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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13447
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Desempenho de coluna de destilação na obtenção de óleos lubrificantes básicos |
Authors: | Machado, Rodrigo da Silva |
Orientador(a): | Mendes, Marisa Fernandes |
Primeiro coorientador: | Nicolaiewsky, Eliôni Maria de Arruda |
Keywords: | destilação;óleo lubrificante básico;simulação;distillation;lube oil;simulation |
Área(s) do CNPq: | Engenharia Química |
Idioma: | por |
Issue Date: | 17-Apr-2009 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química |
Citation: | MACHADO, Rodrigo da Silva. Desempenho de coluna de destilação na obtenção de óleos lubrificantes básicos. 2009. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
Abstract: | Este trabalho se insere numa linha de pesquisa que visa à obtenção de óleos lubrificantes básicos, através da rota do hidrorefino, utilizando uma coluna de destilação com recheio estruturado Sulzer DX, operando a vácuo e em modo contínuo. As cargas utilizadas foram cedidas pelo CENPES/PETROBRAS e são denominadas: a) carga leve, composta de spindle e neutro leve; b) carga média, composta de spindle, neutro leve e neutro médio; e c) carga pesada, com neutro leve, neutro médio e bright stock. Para se obter as melhores condições operacionais, foram realizadas simulações com o software PRO II®, para a avaliação da influência das principais variáveis operacionais do processo e dos seus efeitos nas modificações realizadas na unidade (revamp). Com os resultados das simulações, como houve boa concordância entre as curvas originais dos produtos e as obtidas na simulação, as propriedades dos pseudo-componentes gerados nas simulações puderam ser utilizadas em cálculos posteriores de desempenho de coluna de destilação, através do conceito de HETP (Altura Equivalente ao Prato Teórico). Além disso, devido ao baixo desvio entre essas curvas, considerou-se o HETP simulado idêntico ao HETP experimental, na comparação com os modelos investigados. Na análise de desempenho da coluna, resolveu-se abordar o assunto de duas maneiras distintas: de uma maneira mais prática, através do modelo empírico de Carrillo et al. (2000) e comparando-o à curva do fabricante (Sulzer; e uma mais teórica, comparando modelos de transferência de massa, a saber, o de Olujic et al.(2004) e a sua versão modificada e o de Bravo, Rocha e Fair (1985), modificado por Orlando Jr. (2007). Os resultados obtidos demonstram que o modelo de Carrillo et al. (2000) descreve de forma satisfatória o desempenho do recheio para a carga leve, principalmente sob razões de refluxo mais elevadas, ao contrário das cargas média e pesada. Os modelos rigorosos não se adéquam a situação proposta no presente trabalho. No caso da correlação original de Olujic et al. (2004), isto é, levando-se em consideração a equação de Onda et al. (1968), os valores obtidos para as áreas superficiais efetivas, em todos os casos, apresentaram-se muito baixos, fornecendo HETP s elevados. A versão modificada por para o modelo de Olujic et al. (2004) e o modelo de Bravo, Rocha e Fair (1985) modificado por Orlando Jr. (2007) forneceu valores para as áreas mais realísticos, porém, com elevados desvios de HETP quando comparados ao HETP experimental ( entre 40 e 80%). |
Abstract: | The present work is part of a Research Project that aims to study base lube oil separation from heavy feedstocks, by hydrocracking route, using a high vacuum distillation column, operating continuously, filled with Sulzer DX gauze metallic packing. The feedstocks used were donated by CENPES/PETROBRAS and were named as: a) light feed, composed of spindle and light neutral oil; b) medium feed, a mixture of spindle, light neutral oil and medium neutral oil and c) heavy feed, mix of light neutral, medium neutral and bright stock. In order to set up the best operational conditions, simulations using PROII commercial software was used, which also is able to evaluate the influence of the main operational parameters on unit revamp. After analyzing simulation results, as there was good agreement between original product curves and the ones from the simulation reports, the properties of the pseudocomponents generated on those reports could be utilized on column performance calculations, by using HETP (Height Equivalent to Theoretical Plate) concept. Also, due to that small deviation between those curves, the simulated HETP was considered the same as experimental HETP when compared to the models investigated. Concerning column performance study, two approaches have been adopted: a more practical one, using empirical model by Carrillo and coworkers (2000) and comparing it to vandom's curve (Sulzer); and a more theoretical one, comparing mass transfer models such as Olujic et al (2004) and its modified version and Rocha, Bravo and Fair's model (1985), adapted by Orlando Jr. (2007). It has been concluded that Olujic and coworker's original model (2004), that is, using Olujic's correlation (1968), which produces very low values for effective areas, making HETP values unrealistically high and, consequently, designing columns in a conservative manner. The use of the modified version of Olujic and coworker's correlation (2004), though, corrects the effective areas evaluation, failing however to reproduce the behavior of base lube oil mixtures, concerning HETP calculation, showing average deviations ranging from 40 - 80%. Deviations of the same order of magnitude were found when using Bravo, Rocha and Fair's correlation (1985), modified by Orlando Jr. (2007). |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13447 |
Appears in Collections: | Mestrado em Engenharia Química |
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