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dc.contributor.authorSilva, Thatiana Barbosa da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:11Z-
dc.date.issued2019-08-26
dc.identifier.citationSILVA, Thatiana Barbosa da. A EJA é negra! as vozes dos sujeitos da rede municipal de Belford Roxo sobre as questões étnico-raciais. 2019.90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica/Nova Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13250-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar as iniciativas da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo que objetivam a implementação da Lei 10.639/03, tendo como ponto de referência as escolas que atendem a EJA. Objetivou também problematizar e discutir os limites e as possibilidades da Educação para as Relações Raciais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da escuta de professores e estudantes da EJA sobre suas experiências em relação aos currículos e práticas pedagógicas no cotidiano escolar, em uma escola de EJA. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada com dois professores, um coordenador pedagógico e cinco estudantes, análise documental e análise de imagens dos trabalhos produzidos por estudantes no âmbito no projeto „Africanidades em Ação‟ em uma escola da rede municipal. Como referencial teórico foram citados, dentre outros, Gomes (2012) e Oliveira (2015). Os resultados mostram que o campo de pesquisa acadêmica que interseccione EJA e Educação para as Relações Raciais ainda são incipientes. Em relação ao oferecimento de formações continuadas em serviço para os profissionais que atuam na EJA, além do setor responsável pela modalidade, não há a proposição de encontros formativos que tratem das especificidades da EJA. Foi citado como limite para a implementação da Lei 10.639/03 na EJA a resistência dos gestores e a orientação religiosa de professores e estudantes. A cooperação da Secretaria Municipal de Educação, gestores, professores, equipe pedagógica contribuem para avanços na construção de um currículo antirracistapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBaixada Fluminensepor
dc.subjectEJApor
dc.subjectLei 10.639/03por
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectBaixada Fluminenseeng
dc.subjectEJAeng
dc.subjectLaw 10.639 / 03eng
dc.subjectContinuing education of teacherseng
dc.titleA EJA é negra! as vozes dos sujeitos da rede municipal de Belford Roxo sobre as questões étnico-raciaispor
dc.title.alternativeEJA is black! the voices of the subjects of the municipal network of Belford Roxo on ethnic racial issueseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was carried out in the Belford Roxo municipal network to analyze characteristics and dimensions of the implementation of Law 10.639 / 03 in the Belford Roxo municipal network through the reception of EJA students for teacher training in the 'Africanities in Action' project. . It also served to investigate the initiatives of the Belford Roxo Municipal Department of Education aimed at the implementation of Law 10.639 / 03, having as reference point the schools that attend the EJA, problematize the effective implementation of Law 10.639 / 03 and their perceptions in the community. Units involved in the research and discuss the limits and possibilities of Education for Race Relations for Youth and Adult Education from listening to teachers and students of EJA about their experiences in relation to curricula and pedagogical practices in daily school life at a school of the EJA. The methodological procedures used were the literature review, the semi-structured interview, document analysis and image analysis. As theoretical reference were cited, among others, the following authors: Gomes (2012) e Oliveira (2015).The results show that the field of academic research that intersects EJA and Race Relations Education is still incipient. Regarding the offer of continuing training in service for the professionals who work in EJA, besides the sector responsible for the modality, there is no proposition of formative meetings that address the specificities of EJA. It was cited as limit for the implementation of Law 10.639 / 03 in EJA the resistance of managers and the religious orientation of teachers and students. The cooperation of the Municipal Secretariat of Education, managers, teachers, pedagogical staff contribute to advances in the construction of an anti-racist curriculumeng
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID183.268.462-87por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee1ID183.268.462-87por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee2Azevedo, Patricia Bastos de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172195421648211por
dc.contributor.referee3Miranda, Claudia
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6105-6356por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6732256946429649por
dc.creator.ID052.588.737-73por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156076408194824por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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