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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13248
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nobrega, Fernando Resende | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:08Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-30 | |
dc.identifier.citation | NOBREGA, Fernando Resende. Educação, negros e subjetividades: produções e pesquisas dos pós-graduandos negros das universidades públicas da Baixada Fluminense. 2011. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13248 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa surgiu a partir do interesse do pesquisador pelas diversidades na tentativa de: compreender o sujeito contemporâneo e de não situá-lo a partir de estereótipos e enquadramentos; e, ademais, aproximar-se do indivíduo inserido em seu contexto social e entender como funciona sua dinâmica, como constrói seus sentidos, compartilhando significados, pensando subjetividade como um sistema complexo produzido, ao mesmo tempo no nível social e no individual, em que o individuo constitui e, simultaneamente, é constituído por inúmeras interferências, presentes no contexto em que se insere. Pretendeu-se focar os pós-graduandos negros das Universidades Públicas da Baixada Fluminense para analisar os temas de investigação, as produções e as pesquisas dos mestrandos e doutorandos negros que ingressaram em 2008, 2009 e 2010. Pretendeu-se ainda entender com o que eles se preocupavam como pesquisadores, os sentidos que davam às suas pesquisas e quais os temas que seus estudos envolviam. Buscou-se verificar quais desses pesquisadores são moradores da Baixada Fluminense e como eles se identificam a respeito de sua cor. Sabemos que as políticas de ação compensatória étnico-racialmente definidas não são potentes e nem capazes de eliminar as desigualdades sociais que foram construídas e acumuladas historicamente, mas, elas têm o papel de reparação na atualidade, promovendo a igualdade de oportunidades e uma democracia de resultados. No cenário obscuro de globalização da economia, as pesquisas sobre desigualdades revelam que, entre os pobres, os negros encontram-se, quase sempre, numa situação de maior pobreza que os brancos. Dessa forma, a partir do momento atual em que percebemos como é desastroso o mito da democracia racial no Brasil e a urgência da elaboração e implementação de políticas públicas que atinjam os membros desse grupo etnicorracial, analisamos as possíveis implicações sociais na formação de pesquisadores negros em nossa sociedade. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, cuja pesquisa de campo é um plano aberto e flexível e a realidade, complexa e contextualizada. Cabe destacar que as entrevistas foram abertas e a análise do material coletado foi feita à luz do referencial teórico. Portanto, torna-se fundamental que se faça uma reflexão mais aprofundada sobre o campo dos negros e a educação, de maneira que possamos abrir espaços de reflexão sobre as especificidades negras. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.subject | Educação Superior | por |
dc.subject | Negros | por |
dc.subject | Desigualdades Étnicorraciais | por |
dc.subject | Subjectivity | eng |
dc.subject | Higher Education | eng |
dc.subject | Blacks | eng |
dc.subject | Ethnic Racial Inequalities | eng |
dc.title | Educação, negros e subjetividades: produções e pesquisas dos pós-graduandos negros das universidades públicas da Baixada Fluminense | por |
dc.title.alternative | Education, blacks and subjectivity: productions and researches of the black postgraduands of the public universities of the Baixada Fluminense. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research arose from the research’s interest for diversities in an attempt to: understand the contemporary subject and not place it from stereotypes and frameworks; and, moreover, approach the individual inserted in its social context and understand how their dynamics function, how you build your senses, sharing meanings, thinking subjectivity as a complex system produced, at the same time the social and the individual level, that the individual constitute and, simultaneously, is constituted of numerous interferences present in the context in which it operates. It was intended to focus on black postgraduands from public universities in the Baixada Fluminense to analyse issues of research, productions and researches of black masters and doctoral students who enrolled in 2008, 2009 and 2010. It was still intended to understand what they cared about how researchers, the meanings they gave to their searches and the topics that their studies involved. We tried to see what these researchers are residents of the Baixada Fluminense and how they were called about his color. We know that the compensatory action policies, defined ethnically and racially, are not potent and not able to eliminate the social inequalities that were, historically, constructed and accumulated, nbut they have a role in repair in the news, promoting equality of opportunities and democracy of results. In the dark backdrop of economic globalization, the researches about inequality show that, among the poor, the blacks are in a situation of greater poverty than whites. Thus, from the present situation, we perceived how disastrous the myth of racial democracy in Brazil and the urgency of developing and implementing of public policies that meet the members of this ethnic/racial group group, we analyze the possible social implications in the formation of black researchers in our society. This is a qualitative research, whose research field is an open plan and the reality is complex and contextualized. We detach that the interviews were open and the data analysis was made in light of the theoretical. Therefore, it is imperative to make a deep reflection about the field of blacks and the education, so that we can open spaces for reflection about the black specificities. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Siss, Ahyas | |
dc.contributor.advisor1ID | 345.922.027-91 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1745461007466177 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Iolanda de | |
dc.contributor.referee2 | Dupret, Leila | |
dc.contributor.referee3 | Monteiro, Aloísio J. J. | |
dc.contributor.referee4 | Barreto, Maria Aparecida Santos Correa | |
dc.creator.ID | 071.447.847-01 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2586449552067663 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
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dc.subject.cnpq | História | por |
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