Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13265
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Bruno Vieira Alves da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:43:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:43:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-16 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Vieira Alves da. Curtir, interagir e aprender no Facebook. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13265 | - |
dc.description.abstract | Cada vez mais, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) acabam por tornar, de maneira rápida, a comunicação, a interação e o compartilhamento de conteúdo entre as pessoas. Essa investigação busca refletir sobre as contribuições do Facebook como espaço de aprendizagem em uma disciplina optativa de Pós-Graduação em Educação, além de analisar as interações em um grupo fechado no Facebook intitulado Tecnologias e Inclusão Social. O grupo integrou uma disciplina optativa do Mestrado Acadêmico em Educação do PPGEduc/UFRRJ e foi constituído por dez pós-graduandos com diferentes formações. A disciplina transcorreu em sua maior parte no Facebook e os participantes tiveram oportunidade de explorar as ferramentas disponibilizadas no grupo e de refletir coletivamente a partir de diferentes propostas de discussão emergentes. Os dados foram gerados a partir das interações no grupo. O software Nodelx foi utilizado para analisar a não linearidade e a hipertextualidade presentes no processo interativo nesta rede. Como resultados, a pesquisa elucida ruídos e silêncios observados na dinâmica interativa neste grupo. Ruídos eram caracterizados a partir das interações relacionadas às discussões que aconteciam no grupo. E como silêncios são caracterizados os rastros silenciosos dos membros ao utilizar a rede, ou seja, o longo período de tempo sem interagir na rede. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | por | |
dc.subject | Análise de interações | por |
dc.subject | Grupo fechado no Facebook | por |
dc.subject | eng | |
dc.subject | interactions analysis | eng |
dc.subject | closed group on Facebook | eng |
dc.title | Curtir, interagir e aprender no Facebook | por |
dc.title.alternative | Like, interact and learn on Facebook | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Increasingly, information and communication technologies (ICTs) are rapidly making communication, interaction and sharing of content between people a breeze. This research seeks to reflect on the contributions of Facebook as a learning space in an optional course of Postgraduate Education and analyze the interactions in a closed group on Facebook entitled Technologies and Social Inclusion. The group was an elective subject of the MSc Academic in Education of the PPGEduc/UFRRJ and was constituted by ten postgraduate students with different backgrounds. The discipline was mostly spent on Facebook and participants had the opportunity to explore the tools available in the group and to reflect collectively from different emerging discussion proposals. The data were generated from the interactions in the group. Nodelx software was used to analyze the nonlinearity and hypertextuality present in the interactive process in this network. As results, the research elucidates noises and silences observed in the interactive dynamics in this group. Noises were characterized from the interactions related to the discussions that took place in the group. And as silences are characterized the silent trails of the members when using the network, that is, the long period of time without interacting in the network. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Bairral, Marcelo Almeida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0159010164759435 | por |
dc.contributor.referee1 | Pereira, José Valter | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Rita Marisa Ribes | |
dc.creator.ID | 111.344.097-02 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8048592378227746 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | ALCÂNTARA, A.; OSÓRIO, A. Um caso lúdico brincar no facebook! In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 113-129. AMANTE, L. Facebook e novas socialibidades: contributos da investigação. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 27-46. AVATAR. Direção: J. Cameron. Intérpretes: Z. Saldaña; S. Worthington e S. Lang. [S.l.]: Avatar Series. 2009. BAIRRAL, M. A. Discurso, interação e aprendizagem matemática em ambientes virtuais a distância. Seropédica - RJ: edur, 2007. BAIRRAL, M. A. A educação matemática em ambientes virtuais. Salvador - BA: [s.n.], 2010. BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo - SP: Martins Fontes, 2003. BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro - RJ: Zahar, 2001. CASTELLS, M. A sociedade em rede: Do conhecimento à política. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G.; (ORGS.) A sociedade em rede: Do conhecimento à acção política. [S.l.]: Imprensa Nacional - Casa da moeda, 2006. p. 17-30. CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro - RJ: Zahar, 2013. CHAGAS, A. M.; LINHARES, R. N. As interfaces de interação para uma aprendizagem colaborativa no Facebook. