferenciação racial em relação a efetivação dos jovens no programa, indicando a necessidade de uma discussão de uma política específica para a juventude negra e o trabalho.
Abstract: The Young Apprentice Program (PJA) was regularized by the Law N. 10. 097, of the 19th of December of 2000, it takes as a premise the “professional-technical formation” (article. 428 §4º) of young people from 14 to 24 years old. This investigation leaves from the observation of the daily life of the public schools where I work and the young people there enrolled that are informed and guided to take part in the Program Young Apprentice. The selection process, as well as the origins of the legislation up to reaching the Law of Apprenticeship, the young people which are selected to participate in the Program and which activities they are prepared for the future entry like professionals in the labor market are the principal points of this dissertation. I cannot fail to point out that this research points for the existence of the racial differentiation regarding effectuation of the young persons in the program, indicating the necessity of a special discussion of a politics for the relation of the black youth and the work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13220
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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