Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Luciana Rebousas Cardoso de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:42:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:42:36Z-
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.citationALMEIDA, Luciana Rebousas Cardoso de. Arte, vida e conhecimento: diário a uma jovem leitora. 2019. 52 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Nova Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13221-
dc.description.abstractDiário a uma jovem leitora tem por objetivo refletir acerca da função da literatura enquanto meio de humanização e socialização de um leitor ouvinte. Este será introduzido no universo literário pela mãe, a ledora, desde o ventre até os seus vinte e quatro meses. Inspirada no pensamento do sociólogo, crítico literário, brasileiro, Antônio Cândido, toma-se para iniciar a pesquisa a seguinte afirmação: “A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e aberto para a natureza, a sociedade, o semelhante. ” (CÂNDIDO, 1989). Considera-se, portanto, como pressuposto neste trabalho, que a literatura pode ser o caminho a ser seguido para contribuir com o crescimento dessa criança. Sendo assim, para promover a discussão sobre o desenvolvimento cognitivo e emocional através dos livros, a Lei nº 13.257/2016, dará para esta pesquisa o amparo legal pois, versa sobre políticas protetivas para crianças e em especial sobre aquelas que tratam da primeira infância. Utilizou-se quarenta livros de história infantil, textos esses narrados ao sujeito de pesquisa, de forma verbal e não verbal. Todo o processo de inserção da criança na literatura se deu por mediação de um adulto, a mãe. Muitos destes livros são clássicos universais e boa parte deles é atual, pois clássicos não são obras velhas, mas eternas, ou melhor, “estão sempre na moda”. Verifica-se nesta pesquisa que as imagens muitas vezes falam mais do que as próprias palavras, e a linguagem utilizada nos textos literários, neste caso, nos textos infantis, permite que as palavras se apropriem de novos significados, de outros sentidos que vão muito além da história contada. Para este trabalho, a literatura é considerada um bem incompreensível (LEBRET,1972). As experiências vividas fizeram morada nesse texto. A formação, mãe e filha, se deu na mutualidade de existência, na incerteza de um mundo que muda a todo instante, imprevisível, novo, ambíguo. “Os primeiros livros sem páginas se escrevem na pele (...) (REYES, 2010). Essa pesquisa encontrou resultados significativos acerca da formação social de um bebê: observou-se o interesse do sujeito em questão, seu desenvolvimento e interação através da escuta e da visualidade; sua percepção aflorou a cada história e, mesmo antes de nascer, constatou-se que já demostrava receptividade a cada história ouvida, a cada narração apresentada, e, além disso, o comportamento físico e sentimental da criança durante as histórias. E, após, também na participação durante a escolha de algumas obras. Toda essa experiência vivenciada com o bebê, no decorrer da pesquisa, corrobora, portanto, com o pensamento inicial, de Antônio Cândido, que ensina “(...) A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade (...)’.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDireitos humanos e literaturapor
dc.subjectLiteratura e formaçãopor
dc.subjectExotopiapor
dc.subjectHuman rights and literatureeng
dc.subjectLiterature and trainingeng
dc.subjectExotopiaeng
dc.titleArte, vida e conhecimento: diário a uma jovem leitorapor
dc.title.alternativeArt, life and knowledge: diary to a young readereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherDiary to a young reader aims to reflect on the role of literature as a means of humanization and socialization of a listening reader. This will be introduced into the literary universe by the mother, the ledora, from the womb until her twenty-four months. Inspired by the thought of the Brazilian sociologist, literary critic, Antonio Cândido, the following statement begins to begin the research: “Literature develops in us the share of humanity as it makes us more understanding and open to nature, society, the like. ”(Candid, 1989). Therefore, it is considered, as an assumption in this paper, that literature may be the way to contribute to the growth of this