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dc.contributor.authorMerigueti, Isis Bruna da Costa Correia
dc.date.accessioned2023-12-22T02:47:43Z-
dc.date.available2023-12-22T02:47:43Z-
dc.date.issued2019-08-06
dc.identifier.citationMERIGUETI, Isis Bruna Da Costa Correia. Natureza humana, ação e contemplação: o conceito de eudaimonía em Aristóteles. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Instituto De Ciências Humanas E Sociais, Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13485-
dc.description.abstractEsta dissertação possui como objetivo investigar em que consiste a eudaimonia humana a partir da filosofia de Aristóteles, levando em consideração que o estagirita destacou, em sua Ética Nicômaco, dois tipos de eudaimonia: uma que se situa na vida ética/política e a outra que provém de uma vida dedicada à atividade contemplativa. Essa distinção gerou no interior do estudo do pensamento aristotélico uma dicotomia, à primeira vista, insuperável, que leva o homem a questionar se o melhor caminho para a felicidade estaria na vida do sábio, ou então em uma vida mais humana, como é o caso da vida do homem da Pólis. Devido a uma supervalorização do problema em questão, houve uma negligência de aspectos fundamentais da concepção aristotélica de eudaimonia, o que, por sua vez, causou confusões em interpretações da leitura da obra de Aristóteles, e, por conta disso, essa dissertação também visa a uma reformulação do problema, já que há ainda diversas lacunas interpretativas. Está muito evidente, em sua obra, a hierarquia promovida por Aristóteles entre a atividade prática e a contemplativa, e não há aqui o intuito de negar tal fato. Entretanto, é necessário questionar alguns limites dessa hierarquização, pois parece que ao atribuir exagerada importância a ela surgem não só contradições no pensamento aristotélico como também se perdem elementos fundamentais do viver humano, e está muito claro que é em torno deste viver que gira toda a preocupação das obras de Aristóteles.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectnatureza humanapor
dc.subjectAristótelespor
dc.subjectfelicidadepor
dc.subjectvirtudepor
dc.subjecthuman natureeng
dc.subjectAristotleeng
dc.subjecthappinesseng
dc.subjectvirtueeng
dc.titleNatureza humana, ação e contemplação: o conceito de eudaimonía em Aristóteles.por
dc.title.alternativeHuman nature, action, and contemplation:the concept of eudaimonia in Aristotle.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation has as objective to search the concept of human Eudaimonia by the Aristotle philosophy, taking into account what the stagirita highlighted in your Nicomachean Ethics two types of Eudaimonia, one placed on your ethical/political life and another placed on the contemplative activity. This distinction made a dichotomy in the core of the Aristotelian thought studies, at first sight, insuperable that make the man to question if the best way to happiness would be in the life of the wise or in life more human, like the life of the man in the Polis. Due the overthink about the problem in point, there was a disregard about the fundamental aspects of the concept of the Aristotelian Eudaimonia, that in its turn, causes confusion in Aristotle literature interpretation, and b that this dissertation has the objective to reformulate the problem, as there are gaps in the interpretation. It is very evident that, in his work, the hierarchy between the practical activity and contemplative, and there’s no denying of that. However, it is necessary to question some limits of this hierarchy, because it seems that to give exaggerated importance to this emerge some contradictions of the Aristotelian thoughts, also gets lost fundamentals elements of human live, and it is clear that around this live that all the concerns of the Aristotelian works.eng
dc.contributor.advisor1Moraes, Francisco José Dias de
dc.contributor.advisor1ID012.366.487-06por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193021237189562por
dc.contributor.referee1Moraes, Francisco José Dias de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1193021237189562por
dc.contributor.referee2Maximo, Mario Motta de Almeida
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808941623649794por
dc.contributor.referee3Aggio, Juliana Ortegosa
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290499042057589por
dc.creator.ID143.244.857-98por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154284004475021por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
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dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67460/2019%20-%20Isis%20Bruna%20da%20Costa%20Correia%20Merigueti.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5215
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-11-03T12:39:04Z No. of bitstreams: 1 2019 - Isis Bruna da Costa Correia Merigueti.pdf: 1638786 bytes, checksum: b0033f38ce4de0872385820e1036fb0a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-03T12:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Isis Bruna da Costa Correia Merigueti.pdf: 1638786 bytes, checksum: b0033f38ce4de0872385820e1036fb0a (MD5) Previous issue date: 2019-08-06eng
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia

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