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 293-312. COUTO, E. S. Pedagogia das conexões: compartilhar conhecimentos e construir subjetividades nas redes sociais digitais. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 47-66. DA SILVA, A. E. D. C.; COUTO, E. S. Cultura da mobilidade: relações de professores com o smartphone. In: PORTO, C., et al. Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. Salvador - BA: EDUFBA, 2015. p. 121-140. DAQUINO, F. www.tecmundo.com.br. tecmundo., 2012. Disponivel em: <https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo- comecou.htm>. Acesso em: 2016 outubro 08. FERNANDES, L. Redes sociais online e educação: contributo do facebook no contexto das comunidades virtuais aprendentes. Lisboa: Universidade de Nova Lisboa, 2011. Acesso em: 09 setembro 2015. 117 FERREIRA, G.; BOHADANA, E. Possibilidades e desafios do uso do facebook na educação: três eixos temáticos. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 251-274. FILÉ, V. Cultura Digital no cotidiano escolar. UFRRJ. Nova Iguaçu - RJ. 2010. FILÉ, V. Fios da nosa navalha, dos nossos novelos, das nossas redes: a escola e os desafios da cultura digital. In: FILÉ, V.; (ORGS.) Escola e Tecnologia: máquinas, sujeitos e conexões culturais. 1ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: Rovelle, 2011. Cap. 6, p. 109-128. FLICK, U. Métodos de Pesquisa: introdução a pesquisa qualitativa. 3ª. ed. Porto Alegre - RS: Artmed, 2009. FREIRE, P.; PAPERT, S. O futuro da escola. São Paulo: TV PUC, 1996. FUMIAN, A. M.; RODRIGUES, D. C. G. A. O facebook enquanto plataforma de ensino. revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia, Curitiba - PR, v. 6, n. 2, p. 173-182, maio- agosto 2013. ISSN 1982-837X. GOMES, H. S. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/smartphone-passa-pc-e-vira- aparelho-n-1-para-acessar-internet-no-brasil.html. g1.globo.com, 2016. Disponivel em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/smartphone-passa-pc-e-vira-aparelho-n-1- para-acessar-internet-no-brasil.html>. Acesso em: 22 novembro 2016. HARTLEY, J. Utilidades do YouTube: alfabetização digital e a expansão do conhecimento. In: BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa está transformando a mídia e a sociedade. São Paulo - SP: Aleph, 2009. p. 165- 186. JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo - SP: Aleph, 2008. JUNIOR, C. O. M. L. Fico sem nada de interessante pra postar qnd estou recatada! A relação entre o espaço eletrônico e o espaço físico em conversas mantidas entre jovens no Facebook. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 167-184. KIRKPATRICK, D. O Efeito Facebook: os bastidores da história da empresa que conecta o mundo. 1ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: Intríseca, 2011. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: 34, 1993. LÉVY, P. A inteligência coletiva: por um antropologia do ciberespaço. São Paulo - SP: Loyola, 1998. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo - SP: 34, 1999. LÉVY, P. Inteligencia Colectiva: por una antropología del ciberespaço. Washington - DC: bvsalud, 2004. LOPES, M. C.; SANTOS, R. Misturar, inventar, acreditar: possibilidades de formação continuada no Facebook. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 275-292. 118 MACEDO, N. M. R. Criancas e redes sociais: uma proposta de pesquisa on-line. In: PORTO, C., et al. Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. Salvador - BA: EDUFBA, 2015. p. 363-379. MACEDO, N.; RIBES, R. Ser amigo e ter amigos no facebook: uma análise com crianças. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 149-166. MATOS, E.; FERREIRA, J. D. L. A utilização da rede social facebook no processo de ensino e aprendizagem na universidade. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 387-402. MATRIX. Direção: L. Wachowski e A. Wachowski. Intérpretes: K. Reeves; L. Fishburne; H. Weaving e C. A. Moss. [S.l.]: Warner Bros. Entertainment, Roadshow Entertainment. 1999. MATRIX Reloaded. Direção: L. Wachowski e A. Wachowski. Intérpretes: K. Reeves; L. Fishburne; H. Weaving e C. A. Moss. [S.l.]: Warner Bros. Entertainment, Roadshow Entertainment. 2003. MATRIX Revolutions. Direção: L. Wachowski e A. Wachowski. Intérpretes: K. Reeves; L. Fishburne; H. Weaving e C. A. Moss. [S.l.]: Warner Bros. Entertainment, Roadshow Entertainment. 2003. MENDES, C. M. A pesquisa online: potencialidades da pesquisa qualitativa no ambiente virtual . hipertextus revista digital, Minas Gerais, v. 2, p. 1-9, janeiro 2009. MERCADO, L. P. L. Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. [S.l.]: [s.n.], 2009. p. 17-44. MESSIAS, I.; MORGADO, L. Facebook + LMS. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grade - PB: eduepb, 2014. p. 403-427. MEZRICH, B. Bilionários por acaso: a criação do Facebook - Uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição. 1ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: Intríseca, 2010. MOREIRA, J. A.; JANUÁRIO, S. Redes sociais e educação: reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 67-84. MOREIRA, L.; RAMOS, A. Facebook na formação contínua de professores para o uso das tecnologias digitais. