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dc.contributor.authorSilva, Juliana Santos da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:47:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:47:45Z-
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Santos da. ​O processo de criação artística em Artaud. ​2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13494-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação segundo Antonin Artaud e seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos. A priori nos filiaremos em algumas criações “teóricas-artísticas” de Artaud, textos de comentadores e historiadores teatrais que identificamos como ferramentas fundamentais para nos auxiliar a desenvolver este trabalho. Nesse nosso processo “dissertativo-criativo”, intentamos evidenciar como e por que Artaud resolveu se insurgir contra o teatro moderno europeu, propor a retomada do teatro ritualístico e criar um teatro cruel; um teatro alicerçado na veracidade e distanciado da verossimilhança, um teatro que atingisse diretamente o espírito através dos sentidos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtaudpor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectVidapor
dc.subjectCréationfra
dc.subjectThéâtrefra
dc.subjectLa viefra
dc.titleO processo de criação artística em Artaudpor
dc.title.alternativeLe processus de création artistique chez Artaudfra
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherCette thèse a pour objet d’étudier le processus de création selon Antonin Artaud et ses développements esthétiques, éthiques et politiques. A priori, nous y rejoindrons certaines des créations « théoriques-artistiques » d'Artaud, des textes de commentateurs et d'historiens du théâtre que nous avons identifiés comme des outils fondamentaux pour nous aider à développer ce travail. Dans notre processus de « dissertation-création », nous entendons expliquer comment et pourquoi Artaud a décidé de se positionner contre le théâtre européen moderne, de proposer la reprise du théâtre ritualiste et de créer un théâtre cruel; un théâtre fondé sur la vérité et éloigné de la vraisemblance, un théâtre qui atteint directement l'esprit par les sens.fra
dc.contributor.advisor1Carvalho, Danilo Bilate de
dc.contributor.advisor1ID098.988.317-58por
dc.contributor.referee1Carvalho, Danilo Bilate de
dc.contributor.referee2Silva, Denise Espírito Santo da
dc.contributor.referee3Ramos, Pedro Hussak van Velthen
dc.creator.ID136.508.837-59por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6985977088496497por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
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dc.subject.cnpqFilosofiapor
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