Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13250
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thatiana Barbosa da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-26 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Thatiana Barbosa da. A EJA é negra! as vozes dos sujeitos da rede municipal de Belford Roxo sobre as questões étnico-raciais. 2019.90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica/Nova Iguaçu, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13250 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo investigar as iniciativas da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo que objetivam a implementação da Lei 10.639/03, tendo como ponto de referência as escolas que atendem a EJA. Objetivou também problematizar e discutir os limites e as possibilidades da Educação para as Relações Raciais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da escuta de professores e estudantes da EJA sobre suas experiências em relação aos currículos e práticas pedagógicas no cotidiano escolar, em uma escola de EJA. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada com dois professores, um coordenador pedagógico e cinco estudantes, análise documental e análise de imagens dos trabalhos produzidos por estudantes no âmbito no projeto „Africanidades em Ação‟ em uma escola da rede municipal. Como referencial teórico foram citados, dentre outros, Gomes (2012) e Oliveira (2015). Os resultados mostram que o campo de pesquisa acadêmica que interseccione EJA e Educação para as Relações Raciais ainda são incipientes. Em relação ao oferecimento de formações continuadas em serviço para os profissionais que atuam na EJA, além do setor responsável pela modalidade, não há a proposição de encontros formativos que tratem das especificidades da EJA. Foi citado como limite para a implementação da Lei 10.639/03 na EJA a resistência dos gestores e a orientação religiosa de professores e estudantes. A cooperação da Secretaria Municipal de Educação, gestores, professores, equipe pedagógica contribuem para avanços na construção de um currículo antirracista | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Baixada Fluminense | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.subject | Lei 10.639/03 | por |
dc.subject | Formação continuada de professores | por |
dc.subject | Baixada Fluminense | eng |
dc.subject | EJA | eng |
dc.subject | Law 10.639 / 03 | eng |
dc.subject | Continuing education of teachers | eng |
dc.title | A EJA é negra! as vozes dos sujeitos da rede municipal de Belford Roxo sobre as questões étnico-raciais | por |
dc.title.alternative | EJA is black! the voices of the subjects of the municipal network of Belford Roxo on ethnic racial issues | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work was carried out in the Belford Roxo municipal network to analyze characteristics and dimensions of the implementation of Law 10.639 / 03 in the Belford Roxo municipal network through the reception of EJA students for teacher training in the 'Africanities in Action' project. . It also served to investigate the initiatives of the Belford Roxo Municipal Department of Education aimed at the implementation of Law 10.639 / 03, having as reference point the schools that attend the EJA, problematize the effective implementation of Law 10.639 / 03 and their perceptions in the community. Units involved in the research and discuss the limits and possibilities of Education for Race Relations for Youth and Adult Education from listening to teachers and students of EJA about their experiences in relation to curricula and pedagogical practices in daily school life at a school of the EJA. The methodological procedures used were the literature review, the semi-structured interview, document analysis and image analysis. As theoretical reference were cited, among others, the following authors: Gomes (2012) e Oliveira (2015).The results show that the field of academic research that intersects EJA and Race Relations Education is still incipient. Regarding the offer of continuing training in service for the professionals who work in EJA, besides the sector responsible for the modality, there is no proposition of formative meetings that address the specificities of EJA. It was cited as limit for the implementation of Law 10.639 / 03 in EJA the resistance of managers and the religious orientation of teachers and students. The cooperation of the Municipal Secretariat of Education, managers, teachers, pedagogical staff contribute to advances in the construction of an anti-racist curriculum | eng |