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 313-328. PIOVESAN, A.; BORGES, F. T. Identidade docente: o que os blogs e o Facebook tem a nos dizer sobre os professores e suas mídias virtuais. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 329-347. 119 PORTO, C.; LUCENA, S.; LINHARES, R. A produção científica na era das tecnologias móveis e redes sociais. In: PORTO, C., et al. Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. Salvador - BA: EDUFBA, 2015. p. 25-42. PORTO, C.; NETO, E. M. D. G. Uma proposta de uso das redes sociais digitais em atividades de ensino e aprendizagem: o facebook como espaço virtual de usos socioeducacionais singulares. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 131-148. RIBEIRO, J. C.; AYRES, M. Breves comentários sobre a análise de conversações em sites de redes sociais. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 199-220. RIBETTO, A. et al. En(red)ados noutras práticas de pesquisa possíveis. In: FILÉ, V.; (ORGS.) Escola e Tecnologia: máquinas, sujeitos e conexões culturais. 1ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: Rovelle, 2011. Cap. 5, p. 89-108. ROVETTA, O. M. Reflexões sobre a utilização de redes sociais como ambiente de interação para o ensino e aprendizagem de sólidos geométricos no ensino médio. XVIII EBRAPEM, Recife - PE, 2014. SANTINELLO, J.; VERSUTI, A. Facebook: conectividade e reflexões da rede social para o contexto social do século XXI. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 185-197. SANTOS, E. Pesquisa-Formação na cibercultura. 1ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: wh!tebooks, 2014. SANTOS, E. O.; CARVALHO, F. S. P.; PIMENTEL, M. MEDIAÇÃO DOCENTE ONLINE PARA COLABORAÇÃO: Notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. Educação Temática Digital, Campinas - SP, v. 18, n. 2, p. 23-42, jan-abr 2016. ISSN 1676-2592. SANTOS, E.; ROSSINI, T. Comunidade REA-Brasil no Facebook: um espaço de ativismo, autorias, compratilhamentos e inquietações. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 85-112. SANTOS, V. L. P. D.; COSTA, C. J. D. S. A. A observação online como instrumento investigativo: uma experiência utilizando o fórum de discussão. Debates em Educação, Maceió-AL, v. 7, n. 15, p. 56-77, jul-dez 2015. ISSN ISSN 2175-6600. SILVA, B. O YouTube e as possibilidades de compartilhamento, interaçao e comunicação. Nova Iguaçu - RJ: [s.n.], 2013. SILVA, B.; PEREIRA, G.; SANTANA, M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: a relação entre as TIC e a prática da EaD. Nova Iguaçu - RJ: [s.n.], 2015. TELLES, A. A revolução das mídias sociais: estratégias de marketing digital para você e sua empresa terem sucesso nas mídias sociais - cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo - SP: M.Books, 2010. THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 13ª. ed. Rio de Janeiro - RJ: Vozes, 2012. 120 TORRES, P.; FIALHO, N.; SHIMAZAKI, N. A face educacional do Facebook um relato de experiência. In: PORTO, C.; SANTOS, E.; (ORGS.) Facebook e Educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande - PB: eduepb, 2014. p. 349-364. URBANI, M. C.; CUADROS, M. C.; GONZÁLEZ, J. R. V. Apropriación de las competências digitales mediante el uso de tabletas iPads en alumnos do sexto grad de primaria. Revista iberoamericana de educación, Mexico, v. 68, n. 2, p. 123-140, julho 2015. ISSN 1681-5653. WEBER, A.; RIBEIRO, M.; AMARAL, M. Formação docente e discente na cibercultura: por mares nunca antes navegados. In: PORTO, C., et al. Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes. Salvador - BA: EDUFBA, 2015. p. 141-166. WEBSITES VISITADOS: ALEXA: Disponível em: <www.alexa.com>. Acesso em 11 julho 2015. DICIONÁRIO AURÉLIO ONLINE: Disponível em: <http://www.dicionariodoaurelio.com/tecnologia>. Acesso em 18 outubro 2016. DICIONÁRIO DICIO: Disponível em: <http://www.dicio.com.br/tecnologia/> acesso em 18 outubro 2016. FACEBOOK: Disponível em: <www.facebook.com>. Acesso em 08 abril 2016. FB NEWSROOM. Disponível em <https://newsroom.fb.com/company-info/ >. Acesso em 26 janeiro 2016. GOOGLE: Disponível em: <images.google.com >. Acesso em 30 março 2016. PRIVACIDADE DO FACEBOOK: Disponível em: <https://www.facebook.com/help/220336891328465#What-are-the-privacy-options-for- groups>. Acesso em 05 fevereiro 2016. GRUPO DO FACEBOOK: Disponível em: https://www.facebook.com/groups/447606232059684/>. Acesso em 18 outubro 2016 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/63566/2017%20-%20Bruno%20Vieira%20Alves%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4283 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-12-18T13:56:49Z No. of bitstreams: 1 2017 - Bruno Vieira Alves da Silva.pdf: 2872984 bytes, checksum: d2b6da6f79d9996056a7e9ad51e6a63c (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2020-12-18T13:56:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Bruno Vieira Alves da Silva.pdf: 2872984 bytes, checksum: d2b6da6f79d9996056a7e9ad51e6a63c (MD5) Previous issue date: 2017-02-16 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017 - Bruno Vieira Alves da Silva.pdf | 2017 - Bruno Vieira Alves da Silva | 2.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.