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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Juliana Santos da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:47:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:47:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliana Santos da. O processo de criação artística em Artaud. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação segundo Antonin Artaud e seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A priori nos filiaremos em algumas criações “teóricas-artísticas” de Artaud, textos de comentadores e historiadores teatrais que identificamos como ferramentas fundamentais para nos auxiliar a desenvolver este trabalho. Nesse nosso processo “dissertativo-criativo”, intentamos evidenciar como e por que Artaud resolveu se insurgir contra o teatro moderno europeu, propor a retomada do teatro ritualístico e criar um teatro cruel; um teatro alicerçado na veracidade e distanciado da verossimilhança, um teatro que atingisse diretamente o espírito através dos sentidos. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Artaud | por |
dc.subject | Criação | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Vida | por |
dc.subject | Création | fra |
dc.subject | Théâtre | fra |
dc.subject | La vie | fra |
dc.title | O processo de criação artística em Artaud | por |
dc.title.alternative | Le processus de création artistique chez Artaud | fra |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Cette thèse a pour objet d’étudier le processus de création selon Antonin Artaud et ses développements esthétiques, éthiques et politiques. A priori, nous y rejoindrons certaines des créations « théoriques-artistiques » d'Artaud, des textes de commentateurs et d'historiens du théâtre que nous avons identifiés comme des outils fondamentaux pour nous aider à développer ce travail. Dans notre processus de « dissertation-création », nous entendons expliquer comment et pourquoi Artaud a décidé de se positionner contre le théâtre européen moderne, de proposer la reprise du théâtre ritualiste et de créer un théâtre cruel; un théâtre fondé sur la vérité et éloigné de la vraisemblance, un théâtre qui atteint directement l'esprit par les sens. | fra |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Danilo Bilate de | |
dc.contributor.advisor1ID | 098.988.317-58 | por |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Danilo Bilate de | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Denise Espírito Santo da | |
dc.contributor.referee3 | Ramos, Pedro Hussak van Velthen | |
dc.creator.ID | 136.508.837-59 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6985977088496497 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
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dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
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