dc.contributor.advisor1 | Sales, Sandra Regina | |
dc.contributor.advisor1ID | 183.268.462-87 | por |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | por |
dc.contributor.referee1 | Sales, Sandra Regina | |
dc.contributor.referee1ID | 183.268.462-87 | por |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5691-0255 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6700481146248917 | por |
dc.contributor.referee2 | Azevedo, Patricia Bastos de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2172195421648211 | por |
dc.contributor.referee3 | Miranda, Claudia | |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6105-6356 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6732256946429649 | por |
dc.creator.ID | 052.588.737-73 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3156076408194824 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | AMARO, Tania. Associação dos amigos do Instituto Histórico, Baixada Fluminese, 2012. Disponível em: <http://amigosinstitutohistoricodc.com.br/?p=1>. Acesso em: 30 dez. 2018. ARRAES, Jarid, A objetificação e hipersexualização da mulher negra. 2014. Disponível em: <https://revistaforum.com.br/noticias/objetificacao-e-hipersexualizacao-da-mulhernegra/>. Acesso em: 20 dez. 2019. BRASIL. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, DF, dez. 1996. _______. Parecer CNE/CP 003/2004. Relatores: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Relatora), Carlos Roberto Jamil Cury, Francisca Novantino Pinto de Ângelo e Marília Ancona-Lopez, Brasília, MEC 2004. _______. Decreto 7.031, de 6 set. 1878, Rio de Janeiro, RJ. _______. Princípios da Educação de Jovens e Adultos, Brasília, DF, (2016). Disponível em <http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/legislacao_vigente_EJA. pdf> Acesso em: 18 abr. 2019. DE OLIVEIRA, I.; SACRAMENTO, M. Relações Raciais e Educação: o diálogo teoria/prática na formação de profissionais do magistério. Cadernos Penesb, Niterói, 2015. DEL MONARCO, G.; FREITAS DE LIMA, E. O lugar do saber de referência dos estudantes do currículo da EJA. ANPED. Florianópolis: [s.n.]. 2015. DOMINGUES, P. Um “templo de luz”: Frente Negra Brasileira (1931-1937) e a questão da educação. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, set./dez. 2008. FERRAZ, R. B.; VIEIRA, C.M. A produção sobre Educação de Jovens e Adultos para as relações étnico-raciais nos GTS 18 e 21 da ANPEd (2009-2013): contribuições para a pesquisa. 37º Reunião Nacional da ANPEd, 2015. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/P%C3%B4ster-GT18-3913.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019. GOMES, N. L. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural? Revista Brasileira de Educação, p. 40-51, set./out./nov./dez. 2002, n. 21. GOMES, N. L.; LINO GOMES, N. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 98-109, jan./abr. 2012. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Brasil emL síntese, 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/belford-roxo/panorama>. Acesso em: 11 ago. 2018. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Aplicadas Anísio Teixeira. IDEB Resultados e metas, 2016. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/ resultado.seam?cid=2360429>. Acesso em: 11 jan. 2017. 89 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS APLICADAS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Básica 2016. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica>. Acesso em: 26 ago. 2017. JESUS, M. S. Estudantes negros e práticas escolares de matriz africana. Cadernos Penesb. Revista do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira Faculdade de Educação, Niterói, v. 10, jan./jun. 2008/2010. LEÃO, M. D. Lei Saraiva (1881): se o analfabetismo é um problema, exclui-se o problema. Aedos, v. 4, p. 602-614, set. 2011. LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional da Educação - ANDE, v. 3, p. 11-19, 1983. MACHADO, M. M. Formação de professores da EJA: uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, p. 161-174, jan./dez. 2008. MEC. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos: alunas e alunos da EJA. Brasília: [s.n.], 2006. NAÇÕES UNIDAS BRASIL, Uso do cabelo afro é ato político, dizem blogueiras e especialistas em beleza, 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/uso-do-cabelo-afroe- ato-politico-dizem-blogueiras-e-especialistas-em-beleza/>. Acesso em: 20 dez. 2019. OLIVEIRA GONÇALVES, L. A.; GONÇALVES E SILVA, P. B. Movimento Negro e Educação. Revista Brasileira de Educação, set./out./nov./dez. 2000. OLIVEIRA, S. H. Educação de Jovens e Adultos e religiosidades de matrizes africanas: afirmação de identidade e demarcação da diferença. 