Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13223
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Leandro Oliveira da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:42:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:42:38Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-14 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Leandro Oliveira da. O Conselho Municipal de Educação de Duque de Caxias: lutas, avanços, retrocessos e institucionalização. 2017.177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13223 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de institucionalização, a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal de Educação de Duque de Caxias. Para tanto, pretendemos realizar uma pesquisa bibliográfica, documental e histórica, assentada no pressuposto de que os conselhos de educação se constituem como uma estratégia fundamental de legitimação do princípio da gestão democrática da educação pública brasileira, uma vez que se estabelecem como órgãos públicos de pactuação de compromissos, tendo por atribuição fundamental a responsabilidade de ecoar as vozes dos diversos segmentos da sociedade interessados e implicados no ensino público de qualidade, além de promover o controle social das políticas públicas. Adotaremos, como referencial teórico, a perspectiva democrática de Norberto Bobbio, assim como o pensamento educacional de Anísio Teixeira, com o objetivo de encontrar o aporte de conceitos estruturantes para conceber uma perspectiva democrática de educação. Por fim, pretendemos analisar os limites e as possibilidades das condições operacionais do colegiado, sob a égide do princípio da democratização da formulação e controle das políticas públicas. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Conselho Municipal de Educação | por |
dc.subject | História dos Conselhos de Educação no Brasil | por |
dc.subject | Políticas Públicas | por |
dc.subject | Gestão Educacional | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Municipal Council of Education | eng |
dc.subject | History of Education Councils in Brazil | eng |
dc.subject | Public Policies | eng |
dc.subject | Educational Management | eng |
dc.subject | Democracy | eng |
dc.title | O Conselho Municipal de Educação de Duque de Caxias: lutas, avanços, retrocessos e institucionalização | por |
dc.title.alternative | The Municipal Council of Education of Duque de Caxias: struggles, advances, setbacks and institucionalization | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work aims to investigate the process of institutionalization, structure and functioning of the Municipal Council of Education of Duque de Caxias. In order to do so, we intend to carry out a bibliographical, documentary an historical research, based on the assumption that education councils constitute with a fundamental strategy for legitimizing the principle of democratic management of Brazilian public education, since they are established as public agencies of agreement of commitments, with the fundamental attribution of responsibility to echo the voices of the various segments of society concerned and involved in quality public education, as well as promoting the social control of public policies. We will adopt, as a theoretical reference, the democratic perspective of Norberto Bobbio, as well as the educational thinking of Anísio Teixeira, with the objective of finding the contribution of structuring concepts to conceive a democratic perspective of education. Finally, we intend to analyze the limits and possibilities of the collegiate operational conditions, under the aegis of the principle of democratization of the formulation and control of public policies. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Gouvêa, Fernando César Ferreira | |
dc.contributor.advisor1ID | 632.922.117-00 | por |
dc.contributor.referee1 | Gouvêa, Fernando César Ferreira | |
dc.contributor.referee2 | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral | |
dc.contributor.referee3 | Alcântara, Alzira Batalha | |
dc.creator.ID | 082.467.717-01 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4466769900434376 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/12670/2017%20-%20Leandro%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/17162/2017%20-%20Leandro%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/23470/2017%20-%20Leandro%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29848/2017%20-%20Leandro%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/36222/2017%20-%20Leandro%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/42616/2017%20-%20Leandro%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48994/2017%20-%20Leandro%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/55444/2017%20-%20Leandro%20Oliveira%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3273 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-04T14:59:34Z No. of bitstreams: 1 2017 - Leandro Oliveira da Silva.pdf: 1459658 bytes, checksum: 244a8f4face97c8704cf8b0aa7989de8 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-04T14:59:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Leandro Oliveira da Silva.pdf: 1459658 bytes, checksum: 244a8f4face97c8704cf8b0aa7989de8 (MD5) Previous issue date: 2017-11-14 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Leandro Oliveira da Silva.pdf | Documento principal | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.