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Tipo do documento: Dissertação
Título: Natureza humana, ação e contemplação: o conceito de eudaimonía em Aristóteles.
Otros títulos: Human nature, action, and contemplation:the concept of eudaimonia in Aristotle.
Autor: Merigueti, Isis Bruna da Costa Correia
Orientador(a): Moraes, Francisco José Dias de
Primeiro membro da banca: Moraes, Francisco José Dias de
Segundo membro da banca: Maximo, Mario Motta de Almeida
Terceiro membro da banca: Aggio, Juliana Ortegosa
Palabras clave: natureza humana;Aristóteles;felicidade;virtude;human nature;Aristotle;happiness;virtue
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
Fecha de publicación: 6-ago-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citación: MERIGUETI, Isis Bruna Da Costa Correia. Natureza humana, ação e contemplação: o conceito de eudaimonía em Aristóteles. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Instituto De Ciências Humanas E Sociais, Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Resumen: Esta dissertação possui como objetivo investigar em que consiste a eudaimonia humana a partir da filosofia de Aristóteles, levando em consideração que o estagirita destacou, em sua Ética Nicômaco, dois tipos de eudaimonia: uma que se situa na vida ética/política e a outra que provém de uma vida dedicada à atividade contemplativa. Essa distinção gerou no interior do estudo do pensamento aristotélico uma dicotomia, à primeira vista, insuperável, que leva o homem a questionar se o melhor caminho para a felicidade estaria na vida do sábio, ou então em uma vida mais humana, como é o caso da vida do homem da Pólis. Devido a uma supervalorização do problema em questão, houve uma negligência de aspectos fundamentais da concepção aristotélica de eudaimonia, o que, por sua vez, causou confusões em interpretações da leitura da obra de Aristóteles, e, por conta disso, essa dissertação também visa a uma reformulação do problema, já que há ainda diversas lacunas interpretativas. Está muito evidente, em sua obra, a hierarquia promovida por Aristóteles entre a atividade prática e a contemplativa, e não há aqui o intuito de negar tal fato. Entretanto, é necessário questionar alguns limites dessa hierarquização, pois parece que ao atribuir exagerada importância a ela surgem não só contradições no pensamento aristotélico como também se perdem elementos fundamentais do viver humano, e está muito claro que é em torno deste viver que gira toda a preocupação das obras de Aristóteles.
Abstract: This dissertation has as objective to search the concept of human Eudaimonia by the Aristotle philosophy, taking into account what the stagirita highlighted in your Nicomachean Ethics two types of Eudaimonia, one placed on your ethical/political life and another placed on the contemplative activity. This distinction made a dichotomy in the core of the Aristotelian thought studies, at first sight, insuperable that make the man to question if the best way to happiness would be in the life of the wise or in life more human, like the life of the man in the Polis. Due the overthink about the problem in point, there was a disregard about the fundamental aspects of the concept of the Aristotelian Eudaimonia, that in its turn, causes confusion in Aristotle literature interpretation, and b that this dissertation has the objective to reformulate the problem, as there are gaps in the interpretation. It is very evident that, in his work, the hierarchy between the practical activity and contemplative, and there’s no denying of that. However, it is necessary to question some limits of this hierarchy, because it seems that to give exaggerated importance to this emerge some contradictions of the Aristotelian thoughts, also gets lost fundamentals elements of human live, and it is clear that around this live that all the concerns of the Aristotelian works.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13485
Aparece en las colecciones:Mestrado em Filosofia

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