37º Reunião Nacional da ANPEd, 2015. Disponível em; <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT18- 4535.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2019. PAIVA, J. A construção coletiva da política de Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Em aberto, Brasília, v. 22, p. 59-71, nov. 2009. PAIXÃO, M. Ranking dos cem (100) maiores municípios negros do Brasil, 2003. Disponível em: <http://www.laeser.ie.ufrj.br/PT/Estudos%20e%20Pesquisas/nota_ 02_2003.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2017. PASSOS, C.J. A “ausência-presença” das questões raciais na EJA e as desigualdades, 35ª Reunião Anual da ANPEd, 2012. Disponível em: <http://35reuniao.anped.org.br/images/ stories/trabalhos/GT21%20Trabalhos/GT21-1429_int.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2019. PAZ, R. F.F. Ouvi o clamor deste povo. 2018. Disponível em: <http://www.cnbb.org.br/ouvi-o-clamor-deste-povo/>. Acesso em: 28 dez. 2018. PEREIRA, A. A. Movimento negro contemporâneo, memória e educação: aspectos da luta antirracista na segunda metade do século XX. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal: ANPUH, 2013. PMBR. Decreto 4.194, 6 jan. 2017, Belford Roxo. 90 RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? 1. ed. Belo Horizonte: Letramento, 2017. RIZZINI, I.; FROTA M. DE SCHUELER, A. Trabalho e escolarização urbana: o curso noturno para jovens e adultos trabalhadores na Escola Municipal de São Sebastião, Rio de Janeiro (1872-1893). Revista Brasileira de Hist. Educ., Maringá, Paraná, v. 44, n. 1, p. 89- 115, jan./mar. 2017. ROCHA, Solange; SILVA, José Antônio Novaes da. À LUZ DA LEI 10.639/03, Avanços e Desafios: Movimentos Sociais Negros, Legislação Educacional e Experiências Pedagógicas. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 5, n. 11, p. 55-82, out. 2013. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/189>. Acesso em: 14 jan. 2019. SAMPAIO, N. M. Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidades e tensões. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BA, v. 5, n. 7, p. 13-27, jul./dez. 2009 Disponível em: <http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/view/241>. Acesso em: 3 mai. 2019. SANTOS, B.D.S. Pelas mãos de Alice, o social e o político na pós-modernidade. 7. ed. Porto:A frontamento, 1994. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó: Argos, 2012. SILVA, J. A. Estado do conhecimento sobre EJA, TICs e suas interfaces na Região Metropolitana em Belo Horizonte (1996-2009): onde estão os jovens educandos negros? 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt18_trabalhos_pdfs/gt18_3281_tex to.pdf > Acesso em: 8 fev. 2019. SILVA, N. N. A (in)visibilidade da juventude negra na EJA: percepções do sentimento fora do lugar, 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt21_trabalhos_pdfs/gt21_2892_tex to.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2019. STRELHOW, T. B. Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 38, p. 49-59, jun. 2010. UNILAB, Temas raciais ganha, folego nas universidades brasileiras, 2014. Disponível em: <http://www.unilab.edu.br/noticias/2014/05/14/temas-raciais-ganham-folego-nasuniversidades- brasileiras/>. Acesso em: 27 dez. 2018. VALENTIM, S. S. Relações Étnico-Raciais na Educação Profissional integrada à EJA: reflexões acerca da formação continuada de professores, 34ª Reunião Nacional da ANPEd, 2011. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT21/GT21- 427%20int.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2019. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/70480/2019%20-%20Thatiana%20Barbosa%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5924 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-08-25T14:11:56Z No. of bitstreams: 1 2019 - Thatiana Barbosa da Silva.pdf: 1096854 bytes, checksum: 0600bb86eef23d78155787ed24edcf0f (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-25T14:11:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Thatiana Barbosa da Silva.pdf: 1096854 bytes, checksum: 0600bb86eef23d78155787ed24edcf0f (MD5) Previous issue date: 2019-08-26 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019 - Thatiana Barbosa da Silva.pdf | 2019 - Thatiana Barbosa da Silva | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.