child. Thus, to promote discussion about cognitive and emotional development through books, Law No. 13.257 / 2016, will give this research the legal support, because it deals with protective policies for children and especially those dealing with early childhood. Forty books of children's history were used, texts narrated to the research subject, verbally and non-verbally. The whole process of insertion of the child in the literature was mediated by an adult, the mother. Many of these books are universal classics, and most of them are current, as classics are not old, but eternal, or rather "always fashionable." It is found in this research that images often speak more than words themselves, and the language used in literary texts, in this case, in children's texts, allows words to appropriate new meanings, other meanings that go far beyond. of the story told. For this work, literature is considered an incomprehensible good (LEBRET, 1972). The lived experiences made a home in this text. Formation, mother and daughter, took place in the mutuality of existence, in the uncertainty of a world that changes at all times, unpredictable, new, ambiguous. “The first books without pages are written on the skin (...) (REYES, 2010). This research found significant results about the social formation of a baby: the interest of the subject in question, its development and interaction through listening and visuality were observed; his perception came to light with each story, and even before he was born, it was found that he was already receptive to each story heard, each narration presented, and, moreover, the child's physical and sentimental behavior during the stories. And after, also in the participation during the choice of some works. All this experience with the baby, during the research, corroborates, therefore, with the initial thought, by Antonio Cândido, who teaches “(...) Literature develops in us the share of humanity (...)’.eng
dc.contributor.advisor1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.advisor1ID279.544.557-34por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Roberto de
dc.contributor.referee1ID279.544.557-34por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3408-134Xpor
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7137910493989596por
dc.contributor.referee2Motta, Flavia Miller Naethe
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8538-8865por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208144781873134por
dc.contributor.referee3Queiroz, Cláudia Alexandre
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795393704020304por
dc.creator.ID053.323.367-48por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520221247961718por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesARENDT, H. A Condição Humana. 13ed. Ver. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Obras Completas. 4 ed. São Paulo: Editora Edipro, 2014. AUERBACH, P. Direitos do pequeno leitor. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017 BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoievski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015. BRASIL. Lei nº 13.257, de 08 de Março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância. CÂNDIDO. A. Vários escritos. 4. ed. Duas Cidades. Ouro sobre Azul. São Paulo. Rio de Janeiro, 2004 CÂNDIDO. A. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989. COMENIUS, J. A. A escola da infância. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 49. ed. Rio de Janeiro, 2014 FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016 FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 57 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b FREIRE, P. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Ed UNESP, 2001. 49 GERALDI, J. W. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015 GOETHE, J. W. v. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2009. MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. 1 ed. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2009 MACHADO DE ASSIS, J. M. Ideias do canário. In: 50 contos de Machado de Assis; seleção, introdução e notas John Gledson. