Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13250
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A EJA é negra! as vozes dos sujeitos da rede municipal de Belford Roxo sobre as questões étnico-raciais |
Otros títulos: | EJA is black! the voices of the subjects of the municipal network of Belford Roxo on ethnic racial issues |
Autor: | Silva, Thatiana Barbosa da |
Orientador(a): | Sales, Sandra Regina |
Primeiro membro da banca: | Sales, Sandra Regina |
Segundo membro da banca: | Azevedo, Patricia Bastos de |
Terceiro membro da banca: | Miranda, Claudia |
Palabras clave: | Baixada Fluminense;EJA;Lei 10.639/03;Formação continuada de professores;Baixada Fluminense;EJA;Law 10.639 / 03;Continuing education of teachers |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 26-ago-2019 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | SILVA, Thatiana Barbosa da. A EJA é negra! as vozes dos sujeitos da rede municipal de Belford Roxo sobre as questões étnico-raciais. 2019.90 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,Seropédica/Nova Iguaçu, 2019. |
Resumen: | Este trabalho teve como objetivo investigar as iniciativas da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo que objetivam a implementação da Lei 10.639/03, tendo como ponto de referência as escolas que atendem a EJA. Objetivou também problematizar e discutir os limites e as possibilidades da Educação para as Relações Raciais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da escuta de professores e estudantes da EJA sobre suas experiências em relação aos currículos e práticas pedagógicas no cotidiano escolar, em uma escola de EJA. Foram utilizados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a entrevista semiestruturada com dois professores, um coordenador pedagógico e cinco estudantes, análise documental e análise de imagens dos trabalhos produzidos por estudantes no âmbito no projeto „Africanidades em Ação‟ em uma escola da rede municipal. Como referencial teórico foram citados, dentre outros, Gomes (2012) e Oliveira (2015). Os resultados mostram que o campo de pesquisa acadêmica que interseccione EJA e Educação para as Relações Raciais ainda são incipientes. Em relação ao oferecimento de formações continuadas em serviço para os profissionais que atuam na EJA, além do setor responsável pela modalidade, não há a proposição de encontros formativos que tratem das especificidades da EJA. Foi citado como limite para a implementação da Lei 10.639/03 na EJA a resistência dos gestores e a orientação religiosa de professores e estudantes. A cooperação da Secretaria Municipal de Educação, gestores, professores, equipe pedagógica contribuem para avanços na construção de um currículo antirracista |
Abstract: | This work was carried out in the Belford Roxo municipal network to analyze characteristics and dimensions of the implementation of Law 10.639 / 03 in the Belford Roxo municipal network through the reception of EJA students for teacher training in the 'Africanities in Action' project. . It also served to investigate the initiatives of the Belford Roxo Municipal Department of Education aimed at the implementation of Law 10.639 / 03, having as reference point the schools that attend the EJA, problematize the effective implementation of Law 10.639 / 03 and their perceptions in the community. Units involved in the research and discuss the limits and possibilities of Education for Race Relations for Youth and Adult Education from listening to teachers and students of EJA about their experiences in relation to curricula and pedagogical practices in daily school life at a school of the EJA. The methodological procedures used were the literature review, the semi-structured interview, document analysis and image analysis. As theoretical reference were cited, among others, the following authors: Gomes (2012) e Oliveira (2015).The results show that the field of academic research that intersects EJA and Race Relations Education is still incipient. Regarding the offer of continuing training in service for the professionals who work in EJA, besides the sector responsible for the modality, there is no proposition of formative meetings that address the specificities of EJA. It was cited as limit for the implementation of Law 10.639 / 03 in EJA the resistance of managers and the religious orientation of teachers and students. The cooperation of the Municipal Secretariat of Education, managers, teachers, pedagogical staff contribute to advances in the construction of an anti-racist curriculum |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13250 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 - Thatiana Barbosa da Silva.pdf | 2019 - Thatiana Barbosa da Silva | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.