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 440-444. MELLO, M. B. O Amor em tempos de escola. São Carlos: Pedro & João, 2017. NUNES, B. O tempo na narrativa. São Paulo: Edições Loyola, 2013 PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski: a relevância do social. Editora: Summus Editorial; Edição revista, 2015 PARREIRAS, N. O brinquedo na literatura infantil. Editora Biruta1 ed. 2008 PATTE, G. Deixem que leiam. Rio de Janeiro: Rocco, 2012 REYES, Y. A Casa Imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. 1. ed. São Paulo: Global, 2010 REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar: Literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012 RILKE, R. M. Catas a um jovem poeta. 4 ed. São Paulo: Globo, 2013 ROUSSEAU, J. J. Emílio, ou, Da educação. Col. Paideia - 4 ed. Martins Fontes, 2014 SARTRE, J. P. O ser e o nada. 24. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015 SARTRE, J. P. As Palavras. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018 50 TODOROV, T. A Literatura em Perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009 WINNICOTT, D. W. Os bebês e suas mães. 4 ed. Martins Fontes, 2013 WINNICOTT, D. W . A criança e o seu mundo. 6 ed. LTC, 1978 51 REFERÊNCIAS INFANTIS ANAND, S. Pop-up animais marinhos. Editora Bom Bom Books AUERBACH, P.; MORAES, O. Direitos do Pequeno Leitor. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017 BELLI, R. Primeiro livro do bebê. Coleção Amiguinhos: Um livro de banho – Amiguinhos da Fazenda. Todolivro Ltda. BELLI, R. Primeiro livro do bebê. Coleção Amiguinhos: Um livro de banho – Amiguinhos do Zoo. Todolivro Ltda. BELLI, R. Primeiro livro do bebê. Coleção Amiguinhos: Um livro de banho – Mamães e Filhotes. Todolivro Ltda. BULATSKI, S. Coleção Bichos Amigos; Bem-Vindos à Fazenda. Todolivro. AZ Books, LLC, 2014 CHOUX, N. Meu livro das roupas. 1ª ed.- Ciudade Autónoma de Buenos Aires: Catapulta, 2017 CHOUX, N. Meu livro do corpo. 1ª ed. 1ª reimp.- Ciudade Autónoma de Buenos Aires: Catapulta, 2018 FELIX, M. O ratinho que morava no livro. Ed. Melhoramentos. GRIMM, J. Essencial Clássicos Infantil. A Princesa e o Sapo ou Henrique de Ferro e mais de 13 contos dos irmãos Grimm. Vol. 1. São Paulo: Humter Books, 2016 GRIMM, J. Essencial Clássicos Infantil. Chapeuzinho Vermelho e mais de 13 contos dos irmãos Grimm. Vol. 2. São Paulo: Humter Books, 2016 GRIMM, J. Essencial Clássicos Infantil. O Burrinho e mais de 14 contos dos irmãos Grimm. Vol. 3. São Paulo: Humter Books, 2016 HARWOOD, B. quic, quic! NBL Editora S.A., 2013 KELLY, M. Cadê o meu penico? 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2012 PARR. T. O Livro dos Sentimentos. Editora Panda Books RANDO, S. Gildo. 1. ed. São Paulo: Brinque-Book, 2010 SIMINOVICH , L. Você é meu bebê! – Filhotes da savana. São Paulo: Piblifolhinha, 2014 YARLETT, E. Mordisco: o monstro dos livros. 1.ed. Barueri, SP: Ciranda Cultural, 2018. Contos de fadas com janelas divertidas: A Bela e a Fera. 2016 Contos de Fada Pop-Up – Cinderela. Edições Usborne, 2017 Coleção Olhinhos Espertos! Os Sons da Floresta. Um livro pop-up. Todolivro, 2012 Hora de Comer. Ciranda Cultural Editora e Distribuidora Ltda, 2017 52 Este é o meu Focinho. Coleção Levante a Aba. Todolivro Ltda, 2014 Minha Primeira Biblioteca de Contos de Andersen: A Pequena Sereia. Todolivro Ltda Minha Primeira Biblioteca de Contos de Andersen: A Pequena Vendedora de Fósforos. Todolivro Ltda Minha Primeira Biblioteca de Contos de Andersen: O Patinho Feio. Todolivro Ltda Minha Primeira Biblioteca de Contos de Andersen: O Soldadinho de Chumbo. Todolivro Ltda Minha Primeira Biblioteca de Contos de Andersen: Os Cisnes Selvagens. Todolivro Ltdapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69858/2019%20-%20Luciana%20Rebousas%20Cardoso%20de%20Almeida.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5793
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-07-06T16:10:13Z No. of bitstreams: 1 2019 - Luciana Rebousas Cardoso de Almeida.pdf: 524990 bytes, checksum: ccf6a57c334451661de077f347bd8d4b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-06T16:10:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Luciana Rebousas Cardoso de Almeida.pdf: 524990 bytes, checksum: ccf6a57c334451661de077f347bd8d4b (MD5) Previous issue date: 2019-12-12eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Luciana Rebousas Cardoso de Almeida.pdf2019 - Luciana Rebousas Cardoso de Almeida512.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.